Cartão de crédito são cada vez mais aceitos e utilizados. Atualmente, não são usados apenas para compras em lojas, mas também para facilitar compras realizadas pela internet.
A cada dia que passa a relação entre instituições financeiras e clientes evolui e, com isso, evoluem também os cartões de créditos. Novas formas de facilitar a vida do cliente, de utilizar o cartão e benefícios surgem e o pequeno retângulo de plástico ganha mais adeptos e se destaca como modo de pagamento.
Que a tecnologia deixou de ser tendência e se tornou uma ferramenta fundamental para quem possui uma loja virtual, você já sabe. Mas você sabe qual o futuro dos cartoes de credito? Confira
As empresas de cartão e os bancos têm se empenhado em lançar cartões com melhores benefícios, menos tarifas e até mais opções de design. Esforços como estes têm sido os responsáveis pelo aumento do uso do cartão do crédito e, consecutivamente, pelo aumento no valor gasto pelos consumidores. Contudo, para manter a tendência de crescimento será preciso continuar repensando e inovando estratégias para incentivar o uso do cartão. Como sempre, a tecnologia tem sido a aliada perfeita. Evoluções nas tecnologias de pagamento têm permitido desenvolver novos diferenciais e atrativos para os clientes.
Além de facilitar a gestão financeira, empresas de meios de pagamento tendem a oferecer ao consumidor uma experiência de compras mais agradável, o que contribui também para a sua fidelização e boas referências da sua loja em todos os canais de comunicação em que ele passar.
Agora conheça as 4 tendências de cartões de credito
1. Cartões Multifunção
Um dos desafios do setor de cartão de crédito é competir com a preferência dos consumidores em usar o débito ao invés do crédito. Para driblar esta escolha, as empresas de cartão e os bancos estão apostando nos cartões multifunção que oferecem ao cliente as duas funções em um mesmo cartão. Em algumas modalidades, é possível configurar até mesmo contas diferentes, modos formas de pagamento no crédito, ou trocas entre contas pessoais e empresariais sem precisar ter diferentes cartões na carteira.
2. Pagamentos Digitais
O pagamento por aproximação acontece por meio de uma Near Field Communication (NFC), que significa “comunicação por campo de proximidade”. Ou seja, para que a transação aconteça, o dispositivo que vai realizar o pagamento e aquele que vai receber precisam estar próximos.
Nesse sistema, não é necessário digitar senha e o pagamento pode acontecer com um cartão, um celular, ou uma pulseira feita especialmente para isso. O cliente passa a ter uma carteira digital, em que cadastra seus dados de cartões de crédito e débito e usa o suporte tecnológico para fazer pagamentos.
Embora não tenham sido os primeiros dispositivos a aderirem à tecnologia NFC, alguns cartões já possuem essa função. É só aproximá-lo de uma maquininha compatível e pronto.
Além de concentrar uma série de informações – inclusive bancárias, agora os celulares também podem ser utilizados como meio de pagamento. Os modelos mais modernos de celulares, em sua maioria, são produzidos com a tecnologia NFC (você pode conferir isso diretamente no manual do aparelho).
Se o aparelho tiver o NFC, basta cadastrar seu cartão de crédito ou de débito na respectiva plataforma de pagamento – Apple Pay, Samsung Pay ou Android Pay. Na hora de pagar as contas, é só aproximar o celular da máquina de cartão e o pagamento será feito normalmente.
O pagamento por aproximação celular é simples e é possível fazê-lo em qualquer máquina com essa tecnologia.
Certamente você já ouviu falar sobre a pulseira de pagamento por aproximação. Ela funciona de forma bastante parecida: basta aproximá-la da maquininha para que a transação aconteça. A pulseira tem um chip de NFC e usa os dados da sua carteira digital para realizar os pagamentos.
3. Cartões de aproximação
Cartão por aproximação é o meio de pagamento que permite efetivar uma compra por meio da aproximação do cartão com uma máquina. Desta forma, o comprador só precisa tocar ou aproximar o cartão da maquininha para realizar a ação, sem a necessidade de inseri-lo ou deslizá-lo
Conhecer a história do surgimento e evolução dos cartões de crédito faz perceber que tudo se baseia em facilitar as possibilidades e aumentar o poder de compra do consumidor, sempre acompanhado de uma preocupação com sua capacidade em pagar pela compra.
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