Aprenda como utilizar a newsletter para reter clientes com essas 5 dicas de ouro!
A Newsletter é uma forte estratégia para aproximar os clientes de uma determinada empresa ou marca. São e-mails informativos enviados de forma recorrente, visando gerar leads e reter clientes.
O contato recorrente com os clientes reforça a imagem da marca no imaginário social. Dessa forma, é mais fácil que os clientes se lembrem de você antes de outras marcas.
Você pode utilizar esse meio de contato para informar os assinantes sobre novidades, curiosidades, promoções, lançamentos e campanhas da sua empresa. Além de criar conteúdos relevantes, informativos ou educativos.
Você também pode usar a newsletter para gerar tráfego, divulgando outras mídias da sua marca, direcionando os clientes para o site, redes sociais, loja virtual etc.
O principal objetivo de ter uma newsletter é converter os assinantes em leads para o seu negócio e manter uma comunicação próxima com os clientes, de forma que eles passem a conhecer profundamente a sua empresa.
Veja abaixo 5 dicas para criar newsletters poderosas e reter clientes!
1. Adote uma comunicação pessoal
A comunicação da newsletter é mais pessoal, uma vez que o leitor vai sentir que o conteúdo foi feito exclusivamente para ele. Essa linguagem é muito positiva, pois gera identificação e humaniza a imagem da marca.
Fale de forma didática, leve, cativante e tenha em mente quem é a persona que vai ler o conteúdo.
Como ela se comunica, por quais assuntos se interessa, o que ela precisa e quer aprender… Respondendo essas perguntas, fica mais fácil saber qual a melhor forma de se comunicar com os seus clientes e quais assuntos abordar nos e-mails.
No geral, uma caixa de e-mail é um espaço de grande concorrência pela atenção do leitor. Afinal, é lá onde as pessoas recebem boletos, contas, e-mails de trabalho, alertas etc. Captar a atenção do leitor pode ser desafiador quando se tem que competir com outras mensagens tão urgentes.
É aí que a comunicação leve e divertida faz toda a diferença! O leitor tem que gostar de receber a notificação da sua newsletter, por saber que o seu conteúdo é diferenciado e relevante, mas também divertido.
2. Frequência
Manter uma certa frequência é a chave para garantir os principais resultados das newsletters: reforçar a imagem da marca, gerar expectativa e se aproximar da audiência.
Sem frequência, o efeito de permanência e familiaridade não se constrói no imaginário do leitor. Portanto, é fundamental definir quantos e-mails enviar por semana ou por mês. Escolha uma quantidade que seja viável manter, para evitar a quebra de comprometimento com a sua audiência.
A quantidade ideal vai depender da preferência e expectativa do seu público, e do quanto você consegue produzir. Se a sua newsletter aborda assuntos que demandam uma pesquisa mais extensa e detalhada, uma newsletter diária dificilmente será viável.
Por outro lado, se a sua audiência espera receber conteúdos rápidos, práticos e com viés midiático, uma newsletter diária pode atender bem às demandas dos leitores.
3. Conheça o perfil dos seus leitores e suas preferências.
Uma boa newsletter é aquela que aborda temas que agradam a audiência. Criar uma persona pode ser muito útil para entender quem é a pessoa que está do outro lado da telinha e se ela vai se interessar pelo seu texto.
Você está escrevendo para quem? Um público jovem e antenado que quer estar por dentro das novidades, trends e assuntos do momento? Ou um público mais velho, que gosta de aprender sobre negócios e mercado financeiro?
A intenção é converter os assinantes em leads e potenciais clientes. O leitor da sua newsletter precisa se identificar com o conteúdo da newsletter para então, tomar a decisão de compra.
Certifique-se de que a newsletter não foge do tema da sua empresa e que, no fim, o leitor possa conhecer a marca um pouco mais. Seja conhecendo os valores da empresa, os projetos sociais que ela apoia, que ações ela realiza ou aprendendo algo com ela.
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