Branding: 6 dicas para fazer uma gestão de marca

Entenda o que é branding, como funciona e 6 dicas para aprender a fazer uma gestão de marca

Com toda concorrência que o mercado de vendas tem, muitas empresas se vem obrigados a criarem estratégias de marketing, onde essas publicidades devem ser de grande sucesso, fazendo com que a marca fique conhecida e sua propaganda ecoe todos os cantos da cidade, estado, país e até o mundo.

Contudo é certo pensar que resultados assim não acontecem do dia pra noite, tudo deve ser pensado meticulosamente, para que esse marketing tenha os efeitos desejados. Todo esse trabalho de gestão de marca é chamado de branding.

Essa tática vem sendo trabalha em empresas do mundo todo, desde muito tempo, onde qualquer tipo de empresa, de grande ou pequeno porte, usa essa estratégia.

Para conseguir ter efeitos sob o branding é preciso ter paciência e empenho, pois não é algo simples e rápido, não produz resultados imediatos, contudo se a estratégia funcionar vai ter efeitos muito duradouros.

O que é Branding?

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O Branding é uma gestão de estratégias de marca, onde inclui um planejamento a longo prazo, criação e gerenciamento de elementos para sua identidade visual, conseguindo assim aumentar a visibilidade de uma empresa na visão dos consumidores.

O Branding lida com o planejamento, com a estruturação, gestão e promoção da marca. Seu objetivo é assegurar que todas as partes interessadas entendam seu propósito, fazendo com que sua relevância no mercado cresça cada vez mais, potencializando sua visibilidade e fazendo com que sua empresa seja mais bem vista pelo público.

Essa gestão procura garantir que seu negócio cresça de forma eficaz e duradoura, tendo sempre o objetivo de fazer com que a empresa seja vista da forma desejada, de acordo com o serviço ou produto vendido por ela.

O que é ter uma marca?

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Ter uma marca não pé só ter um logo e um nome, ela é um conjunto de emoções e experiências causadas no público a partir do que a empresa oferece.

Ter uma estratégia de branding é essencial pelo simples fato de que quando se lança uma marca, é óbvio que cada pessoa pode ter uma percepção diferente da marca, cada pessoa tem sua opinião, por isso o branding é usado para que essa percepção da marca seja igual para todos, seja vista exatamente como a empresa quer que ela seja vista.

Uma marca é o que distingue empresas de sucesso de empresas medianas.

Porque a Nike conseguiu ser uma das maiores empresas de calçados do mundo? Tenho certeza que você já viu o logo da Nike em algum lugar, ou a frase “Just do It”, isso é muito mais que um simples slogan, mas uma apresentação de um branding focada no que os clientes desejam, em seus interesses.

Marcas precisam de princípios, de um intuito que vai guiar suas ações, desde a visão de um produto até como ele será visto e promovido em canais de comunicação.

Como fazer um Branding?

 

Ter uma marca não é nada fácil, tem toda uma complexidade envolta de sua criação e de sua gestão .

É importante que toda empresa tenha muitos canais de comunicação e publicidade, além de muitos profissionais envoltos na empresa, desde fornecedores á colaboradores. Tudo isso influencia a atração de clientes.

A marca precisa ter uma identidade forte e coerente, que irá auxiliar, potencializar e gerenciar como sua empresa, seus produtos ou serviços serão vistos pelo público, e para isso é importante entender quais são os valores da sua empresa.

Sua estratégia de Branding deve garantir a promoção da marca, certificando que a empresa tenha muito mais destaque e se torne líder de mercado.

E para criar essas estratégias é necessário seguir alguns passou, por isso separamos 6 dicas para criar um Branding perfeito:

1. Crie uma plataforma de marca

Blog da Tera

Uma plataforma de marca nada mais é que um grupo de itens únicos de sua marca que vão auxiliar os consumidores a se conectarem com a essência da empresa.

Existem pontos que as plataformas precisam englobar na marca que são:

– Propósito

Um propósito é o motivo da empresa de existir. Por que sua marca precisa existir? Por que ela foi criada?

Muitas vezes, esse propósito vai vir como uma frase que acompanha o logo, e acaba se tornando um tagline ou um slogan da marca.

Se você não entende hoje qual é o propósito da sua marca, uma boa ideia pode ser conversar com seus colabores e consumidores e entender o porquê deles se conectarem e acreditarem em sua empresa.

Depois disso, fica mais fácil chegar em um ponto que vai parecer perfeito para sua marca e sua história.

– Promessa de Marca

A promessa de marca funciona como um manifesto. É o resumo do que você se compromete a fazer na prática para que o seu propósito se torne uma realidade.

Muitas vezes, a promessa de marca é o que vemos sendo comunicado pelas marcas, sendo algo palpável.

Citando a Nike novamente, eles acreditam que qualquer pessoa é um atleta. Eles estão comprometidos a transformar e criar um mundo melhor e mais sustentável para as pessoas, o planeta e as comunidades por meio do poder esporte. No último trecho da frase está a parte mais importante: como eles vão fazer isso? — por meio do esporte. Essa é a promessa.

– Atributos de Marca

Os atributos são características da sua marca. São valores que para ela são inegociáveis e que ditam desde a forma como você se comunica até a forma como seus colaboradores trabalham.

Claros e orientados à ação, esses atributos ajudaram toda a empresa a entender o que era esperado de sua comunicação e comportamento.

– Posicionamento

O posicionamento é o ato de criar um entendimento de oferta e imagem que define o espaço do mercado que sua marca vai ocupar e como ela vai ser percebida pelos consumidores.

Para entender o seu posicionamento, você precisa primeiro pensar em seus objetivos de negócio e qual o real valor que sua empresa e seu produto entregam. É a partir daí que você começa a pensar no seu posicionamento.

Um posicionamento pode ser focado em inovação, por exemplo. Esse tipo é muitas vezes ligado a uma ideia de disrupção.

Um posicionamento é, então, entender o seu mercado, o que seus consumidores precisam e querem. A partir daí, olhar para dentro da sua empresa e entender como seu produto consegue se fazer presente e relevante nesse cenário.

2.Tenha uma identidade forte e coerente

Identidade de marca é mais do que criar um nome forte e um logotipo criativo, é criar um universo para sua marca, que seja relacionável e único.

Para isso, podemos seguir os seguintes passos:

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Como criar uma identidade visual marcante?

– Identidade Visual

Sim, o logotipo faz parte de uma identidade visual. Ele, no entanto, é só uma parte dos elementos da comunicação visual. Os elementos que geralmente compõem uma identidade visual são três.

Vejamos a seguir!

– Cores

As cores ajudam deixar sua identidade mais do que só atrativa. São elas que conseguem se aliar a qualquer comunicação da sua empresa e auxiliá-la a atingir seus objetivos

Você já deve ter ouvido falar de psicologia das cores, então, sabe que cada cor passa uma determinada ideia e desperta determinados sentimentos. Por isso, ao escolher quais serão suas cores institucionais, é importante voltar nos atributos da sua marca.

– Ícones, símbolos e ilustrações

O logotipo é certamente o símbolo mais reconhecido em uma marca, mas existem outros itens que dão suporte a uma identidade.

Para sua empresa, podem ser figuras geométricas, mais arredondadas ou mais quadradas, símbolos reconhecidos pelo seu público ou algum outro elemento.

O importante é criar esses elementos que vão te ajudar a ter uma identidade visual ainda mais coesa, que em todos os pontos de contato vão comunicar estrategicamente sua marca.

– Tipografia

Se você já teve contato com Design sabe que existem muitas dúvidas ao definir diretrizes para tipografias de marca. Assim como as cores, esses detalhes são fundamentais ao passar uma mensagem.

Geralmente, marcas possuem fontes primárias e secundárias. As primárias são, em regra, as tipografias escolhidas para os logotipos, e ficam mais conhecidas.

Mas essas não são as únicas tipografias. Aquelas que chamamos de secundárias, ou de apoio, são as usadas em outras comunicações como para as postagens em redes sociais e campanhas de marketing.

4. Slogan

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O que é um slogan e como criar um?

Slogans geralmente são escolhidos para apoiarem a comunicação das marcas em momentos que apenas o seu logotipo não é suficiente.

Não só de processos visuais vive uma marca e nós sabemos muito bem o poder das palavras.

Em muitos momentos, também são utilizados como assinaturas de campanhas.

Existem slogans que ficam associados a empresas por muito tempo. Outros, mudam durante o tempo para se adequar ao posicionamento de marca estratégico para o momento pelo qual a empresa passa.

5. Tom e Voz

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Tom de Voz da Marca: o que ele representa e como criar?

É essencial saber como as marcas se comunicam, e isso se dá através de uma voz.

Olhe novamente para os seus atributos de marca e observe como você pode passar esses aspectos da sua empresa, com os desafios e gostos que você já conhece.

Se um atributo de sua marca é ser educadora, sua voz precisa ser didática e acessível. Agora, se sua marca é objetiva, sua linguagem não pode ser robusta e prolixa.

É importante olhar também para as diferenças entre tom e voz. Sua voz não muda, pois é intrinsecamente ligada a seus atributos de marca e a base da sua empresa.

Já o seu tom vai mudar sempre, visto que é a maneira que você adapta sua voz a diferente públicos e canais.

Esse processo de fortalecimento de identidade precisa ecoar em todos os pontos da sua marca.

6. Gestão de marca e stakeholders

Com alguns elementos essenciais planejados e estruturados, o próximo passo é garantir que eles funcionem e sejam mantidos.

Esse é, no entanto, um dos principais desafios da maioria das marcas, sejam elas grandes ou não.

São muitas variáveis, pessoas e instituições envolvidas, mas todas de suma importância. Perder a atenção para qualquer uma delas pode ser fatal, principalmente no cenário competitivo que estamos vivendo.

O primeiro passo é mapeá-los. Não estamos falando só de ter esse mapa colado na parede, mas por na ponta do papel, ou do excel, cada um dos públicos no qual sua marca tenha contato, seja esse contato grande ou pequeno.

Quais são seus tipos de clientes? Como são seus seguidores nas redes sociais? Quem são seus colaboradores? Mapear e entendê-los vai te ajudar a criar estratégias para que você atinja seus objetivos com cada um deles.

É importante lembrar que cada um interage com sua marca de maneiras muito distintas e, por isso, têm percepções distintas também.

Imagine que você tem um produto incrível, todos seus clientes amam sua marca e têm somente experiências incríveis com ela.

Por outro lado, sua empresa pode ter pisado na bola algumas vezes em alguns processos seletivos e sua reputação como lugar para se trabalhar pode não ser das melhores.

Você não pode ir para esse último público acreditando que as mesmas estratégias que você usa com clientes vai funcionar. É exatamente por isso que você precisa trabalhar todos os dias na manutenção da percepção dos stakeholders que são as pessoas que têm interesse no branding de empresas ou na gestão de projetos, tendo ou não feito investimentos neles que envolvem o universo da sua marca.

Eles controlam sua reputação e o futuro da sua empresa. Gestão de marca também é a gestão da saúde econômica do seu negócio.

Como você deve ter percebido, criar e manter uma boa estratégia de Branding é um passo extremamente importante para empresas que querem se tornar líderes de mercado. Por isso mesmo, não é um processo nada simples.

Ao pensarmos nas maiores empresas no cenário atual sabemos que cada uma delas chegou lá pois tinha uma proposta única, entregava experiências espetaculares e sabia

Certamente, a partir de agora, você tem as ferramentas para realizar um bom trabalho de Branding, transformar sua marca e conquistar ainda mais o mercado e seus clientes.

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