A área de membros é um espaço online exclusivo para alguns usuários, que geralmente se cadastram para fazer parte, com o intuito de receber algum conteúdo ou benefício proporcionado pela sua empresa.
O conteúdo pode ser um ebook, um curso, videoaulas, mentoria, acesso a chat e atendimento personalizado e uma série de outros benefícios pensados pela empresa.
A área de membros é uma ferramenta que pode trazer muitas vantagens e oportunidades de crescimento. Pode ser usada para fidelizar clientes, que terão muito mais contato com a sua marca e ainda terão a chance de aprender algo com ela.
Fidelizar um cliente não é tão simples. Existem estratégias de marketing como o Inbound, que são inteiramente voltados para o estudo do cliente, o que faz ele comprar com você, voltar a comprar ou mesmo desistir de uma compra.
E pode parecer bobagem, mas fidelizar um cliente gera mais lucros do que gastar energia tentando conquistar novos clientes. Afinal, um cliente fidelizado naturalmente fará uma propaganda gratuita da sua marca para outras pessoas e terá mais confiança em comprar de você outras vezes.
Além de preferir a sua marca à concorrência, o que é muito importante para o posicionamento da sua empresa no mercado.
Vantagens
Conheça as maiores vantagens da área de membros para o seu negócio:
- Fidelizar clientes;
- Gerar leads;
- Acompanhar o desempenho e evolução dos alunos que adquirem seu curso;
- Ter feedbacks;
- Criar relacionamento com os clientes;
- Se diferenciar da concorrência.
Tipos de área de membros
A área de membros pode ter muitos propósitos e funcionar de diversas formas. Você pode criar um fórum de discussão, uma chat para os membros interagirem entre eles, um plano de assinatura, etc.
A seguir, listarei os tipos de área de membros mais comuns, como funcionam e suas principais vantagens. Lembrando que para cada negócio, terá um modelo mais adequado a seguir. Confira abaixo!
Plano de assinatura
Um plano de assinatura é muito comum para empresas que querem fidelizar um grupo de clientes oferecendo um pacote de benefícios exclusivos. Podem ser produtos da sua marca, ou um combo de serviços.
Um ótimo exemplo de plano de assinatura, é o clube Intrínsecos da editora Intrínseca. A editora encontrou uma forma de fidelizar os clientes entregando um pacote todos os meses aos assinantes.
Ao assinar, o cliente recebe em sua casa uma caixa com um livro selecionado pela editora que ainda não foi publicado, assim o leitor poderá ler antes mesmo do livro chegar às livrarias.
Além dos livros serem inéditos, as edições são exclusivas e colecionáveis. A editora também envia todos os meses uma revista contendo ilustrações, entrevistas e um material realmente único.
Esse cuidado é essencial para o cliente se sentir especial e valorizado pela marca. Planos de assinatura podem trazer uma receita a mais para o seu negócio e ainda gerar relacionamento com o cliente.
Área de Membros para Instituições de Ensino
Nesse caso, a área de membros tem o propósito de entregar um conteúdo mais aprofundado para os alunos que estão em busca de um reforço escolar, por exemplo.
Aulas de reforço, conteúdo gravado, resumos, ebooks, fórum de discussão… São produtos interessantes para oferecer aos assinantes, mas você pode diversificar e entregar produtos como cadernos personalizados com a logo da escola, material de apoio, etc.
Um exemplo que integra conteúdos educativos são os aplicativos de ginástica e exercícios, que costumam oferecer o pacote premium com mais aulas, tutoriais e conteúdos de meditação guiada.
Área de membros para produtores de conteúdo
Se você produz conteúdo online, faz mentoria e dá cursos, a área de membros é uma ótima opção para captar clientes e oferecer um benefício que te diferencia da concorrência.
A sua área de membros pode ter o foco de aproximar seus seguidores, permitir que te conheçam mais e criar uma comunidade ainda mais engajada.
No YouTube já existe uma ferramenta de área de membros, onde os assinantes contribuem com um valor em dinheiro para apoiar o criador de conteúdo. E cada creator tem a liberdade de oferecer os benefícios que quiser.
Você pode criar um fórum no Discord para os membros interagirem, publicar vídeos exclusivos para os membros etc.
Blogs
Se você tem um blog e sente que pode aproximar sua audiência, torná-los mais engajados, a área de membros pode te ajudar!
Um blog sobre literatura, por exemplo, pode criar um clube de leitura coletiva, onde os membros entram com um link exclusivo.
A leitura coletiva aproxima seus leitores e promove um espaço de conversa, interação e amizade. É interessante oferecer algum benefício atrelado ao seu clube. Uma vez que existem diversos clubes que também podem estar fazendo a leitura do mesmo livro que o seu.
Para conquistar esses membros, você pode fazer um sorteio ao final da leitura coletiva. Um vale compras, um livro da preferência do sorteado, um ingresso de cinema… Use a criatividade!
O importante é criar um espaço onde os leitores se sintam realmente privilegiados de fazer parte.
Se o seu blog fala sobre culinária, ofereça receitas exclusivas, por exemplo. Use o espaço para realizar sorteios de um vale compras para os membros poderem comprar os ingredientes da receita.
Como criar uma área de membros?
Agora que você já conhece alguns tipos de área de membros, daremos algumas dicas para ter uma área de membros de sucesso, que traga os resultados que você almeja e satisfaçam os clientes.
O que a sua área de membros deve ter:
- Crie regras de acesso.
- Tenha uma página de vendas – facilite a experiência do usuário para evitar que o assinante desista de adquirir os benefícios.
- Suporte para arquivos de formatos diversos – certifique-se de que os membros conseguem acessar os formatos de conteúdo que você disponibiliza (vídeo, PDF, áudio, documento word…).
- Automatize o envio de informações via e-mail após o pagamento ser confirmado.
- Crie links e ofertas de desconto
- Área de comentários – o chat é o espaço onde os membros interagem, trocam dicas e tiram dúvidas. Possibilitar a interação entre os membros economiza o tempo do seu suporte de ter de sanar todas as dúvidas.
- Suporte ao cliente – um suporte vai tirar as dúvidas mais frequentes dos assinantes e eles já saberão onde se informar.
- Integração com uma plataforma de pagamento segura – garanta a proteção dos dados financeiros de seus clientes.
- Acompanhe os resultados com o Google Analytics – já falamos sobre a importância de acompanhar os resultados e métricas do seu trabalho online com o Google Analytics aqui no blog da Help. Essa ferramenta permite analisar quantas pessoas estão acessando seu site, por onde elas chegam, como encontram o site e informações sobre os usuários que podem te ajudar a criar uma estratégia assertiva.
Agora que você já sabe o que é, as vantagens e como criar a sua área de membros, não perca tempo. Aplique no seu negócio e veja os resultados chegando.
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