15 formas de promover sua empresa no Instagram para ter sucesso empresarial
Acredite ou não, o Instagram fará seu 10º aniversário em outubro de 2020. Ao longo dos anos, ele se manteve como uma das plataformas de mídia social mais populares com a maior taxa de engajamento da indústria. Inclusive você pode calcular engajamento Instagram neste post do link. Assim, tendo um negócio, você precisa ter certeza de que suas táticas de promoção do Instagram estão indo bem. E não faltam ideias para experimentar.
Por que é importante promover no Instagram?
A mídia social continua sendo uma das principais plataformas de marketing disponíveis para as empresas. No entanto, mídia social é um termo muito amplo, pois há muitas plataformas para escolher.
Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, YouTube, Snapchat, Reddit e WhatsApp são apenas alguns dos principais.
Cada um tem uma forma única de entender o marketing. Dependendo da natureza do seu negócio, a plataforma que você escolher para comercializar fará a diferença. E o Instagram é uma das plataformas mais exclusivas. Veja também: Margem Storie Instagram e dimensões Stories.
Sua empresa terá muita liberdade e criatividade para divulgar sua marca no Instagram. No entanto, o que torna a plataforma ideal para empresas são os usuários.
A maioria dos usuários do Instagram tem entre 18 e 34 anos, que é a faixa etária mais valiosa para as empresas.
15 maneiras de adicionar promoção do Instagram para o seu negócio
Reuni uma lista de 15 estratégias de promoção no Instagram como um negócio que comprovadamente funcionam. Isso ajudará você a aprender como promover no Instagram, mas lembre-se de que, sempre que se trata de marketing, os efeitos do que você está fazendo podem levar meses para serem percebidos.
Portanto, não espere resultados durante a noite.
- Promova seu conteúdo do Instagram em outras plataformas
A primeira regra de marketing é espalhar seus esforços de marketing em diferentes plataformas. Portanto, não deve ser uma surpresa que você deva utilizar seu melhor conteúdo do Instagram em outras plataformas. Reserve um momento para pensar sobre que tipo de conteúdo você encontra no Instagram.
As imagens são muito importantes em qualquer plataforma de mídia social e é uma ótima maneira de conectar sua conta do Instagram comercial a qualquer outra. Isso é especialmente verdadeiro quando você passa horas tirando algumas de suas fotos.
Reutilizar seu conteúdo em outras plataformas é perfeitamente aceitável e pode gerar um ROI muito mais alto a longo prazo.
- Crie sua própria hashtag de marca
Se você quer realmente promover seu negócio no Instagram, então vai precisar da hashtag de sua própria marca. Uma hashtag é como alguém vai encontrar o conteúdo que você está produzindo no Instagram.
Porém, é também a forma como você vai divulgar sua marca em toda a plataforma. Por exemplo, se você planeja fazer uma colaboração, vocês vão compartilhar a hashtag um do outro. Se você quiser integrar o Instagram ao seu site, vai querer usar o seu próprio.
Hashtags são o que fazem o Instagram funcionar. Assim, com uma empresa, você precisa de uma hashtag.
- Identifique outras marcas
A marcação no Instagram é crítica para o sucesso. Sempre que você estiver fora, marque tantos outros lugares, empresas e pessoas quanto possível. Isso ajuda a divulgar o nome do seu perfil e pode abrir muitas oportunidades.
Em muitos casos, outras empresas estão muito dispostas a retribuir o grito, o que o ajudará a crescer rapidamente.
E só para ficar claro, tagging não é o mesmo que hashtag. A marcação é quando você usa o símbolo “@”. Isso pode ser usado para destacar postagens, fotos e locais de outros usuários. É tão importante quanto usar hashtags, então não se esqueça de usá-las.
- Stories do Instagram
Todos os dias, 500 milhões de pessoas usam Stories do Instagram. E, como empresa, você precisa ter certeza de que tem conteúdo nessa área.
Caso você não saiba, esse é um recurso exclusivo do Instagram que permite construir suas próprias histórias com fotos e hashtags. Tornou-se algo que muitas pessoas verificam todos os dias.
