5 dicas de como evitar gripe e resfriado no inverno

Dia 21 de junho entramos oficialmente no inverno, estação do ano em que a gripe e o resfriado são mais frequentes, junto com outras doenças respiratórias como a sinusite ou bronquite. 
O inverno no Brasil vem apresentando temperaturas mais baixas a cada ano, decorrente da mudança climática. Neste ano, o inverno chegou com uma onda de frio que afetará todo o país. Com isso, a preocupação com a gripe só aumenta.
Neste conteúdo, trouxemos algumas dicas para você enfrentar este inverno da melhor maneira, lembrando que ele só acabará dia 22 de setembro. Mas antes, vamos entender qual é a relação do inverno com essas doenças. Boa leitura!

Por que o inverno provoca gripe e resfriado?

Você já deve ter recebido o bom e velho conselho de se agasalhar bem nos dias frios para não pegar um resfriado. Sabemos que no inverno essas doenças são mais frequentes, mas por que isso acontece?
Um estudo do National Institutes of Health sugere que o ar seco do inverno ajuda o vírus da gripe a permanecer mais infeccioso por mais tempo.
As temperaturas mais frias propiciam as condições ideais para grande parte dos vírus, incluindo o rinovírus e o vírus da gripe, se manterem infecciosos por mais tempo e se reproduzirem. 
O simples fato de sentir frio não é uma causa do contágio, mas a maior circulação e transmissão desses vírus quando a temperatura está mais baixa. Portanto, usar um agasalho reforçado não fará tanta diferença. 

O frio facilita a transmissão do vírus

O tempo frio altera a membrana do vírus influenza, tornando-a mais sólida e elástica. Os cientistas acreditam que um revestimento mais emborrachado facilita a transmissão de pessoa para pessoa. 
Além disso, o tempo frio resseca os olhos e a mucosa do nariz e da garganta, o que facilita a entrada do vírus pelas vias respiratórias.

Como se proteger e evitar doenças respiratórias?

Bem, agora você já sabe que a friagem em si não causa a gripe instantaneamente, e sim, facilita a transmissão e o contágio dos vírus. Mas então como se proteger? Coloque a sua melhor meia e confira as dicas a seguir!

1. Hidrate-se

Manter-se hidratado é essencial não só para combater a gripe, mas para a saúde no geral. A água lubrifica os canais respiratórios e auxilia o metabolismo. O ideal é beber em média 2,5L por dia, mas essa quantidade varia de acordo com o tamanho e os hábitos de cada pessoa. 
A conta exata é beber 35ml de água por quilo de peso, então basta fazer a conta para encontrar a quantidade ideal para você.

2. Lave as mãos com frequência

Lavar as mãos com água e sabão, da forma correta, evita a contaminação por vírus, bactérias e parasitas. Com a pandemia do COVID-19, as campanhas reforçaram a importância de higienizar as mãos para impedir o contágio, e essa orientação serve para todo tipo de doença.
Lave as mãos antes de realizar as refeições, antes e depois de usar o banheiro e após utilizar transportes públicos. Evite também levar as mãos aos olhos, nariz e boca. 

3. Faça exercícios físicos e mantenha-se ativo

No inverno as pessoas tendem a fazer menos exercícios e permanecer mais tempo dentro de casa e ambientes fechados. Essa atitude pode facilitar o contágio, pois os vírus respiratórios geralmente se espalham em um raio de um metro de uma pessoa infectada para outra.
E os exercícios físicos contribuem para o bom funcionamento do metabolismo e melhoram a circulação sanguínea, fortalecendo o organismo.
Procure a orientação de um nutricionista se quiser montar uma dieta que melhor atenda suas necessidades, sem que você deixe de comer o que gosta e ainda tenha uma alimentação saudável.

4. Evite tocar o rosto

Tocar o rosto é um hábito comum entre a maioria das pessoas, que costumam fazê-lo entre 9 e 23 horas por dia. As mãos carregam normalmente milhões de bactérias e vírus e o rosto possui muitas entradas para esses microorganismos.
Portanto, evite tocar o rosto e mantenha as mãos sempre limpas. 

5. Tenha uma alimentação balanceada

A alimentação saudável é a principal maneira de levantar o sistema imunológico. Procure fazer entre 4 e 6 refeições por dia, incluindo os principais grupos alimentares: frutas, carboidratos, vegetais e proteínas. 

Conclusão

Seguindo estas dicas, você estará mais preparado para driblar a gripe e o resfriado no inverno. Lembre-se de tomar a vacina da gripe e do COVID-19 quando for a sua vez e continue seguindo as medidas protetivas (usar máscara, evitar aglomerações e higienizar as mãos).

Convênios com até 30% de redução de custo

Help Technology entende a importância de ter acesso a saúde de qualidade, por isso oferece os melhores planos do mercado por muito menos! Temos parceria com a E7 Seguros e priorizamos a sua saúde financeira acima de tudo.
Você pode continuar com o seu plano atual, frequentando os mesmos hospitais e clínicas e passando pelos mesmos médicos: pagando menos!
Oferecemos convênios médico, odontológico, familiar, individual e empresarial. Conheça nossos planos:

 
 
 
 
 
 
 
 
Ficou interessado? Entre em contato conosco no WhatsApp (11) 4746 8556 e faça sua cotação.
Gostou do post? Visite o blog da Help para ler mais assuntos como este.
Para mais infos:
Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima