Brand Persona: O que é, qual sua importância e como fazer
Quando se pensa em criar uma unidade de posicionamento a brand persona se encaixa de forma perfeita nas estratégias de marketing digital.
O processo de criação de uma marca passa por muitas etapas para que as estratégias de marketing sejam eficientes e tenham o efeito desejado: alcançar o público-alvo com sua comunicação e gerar mais vendas.
A sua marca é o maior poder da sua empresa, mas é equivocada a ideia de que ela se comunica apenas visualmente. Uma marca é muito mais do que um logo, um guia de identidade, ou estilo visual.
Para isso, é importante que se desenvolva uma brand persona que funcionará como conector da sua marca com o público-alvo.
Para ser uma marca poderosa, é necessário uma unidade de comunicação. E toda comunicação que ela quer passar deve estar repleta de significado, história e valores.
E, acredite, para que o público veja sua marca como você deseja, sua comunicação precisa ser coerente com os valores, propósitos e identidade da mesma. E, obviamente, esses valores precisam ser expressos em tudo o que sua empresa faz: produtos/serviços, canais de atendimento, campanhas de marketing, ambiente de trabalho, etc.
E uma forma de conseguir fazer isso com consistência é criando (ou escolhendo) uma brand persona para sua marca.
Por isso, neste post você aprenderá o que é a Brand Persona, qual é a difrença dela e da Buyer Persona e qual sua importância.
O que é brand persona?
Brand persona é a estruturação de uma forma de linguagem da marca, como se ela representasse uma pessoa única, com um determinado posicionamento e uma maneira de se comunicar.
Sua principal definição é: “Uma estratégia de conteúdo de qualidade que esteja relacionado ao universo do qual a sua organização faz parte e seja relevante para o seu público-alvo.“
Com essa definição, a marca passa a se relacionar com o público de forma mais humana, real e natural.
Eles têm a intenção de viralizar, contar histórias, promover engajamento e, acima de tudo, relacionar os valores e as crenças da sua marca com os valores e crenças dos seus consumidores.
Conteúdos produzidos de acordo com essa estratégia não visam vender ou “empurrar goela abaixo” dos leitores produtos ou serviços das marcas.
A ideia de construir uma brand persona é guiar a equipe de marketing na hora de se relacionar com o público. Isso pode acontecer nas redes sociais, no SAC, por email, em eventos e até mesmo nas campanhas publicitárias.
O importante é fazer com que todos os representantes da marca saibam como se posicionar frente aos clientes, transmitindo tanto em sua fala quanto em suas ações os valores e estilo da mesma.
A marca precisa saber quem ela é e o que ela propõe. Só assim passará da forma mais honesta possível suas crenças, seu recado e, inevitavelmente, seus produtos e serviços.
Qual a diferença entre brand persona e buyer persona?
É muito comum que algumas pessoas confundam os conceitos de brand persona e buyer persona, por isso é importante entender suas diferenças.
Buyer Persona:
Trata-se de uma personagem criada para ajudar sua empresa a compreender melhor quem é o seu cliente e do que ele precisa, é personificação do cliente ideal da empresa. Um trabalho focado em Buyer Personas é sem dúvida um trabalho focado em estudo de palavras-chaves, comportamento de busca e mapeamento de conteúdo.
Brand persona:
Se foca mais pelo meio da comunicação, é uma estruturação da marca no seu modo de posicionamento e comunicação, sendo o principal objetivo gerar engajamento e aproximar os valores dos clientes aos valores da marca.
Por que é importante criar uma brand persona?
Relacionar-se com os seus clientes de forma humanizada está se tornando algo fundamental para diminuir as distâncias, estreitar laços e manter uma comunicação clara e segura.
Quando a marca se relaciona com seus clientes de forma humanizada, a aceitação do público e a transmissão da identidade se fortalecem. Como resultado, a empresa consegue criar embaixadores do seu negócio, aumentando seus lucros e buscando uma posição de referência no mercado.
Planejando uma Brand Persona
Existe uma tendência de acreditar que personalidade e atitude são os aspectos mais importantes de uma pessoa. Também deveriam ser essenciais para qualquer marca.
Quando alguém opta por comprar de você ao em vez do seu concorrente, existe nessa escolha ”n” variáveis.
Entre elas: o preço, a qualidade ou a conveniência. Porém, muitas vezes, quando todas essas variáveis são iguais, as pessoas compram por identificação à sua marca.
O alcance dessa empatia é mais fácil por meio de conteúdos com uma voz determinada que visa engajamento e “parceria”. Em busca dessa voz, uma construção de Brand persona passa por 3 elementos fundamentais, são eles:
– Essência da marca
Essência da marca é a principal característica que a define. A sua essência é indicada geralmente em duas ou três palavras e deve permanecer constante em todas as categorias de produtos.
Pensar nessa essência de marca é a parte crucial para a construção de uma Brand persona.
É por meio dessa essência, que a marca consegue descobrir o tom da conversa que ela pretende iniciar com o seu público.
– Promessa da marca
A promessa da marca é um acordo velado entre a marca e os seus clientes. É onde a marca mais abre brechas para agregar valor ao seu produto.
Muitas vezes esse valor é intangível e descreve os possíveis benefícios subjetivos, que os clientes “podem esperar” com cada interação da marca por meio da sua estratégia de comunicação ou compra.
– Declaração de missão
É uma declaração clara do propósito da marca, sua razão de ser, além de resultar em lucro.
A declaração de missão ajuda a orientar as ações de uma empresa e auxilia a entender a sua marca e construir um horizonte para onde ela caminha.
Como criar uma brand persona?
O desenvolvimento de uma brand persona é mais fácil do que parece. Depois de ter planejado os pontos anteriores, é hora de colocar a mão na massa e elaborar a sua Brand Persona, mas é preciso de muita atenção, pois essa construção acompanhará a marca durante toda a sua trajetória.
Para que fique claro como estruturar a brand persona, vamos mostrar alguns pontos principais que devem ser seguidos.
– Faça uma análise interna: Baseado em seu posicionamento, na sua missão e nos seus valores, você desenvolverá o tom de voz dessa persona. Afinal, ela precisa ser coerente com tudo o que o seu cliente diz e busca. Como uma pessoa real, sua persona precisa ter emoções, ideias próprias e evoluir conforme o tempo.
– Escute o que seu cliente tem a dizer: Para executar essas tarefas, é importante trabalhar com pesquisas de mercado, para saber o que os clientes pensam e esperam da sua marca
– Crie regras que organizem a estrutura da comunicação:
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Constelação semântica (grupo de palavras que se repetem)
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Gírias
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Formas de argumentar
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Referências que ela usa ao falar
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Citações e autores que ela admira
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Gírias e regionalismos
É importante entender se a linguagem seguida pela Brand Persona está fácil e adequada para o público para quem ela pretende se comunicar. Veja a aceitação e valide ou refute cada ponto.
Validado esses pontos, tenha sempre em mente sua Brand Persona quando escrever os posts para seu blog, fizer vídeos e institucionais ou planejar seus conteúdos. Assim, seus conteúdos serão mais personalizados e aproximarão marca e público.
Definir sua Brand Persona é apenas uma das diversas ações que você precisa fazer para se comunicar de forma mais assertiva com seu público, oferecendo também uma melhor experiência a ele.
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