Os elementos visuais utilizados para demonstrar a personalidade da sua marca e apresentados aos consumidores é o que define a comunicação visual.
Existem diversos meios de comunicação visual, como gráficos, desenhos, fotografias, placas e sinais de trânsito, semáforos, expressões faciais, corporais e mapas.
Algumas marcas não precisam usar muito texto para serem reconhecidas. Quando você vê o logo de uma maçã mordida, pensa na mesma hora na Apple, em seus produtos e nas experiências que você já teve com a marca.
Isso só acontece porque a multinacional fez uma forte construção da sua personalidade e desenvolvimento de marca.
A comunicação visual de uma empresa é uma representação da cultura da sua empresa. Por isso, é fundamental fazer de maneira eficiente, pois é ela que causa uma primeira impressão nos clientes e define as sensações que ele terá com relação à marca.
A cor que será usada no logotipo da sua empresa, por exemplo, precisa ser bem pensada, pois influenciará nos outros aspectos da comunicação visual, já que o conjunto de elementos precisa ser coerente.
Qual é a relação entre comunicação visual e marketing?
Um dos principais recursos do marketing para divulgar informações, transmitir a imagem da marca e se conectar com o público.
Ela é usada nos mais diversos tipos de materiais do marketing, tanto online quanto offline, como em folders, cartões de visita, sites, redes sociais, anúncios, vitrines, brindes e muitos outros.
Nesses suportes, todos os recursos visuais têm uma intenção. Não pense que a cor de um logo é por acaso — ela quer transmitir alguma mensagem para o público. Pode ser alguma informação objetiva, mas também elementos subjetivos do branding, que define como a marca quer ser percebida pelo público.
Muitas vezes, é utilizada em conjunto com a escrita e a sonora. Imagens, textos e sons se complementam entre si ou reforçam alguma mensagem.
Principais tipos de comunicação visual
Uma marca consistente colabora para melhorar a credibilidade da sua empresa. Para isso, é preciso alinhar toda a comunicação visual do negócio.
Nesse sentido, ser coerente e conciso na comunicação visual colabora para posicionar e destacar a sua empresa como autoridade no mercado, ainda mais se você investir em um bom plano de marketing.
Assim, uma boa identidade visual ainda pode gerar uma experiência positiva para os seus clientes, reforçando os valores da sua marca. Os principais tipos de comunicação visual são:
• desenhos;
• imagens;
• vídeos;
• gráficos.
• Infográficos
• Diagrama de Processo
• Mapas
• Apresentação
• Mapa Mental
Formas de comunicação visual com o cliente e a marca
• Folhetos
• Fotografias
• Outdoors
• Adesivos
• Faixas
• Placas
• Rótulos
• Etiquetas
• Adesivos
Elementos da comunicação visual
Alguns elementos são frequentemente usados na comunicação visual, como: pontos, formas, setas, linhas, formas geométricas, texturas e cores.
Esses são recursos que ajudam o interlocutor a transmitir a mensagem e, algumas vezes, há legendas indicando o que significa cada um desses ícones, em um mapa, por exemplo.
O mapa do metrô da cidade de São Paulo é um exemplo de diagrama com linguagem visual que apresenta vários elementos
Desse modo, a comunicação visual é todo meio de comunicação que se expressa por meio de signos não verbais, ou seja, utilizando componentes visuais para transmitir o que deseja
A importância da comunicação visual
Atenção imediata
Se você já ouviu o ditado popular “uma imagem vale mais do que mil palavras”, já sabe que, por mais clichê que seja, ele é verdadeiro. O uso de imagens é, há muito tempo, uma das melhores formas de transmitir mensagens de forma mais impactante e eficiente, sendo uma das opções ideais para se destacar mais da concorrência e alcançar o seu público com mais facilidade.
Fortalecimento da marca
Por provocar a atenção imediata e impulsionar o engajamento das pessoas, utilizar meios de comunicação visual também é uma forma de fortalecer a marca da sua empresa no mercado, melhorando o seu posicionamento e otimizando os resultados a longo prazo.
Engajamento
Se desenvolvida de uma forma eficaz e condizente com a identidade da empresa, a comunicação visual pode engajar mais os clientes, melhorando a percepção da marca e, ainda, aumentando as vendas.
Aumento da credibilidade
Você já sentiu mais segurança em comprar um produto ou serviço ao ver imagens dele, das pessoas que já compraram e de quem estava vendendo? Pois é, o uso da comunicação visual nas estratégias de uma empresa também ajuda a gerar mais credibilidade, segurança e confiança aos clientes.
Agora que você já sabe a importância de ter uma boa comunicação visual para o seu negocio, chegou a hora de utilizar os serviços da Help para engajar seu conteúdo.
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