POR QUE EMPRESAS INVESTEM EM MERCHANDISING NO BBB
Hoje, dia 18/03 está rolando a 22 edição do Big Brother Brasil (BBB 22), onde o programa está fazendo sucesso em todo o país.
O reality já rende muitos assuntos, afinal, a casa mais vigiada do Brasil vem ganhando uma relevância ainda maior entre o público nas últimas edições, o que é visto como oportunidade para muitas marcas.
Assim, diante de todo o sucesso do reality, as grandes marcas aproveitam para criar publicidades para seus negócios, fazendo altos investimentos e tendo acesso a famosa Cota Big, onde essa cota garante a aparição das marcas em todos os pontos de contato do programa, com entregas premium e exclusivas.
Neste ano, as principais cotas do reality ficaram para grandes marcas, como Avon, Americanas, Amstel, C&A, McDonald’s, Procter & Gamble e Seara.
As grandes marcas e empresas que estão anunciando no reality em busca da visibilidade que o programa proporciona já renderam aos cofres da Globo um valor de pelo menos R$ 600 milhões em cotas.
Sucesso do BBB 21
O Big Brother Brasil 21 terminou no dia 4 de maio de 2021, sendo a temporada de maior audiência e mais longa em 11 anos. O reality, que ficou 100 dias no ar, marcou 30 pontos e 52% de share, superando as dez edições anteriores. Na média nacional, esta também foi a temporada de maior audiência em nove anos – com média de 27 pontos e 51% de participação, segundo o PNT (Painel Nacional de Televisão).
Apenas até março do ano passado, a edição 2021 do reality show conseguiu faturar R$ 530 milhões em patrocínio para a Rede Globo. Esse lucro é resultado do alto investimento que algumas empresas realizaram para ter acesso à cota BIG no reality, em que ações de merchandising podem custar até R$ 78 milhões.
No entanto, segundo mostrou a apresentação da Rede Globo para o mercado publicitário, a qual o Estadão teve acesso, a cota BIG não foi a única forma que as empresas tiveram para comprar espaço comercial no reality.
A segunda cota de ações de merchandising em 2021 foi intitulada ‘Anjo’ e, da mesma forma, teve um alto custo. Neste caso, o valor foi de R$ 59 milhões, também pelo preço de tabela. Além disso, foram disponibilizadas cotas para setores específicos, como de alimentos e eletrodomésticos, que custaram, em média, R$ 18 milhões cada.
Outra maneira de associar sua marca ao reality mais assistido do Brasil seria por meio de campanhas em redes sociais, como uma ação no Twitter, por exemplo, que, neste ano, teve um valor de R$ 150 mil.
Como funcionam as cotas
O programa oferece 2 diferentes tipos de cotas de patrocínio, que alteram o valor e espaço que as marcas têm para aproveitar com suas estratégias de marketing, sendo elas:
1. Cotas dinâmicas: São ações que permitem que as marcas aproveitem espaços como Almoço do Anjo, Almoço do Líder e Cinema. Grandes marcas que optaram por esta cota são a 99, Picpay e Coca-Cola
2. Cotas principais:Essas cotas foram divididas em três categorias: Brother, Camarote e Big.
Cota Brother – Permite o patrocínio de festas e realização de algumas provas, como o “Bate Volta”, sendo necessário um investimento de R$ 11,8 milhões. Desta forma, fazem parte marcas como Above, Engov, QuintoAndar e Mcdonald’s.
– Cota Camarote – Exige um investimento em torno de R$ 69,4 milhões, que permite uma participação na cobertura completa do Multishow, chamadas e vinhetas na programação, além de, presença na edição reencontro, o dia extra dedicado para os brothers se encontrarem. Desta categoria fazem parte marcas como C&A, Amstel, P&G e Seara.
Cota BIG – Demanda investimento em torno de R$ 91,9 milhões e segue sendo a opção de marcas que já estavam presentes nas edições anteriores, como Americanas, que já esteve presente na primeira prova valendo imunidade para uma dupla do grupo Pipoca na última terça-feira (18), Avon e PicPay.
Na cota BIG, todos os pontos de acesso, em todas as plataformas, são uma possibilidade, além de presença garantida na prova do líder e Plantão BBB.
Vale a pena investir nas cotas?
Sem dúvida, o investimento é alto, entretanto, o retorno pode ser maior ainda. Um exemplo disso foi o que aconteceu com o McDonald’s, que após promover uma festa do pijama na edição 21 do reality, conseguiu dominar as primeiras posições dos assuntos mais comentados no Twitter e aumentou em 80% a procura por seus lanches.
“Foi estrondoso o impacto. O sucesso se deve à autenticidade da ação, em preparar os lanches na hora para entregar aos participantes”, revelou o presidente da divisão Brasil da Arcos Dorados, que administra a rede na América Latina, Paulo Camargo, em entrevista à IstoÉ Dinheiro.
Segundo o presidente da divisão Brasil da Arcos Dorados, que administra a rede na América Latina, Paulo Camargo, em entrevista à IstoÉ Dinheiro, foram 60 dias para planejar essa ação de merchandising, pois, como tudo aconteceu ao vivo, os lanches tinham que ser preparados a todo momento para os participantes, que ainda podiam mexer nos seus respectivos pedidos.
Para isso, os organizadores montaram uma cozinha de cerca de 100 m2 ao lado da casa, com capacidade semelhante a uma loja de médio porte da rede. A ação contou com o apoio de 50 funcionários da companhia de lanchonetes.
“Foi mais uma oportunidade para mostrar que aquele McDonald’s do passado, com pedido igual, sem mexer nos itens, acabou”, disse Camargo. “Hoje o consumidor quer controlar sua experiência”, completou.
O sucesso também foi celebrado pelo CEO da agência de publicidade DPZ&T, Edu Simon, pois, o executivo está à frente da empresa que planejou a ação em parceria com a Globo. “Derrubamos os apps de delivery de tanta demanda e colocamos todos para falar da marca que todo mundo ama. Que projeto!”, comemorou ele, por meio de uma postagem no LinkedIn.
O Principal motivo para investir nas Cotas do BBB é a visibilidade. Muitos especialistas destacam e analisam os motivos que levam as empresas a investirem valores tão altos em ações de merchandising como essas que acontecem no BBB e com isso a conclusão mais cabível é o fato de que o programa gera muita visibilidade para as marcas
A edição de 2022 já começou com a melhor audiência dos últimos 3 anos, sendo um indicativo promissor para que as marcas e empresas atraiam o público por meio das estratégias de marketing preparadas para o programa.
Com a divisão de participantes entre “Pipoca” e “Camarote”, o Big Brother Brasil expandiu o programa para diversos públicos, tornando os 3 meses de reality um palco para debates, questões sociais, entretenimento e muita movimentação sobre o assunto nas redes sociais, especialmente no Twitter.
Neste cenário, as marcas que anunciam estão constantemente aos olhos do público, que podem ver o que as empresas têm a oferecer, o que aumenta a busca do público.
A grande busca e permanência de marcas que já estavam presentes nas edições passadas são indícios de que os resultados obtidos por essa.
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