Com mais de 160 milhões de usuários no Brasil, a internet no país é um fenômeno que se torna ainda maior com o uso e alcance das redes sociais. Segundo o relatório anual da Data Reportal, 150 milhões de pessoas utilizam as redes, percentual de 70,3% de todos os usuários.
Outro dado, mostra que o uso dessas redes se dá basicamente através dos dispositivos mobiles e este uso já se aproxima do número de habitantes que é de pouco mais de 210 milhões: 205,4 milhões de aparelhos smartphones. Ou seja, praticamente todas as pessoas nas redes sociais possuem smartphones e usam todos os dias, com média de 3 horas e 42 minutos diariamente.
Munido dessas estatísticas, é possível ter um parâmetro e visão geral do uso das redes sociais e como deve ser a estratégia para atingir cada uma dessas pessoas, em especial o público-alvo. Para atrair clientes através das redes sociais, é preciso planejamento e preparamos 5 dicas infalíveis e especiais para você aumentar seu engajamento e conquistar uma rede de clientes sólida e perene. Confira.
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Saiba distinguir cada rede social e as estratégias distintas para elas
Conforme o tempo passa, é possível perceber que cada rede social tem seu próprio objetivo e público, ainda que estas pessoas trafeguem por todas as redes existentes, sempre terá aquela que eles se identificam mais.
Ou seja, é preciso conhecer a persona exata delas e ter um foco maior na rede social mais usada, conteúdos e abordagens nas outras mídias que estejam sempre sinalizando a esse público que eles possuem uma dor e você é o remédio para essa cura.
Atualmente, o Facebook continua sendo a rede social mais usada no Brasil e comanda 3 das 4 colocadas (WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger), perdendo apenas o YouTube, que está em segundo lugar.
O público do Face assiste vídeos no YouTube, assim como tem conta no Instagram e adora postar fotos com filtros e usa também o WhatsApp para conversar, mas transita de maneira diferente em cada uma dessas redes.
Portanto, é fundamental que o estrategista em redes sociais saiba como posicionar seu conteúdo para que esta mesma pessoa seja impactada de maneiras diferentes, mas pelo mesmo produto ou serviço e tenha mais incentivos para ir às compras.
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Interaja e fortaleça relacionamento com seu público
Uma das formas de atrair clientes pelas redes sociais é fazendo algo simples, e que muitas vezes as empresas deixam a desejar: responder comentários e dúvidas do público. Na crença que parar para responder uma multidão de comentários é perda de tempo, muitas empresas perdem a oportunidade de conquistar bons clientes e até de fidelizar os que já possui.
Comentários positivos, neutros ou negativos, além de dúvidas e sugestões, podem encher a caixa de entrada diariamente, mas é fundamental que sejam respondidas para que o público sinta que está sendo ouvido.
Isso é o Marketing Humanizado, um conceito que está se tornando cada dia mais popular e visa aproximar a empresa de seus usuários, de uma maneira personalizada e especial. Os processos nesse tipo de marketing têm mais tato e busca a conexão direta com o público final.
Ou seja, qualquer comentário, independente do tipo, será considerado e respondido com total lisura e assertividade, para que o usuário se sinta importante. Para a empresa, é um alvo acertado, que causa uma combustão em cadeia, atingindo outras pessoas que terão mais interesse no que você tem a oferecer.
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Desenvolva conteúdo relevante
Se você já viu o termo Conteúdo é Rei, saiba que é mesmo! O conteúdo pode ser desde um artigo de blog como este, passando por um vídeo bem-feito no Youtube, até uma arte bem caprichada que você observou no Instagram…a dica é sempre criar algo que seja relevante, de qualidade e otimizável com SEO bem ajustado.
Lembre-se que seu usuário é uma pessoa bombardeada por informações o dia todo e com certeza verá produtos e serviços como a sua toda hora. O que fará a diferença entre o seu e o da concorrência, poderá ser medido pelo conteúdo de qualidade que você oferece em informação na riqueza de detalhes e benefícios, além de preço, beleza, vantagens e status.
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Crie chamadas novas e instigantes
“Clique aqui”, “acesse o site” e “saiba como”, são boas chamadas que auxiliam no CTA de qualquer post, mas são clichês, e podem se tornar usuais demais e demonstrar uma certa, falta de criatividade, afastando clientes, ao invés de retê-los.
A dica é criar chamadas instigantes e diferentes que faça o público identificar um problema e perceber que ali existe a solução, mas para isso, é preciso clicar e comprar. Estas chamadas podem ter um “conte com a gente” ou “vem ver como funciona”, mas a dica é sempre fisgar o público pela curiosidade e solução de suas necessidades e desejos de forma criativa e rápida.
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Como atrair mais clientes para sua empresa pelas redes sociais?
Todas as dicas são fundamentais para ajudar suas redes sociais obterem novos seguidores e potenciais clientes, mas para engajar e promover vendas de verdade, é preciso de auxílio profissional e você pode contar com a Help Technology nesse processo.
Na Help, você encontra profissionais especializados em estratégias de conteúdo e engajamento, que darão uma nova vida as suas redes sociais e gerar vendas e faturamento para seu negócio. No nosso WhatsApp 4746-8556, informe-se sobre nossa empresa e veja esta e outras soluções que a Help pode fazer por você e seus negócios.