Catálogo de produto veja as dicas para expandir a apresentação do seu negócio
Atuar de forma eficiente no mercado exige além de produtos de qualidade, uma boa estratégia de negócio, com isso, Alguns materiais são utilizados para potencializar os resultados das vendas dos negócios, bem como investimentos em práticas e ferramentas que otimizam o processo de vendas. Entre elas, está o catálogo de produtos.
Caracterizado como um material que apresenta imagens, vídeos e informações importantes dos itens comercializados pela empresa, o catálogo de produtos pode ser utilizado nos mais diversos tipos de segmentos, tal solução é útil para apresentar toda a sua linha de produtos de maneira prática e visualmente agradável, sendo uma ferramenta que tem potencial de facilitar as negociações com potenciais clientes e aumentar as vendas do negócio.
O que é o catálogo de produtos
Um catálogo é um material gráfico que apresenta os produtos de uma empresa, pode ser utilizado de diversas formas: para a apresentação corporativa da empresa, exposição de fatores para conquistar investidores, exibição de uma nova coleção de artigos alimentícios, entre outras propostas. Também funciona como um portfólio que os clientes em potencial podem levar ou acessar em todos os lugares.
Ele pode ser utilizado como um registro estratégico fixo de exposição, podendo trazer aproveitamento mais extenso. Um restaurante ou outro estabelecimento do setor alimentício, por exemplo, poderá manter um mesmo catálogo de produtos durante um período muito maior, dessa forma, fica mais fácil divulgar o que sua companhia oferece para os consumidores.
Os catálogos de venda de produtos diretos normalmente são produzidos por ciclos de aproximadamente uma quinzena a um mês de duração, para que com isso e empresa possa ver o que mais interessa aos consumidores.
Qual a importância e as vantagens do catálogo?
Além do catálogo de produtos ser uma ferramenta que pode melhorar as vendas da empresa, facilitando o processo de negociação para vendedores e representantes comerciais, em seus contatos com potenciais clientes, ele tem boa durabilidade, possibilita o uso de bons materiais gráficos, permite a aplicação de um excelente layout e é acessível ao grande público.
Existem softwares no mercado que permitem a criação de um catálogo de produtos digital, servindo como um suporte visual e informativo de grande apelo para os consumidores, ou seja, disponibilizado para os clientes numa página online ou por meio de uma plataforma móvel, usada em smartphones e tablets, permitindo levar ou acessar o seu catálogo de produtos em qualquer lugar. Assim os clientes podem visualizar os itens, se informar sobre suas características de forma mais prática, durante a conversa com o profissional.
Neste caso, a venda pode ser feita por esse ambiente, otimizando ainda mais a prática.
O catálogo de produtos é um material de divulgação que possui muitas vantagens. Ele tem boa durabilidade, possibilita o uso de bons materiais gráficos, permite a aplicação de um excelente layout e é acessível ao grande público.
Os principais benefícios em se ter um catálogo são:
– Relação vendedor-cliente
Com um catálogo de produtos à mão, o vendedor, consegue tornar a negociação mais transparente e explicar melhor sobre a sua marca.
– Profissionalismo e Organização
Confere mais profissionalismo e organização à sua empresa. Afinal, os produtos que a companhia oferece estarão disponibilizados para quem quiser ver.
– Valorização dos produtos
São imagens profissionais que exibem importantes detalhes e características de peças, garantindo, assim, a confiança necessária para que seus clientes tomem a decisão de compra.
– Definição dos produtos
Ajuda a empresa a definir o que vender prioritariamente e a detalhar as informações sobre os seus itens, evitando, assim, margem para mal entendidos.
– Otimização de processos
Otimiza os processos e controles de vendas. Afinal, o gestor pode ter informações valiosas sobre o público e poderá agilizar os processos internos para efetivar vendas com mais facilidade.
– Controle de estoque
Seja virtual ou físico, o catálogo pode auxilia no controle de estoque, visto que tudo que está disponível estará registrado, bem como todas as movimentações, como entrada e saída.
Tipos de catálogos
O catálogo físico
Em sua forma física, ele poderá ser visto pelo seu público em locais estratégicos, como dentro do próprio ponto de venda ou em estabelecimentos parceiros.
Você poderá usar e abusar das artes aplicadas nesse impresso, resultando em um trabalho gráfico de alta qualidade e atração visual.
Quando produzido especialmente para a clientela que deseja mesmo atingir, as chances de conquistá-la é muito maior.
O catálogo digital
A grande vantagem do catálogo digital é que ele pode ser acessado de vários lugares, bastando apenas uma boa conexão com a internet. Quando feito para essa plataforma, você poderá usar a interatividade como um ponto forte, permitindo que o seu público-alvo ainda interaja com você.
Esse tipo de material também abre inúmeras portas, como a possibilidade de fazer pedidos online, oferecer descontos exclusivos e compartilhar sua iniciativa nas redes sociais.
Além de que o custo é baixo já que o valor de impressão costuma ser alto. Sendo digital, o documento online permite acesso a qualquer cliente, de forma interativa e organizada. Ele pode ser visto no site da empresa, bem como enviado por e-mail, WhatsApp, Facebook ou qualquer outro meio.
Como montar essa ferramenta de forma eficiente?
1. Conheça bem seus clientes
Antes de mais nada, é importante conhecer seu público-alvo, ou seja, o perfil de seus consumidores e suas preferências em termos de tipo de catálogo, informações importantes em seu processo de decisão, poder aquisitivo e disponibilidade para investir no segmento.
2. Organize as informações adequadamente
Com base nas informações sobre o público-alvo, seu processo de compras e dados do negócio — como histórico de vendas, produtos com mais procura ou margem de lucro etc. —, é preciso definir uma organização adequada dos itens no material.
3. Pense na identidade visual do material
Outro ponto importante para ter atenção é a identidade visual do material. O mais indicado é que ele siga a da própria empresa, adotando suas cores, fontes e padrões, bem como ter seu logo e informações de contato, além de ter uma boa formatação. Isso é importante para gerar reconhecimento para a empresa.
4. Use o serviço de profissionais qualificados
Para a produção do catálogo de produtos, principalmente o modelo impresso que demanda alto investimento, é indicado que a empresa invista na contratação de um time ou em uma empresa especializada para a fim. Isso garante um material otimizado e feito com máxima qualidade.
Como podemos ver, os benefícios de ter um bom catálogo de Produtos são diversos. Quando elaborado com técnicas apropriadas e idealizado de acordo com o perfil do público-alvo, o catálogo de produtos é um forte aliado para a sua estratégia de vendas.
Se você pretende fazer um catálogo assim, deve ter a preocupação de fazê-lo de maneira organizada e em um formato que seja visualmente atraente, com um uso de imagens e textos equilibrados e condizentes com a imagem que sua empresa deseja transmitir.
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Para atingir esses objetivos, você pode contar com a Help Technology, onde trabalhamos com as melhores equipes de marketing para que sua empresa ou marca possa entregar o conteúdo ideal aos consumidores.
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