Se você conseguir criar um conteúdo divertido para seus seguidores, vai crescer rápido. Se você está procurando criar material de promoção para o Instagram, Instagram Stories é o melhor lugar para fazê-lo.
- Produza muito conteúdo
Ao contrário de outras plataformas onde isso pode ser visto como spam, a produção de muito conteúdo no Instagram é extremamente bem-sucedida. Na verdade, é definitivamente a maneira mais rápida de crescer.
No entanto, você precisa ter certeza de que existe um certo nível de qualidade. Na realidade, nem todo post vai ser uma joia, e a maioria das pessoas entende isso. Mas se você tiver postagens ruins o suficiente, isso pode enviar uma bandeira vermelha aos seguidores.
Assim, produzir mais conteúdo dentro de uma determinada faixa de qualidade aceitável à imagem de sua marca é uma forma simples, mas eficaz de crescer.
- Compartilhe experiências pessoais
O maior erro que uma empresa pode cometer quando se trata do Instagram é mantê-lo profissional demais. O Instagram foi criado para compartilhar experiências, e é exatamente isso que você deve fazer.
Passe um dia na praia e compartilhe com seus seguidores. Foi acampar por um fim de semana? Compartilhe. Veja a foto?
Para provar isso ainda mais, selfies são o tipo de conteúdo mais popular no Instagram. Agora, só para ficar claro que não faz selfies o tipo de conteúdo de maior sucesso, mas reflete para que uma pessoa comum usa a plataforma.
E se eles o usam para compartilhar uma experiência, provavelmente estão procurando seguir outra.
- Junte-se a um influenciador
Os influenciadores se tornaram realmente importantes quando se trata de plataformas de mídia social. Embora você normalmente precise contratá-los, os benefícios de um influenciador de grande nome com milhares ou até milhões de seguidores trazem muitos benefícios.
Na verdade, o termo marketing influenciador é algo do qual você deve estar muito atento quando quiser fazer sua marca crescer em qualquer plataforma.
No Instagram, é quando você tem um acordo pago com outro usuário do Instagram com muitos seguidores ativos. Existem várias maneiras de usar um influenciador a seu favor.
Por exemplo, se você administra uma loja de roupas, pode enviar a eles um item de moda e pedir que tirem uma foto com ele. É realmente eficaz, e encontrar o influenciador certo para combinar com sua marca é a chave aqui.
- Faça um concurso
Os concursos são bem-sucedidos em todos os tipos de plataforma de mídia social, e o Instagram é provavelmente o melhor para fazê-lo. Como eu disse anteriormente, selfies são o tipo de conteúdo mais popular que outros usuários postam.
Claro, existem muitas outras maneiras de realizar um concurso, mas a preocupação mais importante é oferecer um prêmio.
O que você oferece definitivamente depende do seu negócio. As melhores recompensas são normalmente um cartão de presente ou código de desconto em sua loja ou loja online.
O resultado final são seus seguidores mencionando seu perfil e ganhando uma recompensa que os trará para sua loja; é uma situação ganha-ganha.
- Faça Memes
As contas que se concentram em entregar memes aos seus seguidores são as contas do Instagram de crescimento mais rápido. E não é difícil entender por quê.
Memes são engraçados, e quando você vê algo engraçado, você compartilha com seus amigos. Não é apenas o Instagram, os memes assumiram o controle de quase todas as outras plataformas.
Em particular, os memes ressoam muito bem com a geração do milênio e as gerações mais jovens, que é exatamente o que a maioria das empresas tem como objetivo. No entanto, eles são simples o suficiente para as gerações mais velhas também desfrutarem.
Portanto, se você fizer mais memes, as pessoas virão.
- Mude seu estilo de apresentação
Os tipos de fotos que você publica são realmente importantes, porque precisam atrair o seu público. Mas, na realidade, o que importa é como e por que você os está postando.
Por exemplo, você está postando a foto de um novo item de roupa ou está postando esse item de roupa em uma pessoa atraente? Acredite em mim, há um bom motivo pelo qual modelos são usados para apresentar roupas novas.
