Você pode aproveitar o tema Carnaval para entrar nessa festa
Se você não sabe como impulsionar suas vendas no começo do ano, buscar ideias para vender no Carnaval pode ser a chance de intensificar as vendas do seu negócio para lucrar mais.
Você já deve ter ouvido falar (ou até dito) que, para o comércio, o ano só começa depois do Carnaval, quando as vendas começam a crescer de forma mais significativa. A afirmativa divide opiniões, já que para alguns setores o início de ano também pode ser bastante lucrativo. De qualquer maneira, não dá para negar que os períodos festivos são ótimas ocasiões para impulsionar os negócios – e o Carnaval não é diferente.
Se você tem um e-commerce relacionado a fantasia, turismo ou até alimentício é mais fácil investir em produtos e obter um ganho monetário, já que são itens muito utilizados na data. Mas, se o seu negócio não tem nenhum produto carnavalesco não se preocupe, ainda é possível ganhar de outra forma.
O Carnaval é aquele período quando os usuários estão muito presente nas redes sociais, postando fotos, vídeos, comentando e compartilhando. Então, por que não entrar nessa também? Invista em diversos formatos de conteúdo, hashtags ou então uma “cobertura” com os melhores momentos. Desta forma você consegue aumentar a sua visibilidade, a busca orgânica e consegue atrair novos consumidores.
Dicas
1. Tematize seu negócio para o Carnaval
Para o consultor de marketing do Sebrae, colocar produtos com alusão à época, que podem ser de interesse de quem deseja cair na folia pode ser uma forma de lucrar. “É bom usar o tema para vender, seja apenas na forma de expor os produtos, com destaque para aqueles que chamem o público, como serpentinas, confetes, cornetas e fantasias, com também na criação de promoções alusivas ao tema”.
2. Inove
O professor do curso de gestão de Carnaval da ESPM destaca a importância de apostar em coisas diferentes para atrair os clientes nessa época de festa. “Assim como tem muita gente que vai pular o carnaval, há várias pessoas que vão se reunir. Porque não apostar em serviço de entrega, não só por telefone, mas por rádio e internet? Pode-se criar blog ou portfólio utilizando o tema como atrativo”
3. Redes sociais
As redes sociais têm sido um canal de comunicação com o público cada vez mais eficaz. Como a sua empresa está aproveitando esse recurso? Se você já utiliza, é hora de intensificar o uso do canal e avaliar a possibilidade de investir em posts patrocinados para aumentar o alcance das suas publicações. Para quem as utiliza com pouca frequência, o momento é uma excelente oportunidade para reativá-las e incentivar as vendas! Não se esqueça de inserir hashtags, e fique atento às que estão sendo mais usadas no momento.
4. Promoções
Promoções são ótimas formas de atrair novos clientes, recuperar aqueles que abandonaram alguma compra no passado e fidelizar os que compram frequentemente. Já pensou em colocar em prática alguma ação diferente neste Carnaval? Cupons de desconto e descontos progressivos podem ser interessantes.
5. Estimule o engajamento do seu público alvo
Durante o feriado as pessoas estarão em clima de festa, portanto, interaja com elas dentro dessa linguagem. A dica é utilizar hashtags relacionadas a data, templates coloridos e criar um conteúdo dentro do seu blog ou de suas mídias que tenham a ver com este assunto, seja sobre o que vestir, o que comprar, onde passar o feriadão, ou o que se encaixar com as postagens que você já faz. Também é válido apostar no E-mail Marketing ou newsletter para fazer essa comunicação.
O Carnaval é um momento de diversão e descanso para muita gente, mas para alguns é sinônimo de trabalho duro. Apesar de ser um dos feriados mais esperados pelos brasileiros, a data traz oportunidade para quem busca uma forma de ingressar no mercado, de uma tirar uma renda extra ou mesmo de se lançar como empreendedor.
Agora que você já sabe como usar o Carnaval ao seu favor, mão na massa! Selecione a melhor para o seu e-commerce e dê um show de vendas.
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