Como fazer um e-mail marketing que converte? 5 dicas infalíveis

Todos os anos alguém “mata” o E-mail Marketing. A fala é sempre a mesma: o E-mail Marketing já não é mais eficiente para os negócios…, mas não é o que o mercado revela.
No mundo todo, mais de 4 bilhões de pessoas utilizam mensagens eletrônicas para uso pessoal e profissional, segundo pesquisa da Campaign Monitor, empresa de Marketing americana.
35% dos profissionais de marketing fazem uso dessa estratégia e 78% deles perceberam um aumento no engajamento dos correios eletrônicos no último ano. Para quem pensa que o E-mail Marketing é uma estratégia ultrapassada, ela se mostra cada vez mais usada e renovada, com gastos em marketing de mais de 350 milhões de dólares só nos EUA.
Ficou provado que o e-mail marketing continua vivo, mas como fazê-lo mais eficiente para sua estratégia de negócio? Confira como fazer um e-mail marketing que converte com estas 5 dicas infalíveis.

  1. Em primeiro lugar, conheça e entenda a jornada do cliente

E-mail marketing
As empresas por menores que sejam, devem conhecer os 3 fatores da jornada do cliente:

  1. Descobrir e aprender;
  2. Identificar problemas e as soluções;
  3. Decisão da compra.

Na fase 1, o cliente descobre que existe sua empresa e começa a aprender tudo sobre ela, os produtos e serviços que disponibiliza.
Na segunda fase, este cliente identifica que possui alguns problemas e que sua empresa tem as soluções para resolvê-los.
Na decisão da compra, a venda é concretizada. Podemos falar, ainda, que a jornada pode ter uma continuidade, como, por exemplo, manter o cliente e gerar vendas recorrentes, uma fidelização.
O e-mail marketing é um fator importante em todos esses processos, pois na primeira fase, os e-mails devem ser pensados em dar as boas vidas e focar em informações sobre a empresa, os produtos que trabalha ou serviços que faz e principalmente como eles podem ajudá-lo naquilo que ele precisa, ou seja, vai instruindo o cliente que começa a identificar os problemas que precisam ser sanados e logo a compra será apenas uma consequência.

  1. Antes do e-mail marketing vender, informe seu cliente

Para ser eficaz, ele precisa ter riqueza em informações, qualidade de imagens e promover uma venda somente quando o cliente já estiver na última fase da jornada.
As vendas, é claro, são o foco, mas existe um processo que deve ser natural e tranquilo em todo esse momento e o conteúdo oferecido aos clientes precisa dar um trajeto para isso acontecer.

  1. Use e abuse do Teste A/B

O teste A/B é um dos testes mais utilizados no marketing digital, pois serve como um estudo e pesquisa de comparação, onde duas estratégias são feitas dentro de um grupo específico e analisado quais delas terá um melhor resultado.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma estratégia onde é muito utilizado o teste A/B, e podemo fazê-lo da seguinte maneira: um e-mail terá a finalidade de fazer a inscrição para receber novidades sobre um assunto x, enquanto o outro e-mail marketing terá a mesma finalidade, porém com um botão de inscrição em outro lugar, por exemplo.
Nomeie um como o e-mail de controle e outro como de análise e veja quais deles terá uma aceitação melhor e determine um prazo para fazer essa avaliação. Até o tempo estipulado, observe qual deles obteve um desempenho melhor e descarte o outro. O teste A/B é uma das melhores estratégias para economizar dinheiro e ganhar tempo quando precisamos de respostas precisas de como abordar e atrair clientes.

  1. E-mail marketing deve ter títulos no assunto que chamem atenção

No campo assunto do e-mail, deve haver um título curto e muito interessante para fazer o cliente em potencial abri-lo, lê-lo e clicar nele.

Por isso, trabalhe os títulos relevantes assim como com qualquer título para um post nas redes sociais ou para blog, pois isso é fundamental para garantir não só a abertura do e-mail, mas que ele atinja o objetivo plenamente.

  1. Crie textos rápidos e utilize imagens e movimento

E-mail marketing
Foi-se o tempo, que e-mails eram estáticos e um emaranhado de palavras estruturadas de qualquer maneira, tornando a leitura cansativa e enfadonha. Além de gerar títulos instigantes, crie um dinamismo em seu texto utilizando marcadores, criando textos em blocos e sendo o mais direto possível para evitar textos muito longos.
Use imagens que complementarão a ideia e, se for o caso, até vídeos e gifs, por exemplo, que dão vida e animam o leitor que dependendo da abordagem, pode ir até você só por esse detalhe.

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O e-mail marketing é uma estratégia matadora que pode movimentar sua empresa, e, porque não investir nela e marcar a presença digital de sua empresa? Para isso, conte com a Help Technology nesse processo.
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