Campanhas; Conheça 7 tipos

 
Campanha publicitária é um conjunto de peças, criadas a fim de divulgar um produto ou serviço que atenda ao mesmo objetivo e comunicação, através da unidade entre as peças. Elas devem apresentar a mesma ideia, cores, estilos, slogan e outras características.

Conheça as  campanhas mais conhecidas:
Campanhas governamentais

Nesse grupo, estão as propagandas feitas por governos e demais órgãos públicos. Elas servem para comunicar a população a respeito de campanhas, eventos, realizações e prestações de contas.
Essas ações se materializam, por exemplo, quando o governo anuncia um período de vacinação ou uma campanha para regularizar títulos de eleitores.
Nas propagandas governamentais, é proibida a promoção da imagem de qualquer autoridade, como governantes, parlamentares e ministros.

Campanhas promocionais

Também conhecidas como campanhas de varejo, são as estratégias mais agressivas de publicidade para promover as conversões de um produto, serviço ou conteúdo.
Elas são aplicáveis somente em propagandas comerciais e são muito usadas quando empresas precisam girar o estoque, fazer liquidações, frear a concorrência e correr para bater metas de vendas.
A linguagem aqui é puramente comercial, com um tom mais imperativo e destacando muito os preços e os descontos nas peças publicitárias. Além disso, é normal encontrarmos gatilhos ligados à urgência e a escassez, como o uso de expressões como “só hoje!”, “corra pra loja!”, “últimas peças!”, etc.
Como, muitas vezes, as campanhas promocionais são temporárias (podem durar horas ou dias), é mais recomendável o uso de meios com trocas rápidas de criativo, como Digital Out-of-Home, redes sociais, Google ou mesmo a TV. Quanto mais esses meios deixarem o público próximo da conversão, melhor.

Campanhas de lançamento

Como o próprio nome deduz, esse é o tipo de campanha usada para divulgar o lançamento de um produto ou serviço no mercado.
A linguagem tem um tom mais educativo e informativo. Afinal, a ideia é fazer o público conhecer as principais características daquela oferta próxima ao seu lançamento.
Por exemplo, uma franquia de escolas de idiomas pode usar um outdoor para informar o lançamento de uma unidade em uma cidade; uma emissora de TV pode fazer um evento para lançar um programa; e uma empresa de tecnologia pode divulgar diversos releases na imprensa para comunicar o lançamento de um smartphone.
É comum que essas campanhas sejam mais duradouras. Por isso, não há mal algum em usar formatos mais estáticos e com maior período de veiculação, como busdoor, painéis em estações de metrô e empenas. Isso, claro, sem abrir mãos de outros meios, como TV, internet e qualquer um que leve a mensagem para o público-alvo da campanha.
Muitas vezes, essas ações contam com um pré-lançamento, onde é usada uma comunicação mais provocativa. Afinal, também é preciso gerar curiosidade, interesse e uma boa expectativa no público em relação à oferta.
Alguns exemplos são os trailers de filmes e games, degustações de bebidas e alimentos em eventos e bares, etc.

Campanhas de sustentação

As campanhas de sustentação vêm logo após as campanhas de lançamento. A ideia é justamente segurar o interesse do público na oferta divulgada e não fazer com que ela caia no esquecimento.
Aliás, é muito importante não criar intervalos temporais entre as campanhas de lançamento e sustentação. Você pode e deve trocar os formatos de mídia e os criativos, mas tente sempre manter a divulgação daquela oferta no ar, já que essa é uma fase de maturação no conhecimento e no uso do produto ou serviço.
Por exemplo, a escola de idiomas que, no lançamento, divulgaria o endereço ou o bairro daquela nova unidade poderia, na sustentação, passar a falar da sua estrutura, das suas inscrições ou dos benefícios dos cursos.

Campanhas de oportunidade ou sazonais

Essas campanhas pegam carona em eventos específicos para promover uma marca, produto, serviço ou ideia.
E esses eventos podem ser curtíssimos (ou efêmeros), como subir um tweet ou uma foto no Instagram usando uma hashtag bombada naquele dia. Por outro lado, também podem durar semanas ou meses, como as campanhas baseadas em Copas do Mundo, Black Fridays e estações do ano.
O importante, aqui, é não perder o timming do evento para não subir uma campanha sem contexto e pouco efetiva.
As peças, inclusive, devem ter alguma relação com o tema da campanha. Afinal, uma ação baseada em carnaval não faria sentido se não tiver festa, muitas cores e qualquer coisa associada ao período.

Campanhas sociais e educativas

As campanhas sociais acontecem quando uma empresa ou órgão público busca chamar a atenção das pessoas para causas sociais, como preservação ambiental, combate às drogas, adoção de animais e outros temas.
Ela pode beber um pouco da fonte das campanhas de oportunidade, como quando uma marca se aproveita de um evento para passar uma mensagem social. É o caso de uma empresa que, por exemplo, sobe um vídeo no YouTube com uma ação voltada para crianças com câncer no Dia Nacional de Combate ao Câncer.
Já as campanhas educativas são muito usadas por empresas e governos para alertar, informar ou ensinar o público sobre algum tema relevante aos consumidores ou para a sociedade.
Uma marca de bebidas que mostra as consequências da mistura entre álcool e direção está praticando uma campanha educativa.
Esses dois modelos de campanha são as formas mais comuns de objetificar as propagandas institucionais e governamentais.

Campanhas de revisão de marca

Essas não tão comuns quanto as outras, mas podem ser bastante necessárias. As campanhas de revisão acontecem quando uma empresa precisa corrigir ou esclarecer uma informação errada ou incompleta passada em um anúncio anterior.
O exemplo mais recente disso foi o caso da Bettina da Empiricus. Ela foi a estrela um vídeo da companhia, em março de 2019, quando falou sobre como conseguiu transformar um investimento de R$ 1 mil em mais de R$ 1 milhão em pouco mais de três anos. Em outubro, um pedido de desculpas foi feito na nova campanha para mostrar que as coisas, anteriormente, não foram mostradas de modo tão claro assim.
Aqui, a linguagem precisa ser muito informativa, principalmente para a revisão/correção ser perceptível para o público e para os órgãos reguladores.
Conhecer as propagandas e os tipos de campanha para promover seu produto, serviço ou ideia são coisas fundamentais para você acertar a mão em suas estratégias de marketing. Isso aumentará suas chances de atrair e manter mais clientes, aumentar a reputação da sua marca e escolher as mídias certas para anunciar.

Agora que você já sabe quais campanhas existem, chegou a hora de enquadra sua.
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