Março, mês do consumidor

Veja as dicas para a semana do consumidor.

 
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor é comemorado no dia 15 de março e celebra os direitos conquistados pelos consumidores.
A origem  foi um discurso realizado pelo ex-presidente dos Estados Unidos John Kennedy em 15 de março de 1962. Em sua fala, ele ressaltou os princípios básicos da proteção dos interesses dos consumidores: direito à segurança, à informação, à escolha e a ser ouvido.
No Brasil, a comemoração  ocorre de uma maneira um pouco diferente. Embora o objetivo inicial fosse dar destaque aos direitos dos consumidores, a data acabou assumindo um papel comercial, após o varejo enxergar uma oportunidade de emendar os lucros da Black Friday e das festas de fim de ano. Não é à toa que o Dia do Consumidor é conhecido por muitos como a “Black Friday do primeiro semestre”.
No entanto, assim como ocorre na Black Friday, as promoções não se concentram em um só dia. Por esse motivo, surgiu o termo “Semana do Consumidor”. Como o nome já sugere, as ofertas começam na segunda e se estendem até sexta-feira da semana do dia 15 de março. Afinal, ao pulverizar as promoções, as lojas conseguem evitar a concorrência e chamar a atenção de clientes em potencial.

Mesmo sendo o Dia Mundial do Consumidor oficialmente celebrado em 15 de março, no Brasil, a data pode ser comemorada de quatro formas diferentes:

1. No próprio dia 15 de março, seguindo o padrão mundial
2. No meio da semana do dia 15 de março, conforme foi instituído pelo site de e-commerce Buscapé, em 2014
3. Durante uma semana inteira, se transformando na Semana do Consumidor
4. Ou, ainda, com um mês inteiro de ofertas, no caso do Mês do Consumidor.

 

Como aproveitar melhor o Dia do Consumidor?
Repleto de descontos e ofertas tentadoras, o Dia do Consumidor é um convite para querer comprar.
Separamos algumas dicas de boas práticas para comprar nesta época do ano sem qualquer arrependimento. Confira:
• Compre em lojas seguras, verificando a reputação delas em sites de proteção ao consumidor, como o Reclame Aqui
• Procure pesquisar, comparar e acompanhar os preços para fazer as compras no melhor momento (sites de comparadores de preços podem ser grandes aliados)
• Use cashback e cupons de desconto para tornar as ofertas do Dia do Consumidor ainda mais atrativas
• Verifique se as lojas oferecem cartões ou programas de fidelidade, pois, com isso, você pode ganhar um desconto sobre o valor da compra e ter acesso a outros benefícios
• Aproveite para consultar também se as lojas de sua preferência estão oferecendo outras vantagens nas compras, como frete grátis e juros menores em compras parceladas
• Se atente, ainda, aos direitos do consumidor para exercer sua cidadania e evitar qualquer dor de cabeça.

Por conta da sua crescente popularidade entre o público, além de alavancar os resultados das vendas, o Dia do Consumidor 2022 apresenta uma grande oportunidade para os negócios, a de estreitar o relacionamento entre os clientes com a marca. No final, as ações e eventos planejados e executados na data, podem ser um excelente chamariz para alcançar novos consumidores e, da mesma maneira, aprimorar o relacionamento com a sua base já consolidada de clientes.
Um  bom atendimento ao cliente está no topo das prioridades do público, fazendo com que o auxílio de ferramentas tecnológicos e recursos sejam essenciais para satisfazer os desejos dos clientes, seja quando pensamos nas vendas on-line ou, ainda assim, para as campanhas de relacionamento e pós-venda de todos os tipos de negócios. Assim, é possível estar presente para o consumidor quando ele precisar e desejar, transformando a interação entre a empresa e o público.

Para isso, algumas estratégias podem ajudar a melhorar a experiência de consumo do seu cliente:

• Entender quem é e o comportamento do seu consumidor: com um conhecimento de quem é o seu cliente, fica mais certeiro estruturar e implementar estratégias de relacionamento. Para isso, o estudo da buyer persona se mostra uma ferramenta estratégica para os negócios
• Oferecer múltiplos canais de comunicação: é preciso integrar o físico com o digital, o on com o off-line. Por isso, reconhecer os clientes nos canais de contato é tão importante, como chatbots, SMS, e-mail, redes sociais, torpedos de voz e o próprio telefone. Os canais de atendimento precisam estar onde o público está, o que está bastante relacionado com o primeiro ponto, obedecer ou estar de acordo com a urgência da ocasião e, principalmente, devem estar integrados.
• Preparar a sua equipe: ações de venda e de comunicação são muito importantes para o sucesso do relacionamento com o cliente, mas a equipe deve estar pronta para implementá-las, fazendo com que aquilo que estava programado funcione e faça sentido de ponta a ponta.

Além disso, para aproveitar todo o potencial do Dia do Consumidor, as empresas podem realizar ações como:

• SMS Marketing;
• Marketing de relacionamento;
• Promoções;
• Ofertas relâmpago;
• Combos de serviço;
• Programa de pontos;
• Programa de fidelidade.

Gostou das dicas?
Corre que ainda da tempo de preparar grandes ofertas para essa semana.
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