Você deve considerar tratar o feed do Instagram como uma extensão do seu negócio. Isso significa ter certeza de que sua apresentação é uma prioridade.
- Use imagens tiradas em sua loja
Se você possui um local físico, pode usá-lo em seu benefício no Instagram. Tire fotos de dentro de sua loja regularmente e poste-as.
A indústria de restaurantes realmente se destaca nesta área. Você pode postar imagens da comida que prepara, sua equipe trabalhando e clientes satisfeitos. Ajuda a construir a imagem de um lugar divertido para comer.
Outro grande exemplo disso é quando as lojas de móveis tiram fotos de seus produtos em uso. Ou eles os organizam de maneiras criativas para mostrar aos clientes como seus conjuntos ficam juntos.
- Use seu site para aumentar sua conta do Instagram
Agora, isso pode soar exatamente o oposto do que você está tentando alcançar. Mas acredite em mim, quando você estiver começando, vai querer usar seu site para converter visitantes em seguidores do Instagram.
Isso é muito importante porque cada seguidor tem potencial para ajudá-lo a divulgar sua conta. Isso ocorre porque quando você segue alguém no Instagram, dependendo das suas configurações, seus amigos também podem ver quem você está seguindo.
Assim, um seguidor pode levar você a vários. Seu site deve integrar seu Instagram de uma forma ou de outra.
- Compre espaço para anúncios no Instagram
Se você puder pagar, os anúncios do Instagram são uma ótima maneira de ajudar seu negócio a crescer. O Instagram está totalmente equipado com um programa de anúncios muito detalhado.
Você pode usá-lo para obter histórias, fotos, vídeos, carrosséis, coleções, explorar e outros tipos de anúncios. Existe uma opção de anúncio disponível que é perfeita para exibir sua marca.
No entanto, é importante notar que o espaço publicitário está ficando mais caro. E isso porque funciona muito bem. Isso pode levar algum tempo para ver os efeitos de sua campanha publicitária, portanto, só recomendo esse método se você puder sustentá-lo.
- Utilize amigos e familiares ao começar
A parte mais difícil da promoção do Instagram é quando você começa. Você começa com 0 seguidores e precisa crescer.
Algo que se tornou muito comum é pedir a familiares e amigos que o sigam nessas plataformas. Isso dá a você uma base de seguidores para trabalhar, que tem 2 vantagens principais.
A primeira é que eles podem ajudá-lo a divulgar sua conta. É como quando você distribui cartões de visita; você espera que eles circulem e alcancem clientes em potencial.
A segunda é que sua conta tem alguns seguidores. Acredite em mim, as pessoas hesitam em ser seu primeiro seguidor ou seguir pequenas contas em geral. Portanto, você deve pedir e aceitar toda a ajuda que puder obter.
- Pule na tendência da tendência
As tendências vêm e vão no Instagram. No entanto, quando eles vierem, você precisa aproveitá-los.
Por exemplo, no ano passado, os Stories do Instagram realmente foram uma grande tendência. Tanto usuários regulares quanto empresas estavam fazendo menos postagens. Em vez disso, todos estavam fazendo histórias, e é por isso que se tornou tão popular.
E você poderia facilmente ter feito um nome para si mesmo se o fizesse bem.
No entanto, você também pode observar as tendências de acordo com o que está acontecendo no mundo. Por exemplo, mencionamos antes os memes como os tipos de conta de crescimento mais rápido. Eles já foram uma tendência sobre a qual as pessoas eram céticas, mas agora estão em toda parte.
Dê uma chance e entre no movimento das tendências sempre que tiver um momento.
A promoção do Instagram é o primeiro passo
Sejamos honestos, escolher uma estratégia de promoção no Instagram é apenas o primeiro passo. Implementá-lo é o verdadeiro desafio, e é por isso que recomendo fortemente escolher apenas algumas estratégias.
Você absolutamente vai precisar fazer estratégias diferentes ao mesmo tempo, mas se você se espalhar muito, irá falhar em todas elas.
Contanto que você continue entregando conteúdo de qualidade regular para seus seguidores, entretanto, você crescerá. Pode levar meses, mas vai acontecer. E tudo começa com as estratégias que você seleciona.