Dentista: Saiba quando levar seu bebê na 1ª consulta

É comum mães e pais de primeira viagem terem dúvidas e preocupações acerca da saúde bucal do seu filho. Durante a vida adulta, costumamos ir ao dentista com frequência. Mas e bebês e crianças? Qual é o momento ideal para levar seu filho à primeira consulta com o dentista?
O recomendado por profissionais da odontopediatria, é levar o seu filho ao dentista antes mesmo do surgimento do primeiro dentinho. Por volta dos seis ou sete meses de idade. É nesse momento que os pais receberão as recomendações do que fazer para cuidar da saúde bucal da criança, como escovas e pastas de dente ideais para o seu filho.
A primeira consulta deve ser uma experiência positiva e tranquila para a criança, evitando assim traumas e receios que a criança venha a desenvolver no futuro. Portanto, o primeiro contato serve para a criança se acostumar com o ambiente do consultório e com a relação que ela terá com o profissional que estará responsável por cuidar de sua saúde bucal por um tempo.
O dentista vai fazer uma avaliação da cavidade oral da criança para observar como está desenvolvimento dos dentes e se a limpeza e higienização estão sendo feitas da forma correta.

Quando retornar?

A primeira consulta também vai servir para o dentista entender o quadro geral da criança e estipular uma data de retorno. O retorno vai variar de criança para criança, a depender de como cada uma se desenvolve e suas particularidades. 
Recomenda-se o retorno de seis em seis meses. Mas isso vai depender dos fatores de risco que cada criança apresenta. Como por exemplo os hábitos alimentares, como ela escova os dentes, se usa chupeta, mamadeira… O retorno vai depender de como é a rotina da criança. 
Nesse momento, o dentista vai avaliar o desenvolvimento e crescimento dos dentes da criança, se ela apresenta possíveis sangramentos na gengiva, cáries, lesões e qualquer problema que a criança venha a apresentar. 

bebe
É normal a criança chorar nas primeiras consultas?

Sim! Afinal, a criança está tendo o primeiro contato com o ambiente do consultório. Vai depender de como a criança está se sentindo, como é a recepção do profissional, a idade da criança e até se ela está com dores decorrentes de algum problema bucal. 
O recomendado nessas ocasiões é amparar e tranquilizar a criança, a fim de lhe passar segurança durante a consulta. E principalmente observar se a equipe de profissionais é bem treinada e preparada para lidar da melhor forma com situações como essa, que são normais.

dentista
Quando levar a criança ao dentista após as primeiras consultas?

Além das consultas de retorno, você pode levar o seu filho ao dentista sempre que perceber alguns dos sinais abaixo:

  • Sinais de dor ou desconforto ao mastigar;
  • Um dente quebrado;
  • Um dente escuro ou podre;
  • Crescimento torto dos dentes;
  • Sangramentos na gengiva.

Clique aqui para saber quais são as doenças bucais mais comuns em crianças. 

Quais tratamentos e procedimentos o seu filho pode receber

O seu filho pode receber os seguintes tratamentos ao longo de seu acompanhamento com o dentista, lembrando que cada acompanhamento é pessoal e pode variar de acordo com a sua necessidade.

  • Profilaxia e limpeza dos dentes;
  • Avaliação de radiografias e exames complementares.
  • Orientações sobre cuidados com a saúde dos dentes e gengivas;
  • Identificação de possíveis lesões na região;
  • Exames físicos completos.

Portanto, levar o seu filho regularmente ao dentista vai garantir uma atenção maior à saúde bucal, desenvolvimento dos dentes e assim, prevenir qualquer problema futuro. 

Tenha o melhor convênio odontológico com a Help!

A sua relação com seu Plano de Saúde será rápida e prática. Nós iremos te ajudar com a solucionar todas as dúvidas, problemas e pendências relacionadas ao seu plano.
Você terá o contato pessoal de nossa equipe e poderá chamá-la a qualquer momento.
Ficou interessado? Entre em contato com um de nossos consultores no WhatsApp (11) 4746 8556.
Gostou do post? Visite o site da Help para ler mais assuntos como este.
Para mais infos:
E-mail: bruna.teixeira@helptechnology.com.br
Whatsapp: Bruna Teixeira
Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima