O Dia Internacional do Consumidor é comemorado nesta terça feira (15) e, desde o início da semana, passada muitas empresas têm oferecido ofertas para seus cliente
Os dados revelam que não se trata mais de apenas um dia, mas sim, de uma semana de ofertas. Isso acontece também em outras datas de grande movimentação no comércio como a Black Friday, uma das maiores temporadas de compras.
Entre os dias 02 e 15 de março DE 2021 , as lojas virtuais faturaram mais de R$6,3 bilhões de reais um crescimento de 85% em comparação com o mesmo período do ano passado. E só no dia 15, os e-commerces chegaram aos R$592 milhões, cerca de 10% do valor total de março.
Por conta disso, várias empresas aproveitam a semana – e, em alguns casos, até o mês inteiro – para anunciar ofertas e oferecer descontos em diferentes mercadorias e serviços. O período também é marcado pela procura de produtos eletrônicos mais em conta, como celulares e notebooks.
Grandes empresas de diferentes setores aderem à Semana do Consumidor. Nesta edição, um dos participantes de destaque é a Amazon, loja bastante conhecida por embarcar em períodos promocionais e oferecer descontos em produtos e entregas grátis. Varejistas nacionais de renome, como Magazine Luiza, Lojas Americanas, Casas Bahia e Ponto antigo Pontofrio também participam do evento. Os descontos prometidos chegam a 80%
Redes sociais
Outro dado importante, e que reflete muito os hábitos de consumo na pandemia, é o movimento nas redes sociais. O volume de agendamentos de campanhas nas redes sociais aumentou em 29,3% na primeira quinzena de março, em comparação ao período entre 19 de fevereiro e 1º de março. Os próprios consumidores demonstram a importância das redes sociais no e-commerce: 27% deles afirmam optar pelo Instagram na hora de encontrar lojas (físicas e online) e 22% recorrem ao Facebook na hora de fazer suas compras.
Tentativa de Fraude 2020 X 2021
Segurança na web é uma questão extremamente importante para o e-commerce. Foram evitadas mais de 100 mil tentativas de fraude entre as duas primeiras semanas de março, mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2020.
Agora veja os produtos mais vendidos na internet em 2021
1. Roupas, sapatos, bolsas e acessórios
O varejo de moda representa 19% dos produtos mais vendidos na internet. Mesmo que não seja possível experimentar as roupas, as facilidades para realizar trocas e devoluções, fotos reais dos produtos com descrições detalhadas e tabelas de medidas, contribuem para o sucesso do segmento.
2. Perfumes e maquiagem
Assim como o varejo de moda, o setor de beleza está no ranking dos produtos mais vendidos na internet. O motivo disso é que os e-commerces especializados em produtos desse tipo contam com uma variedade muito maior do que em lojas físicas.
3. Móveis e decoração
Produtos para decorar a casa tiveram uma grande procura pelos consumidores neste ano. E não foram só quadros, nichos e outros objetos que entraram no carrinho de compras do brasileiro. Os móveis, como camas e sofás, também contaram com um grande volume de vendas. O destaque aqui é a tendência hands on, de arrumar a própria casa por conta, através de dicas dos e-commerce de decoração.
4. Celulares e notebooks
É desde antes de 2010 que esses produtos são mais vendidos na internet do que em lojas físicas. Isso porque com tantos dispositivos novos sendo lançados todo ano, fica mais simples para as lojas concentrarem o estoque em centros de distribuições do que enviar os modelos para as lojas físicas
5. Games e livros
O setor de entretenimento representa uma boa fatia das compras online. Tudo que envolve jogos, sejam eles de tabuleiro ou vídeo games, foi muito procurado durante o ano de 2021.
Os livros cresceram 97,25% em vendas, se comparado ao ano passado e os filmes também entram na lista.
6. Cursos online
A procura por estudo ou capacitação pela internet fez o mercado de vendas de cursos EAD disparar em 2021. Diversas plataformas online de ensino, como Udemy e Hotmart, faturaram alto este ano vendendo cursos de diversos nichos.
Para aproveitar as ofertas da Semana do Consumidor e não ser enganado, é preciso estar de olho nos preços. A principal dica é monitorar a variação de preço do produto desejado nos últimos dias e semanas. Nesse sentido, ferramentas como Compare TechTudo, Buscapé e Zoom podem ser bons aliados dos consumidores, já que permitem verificar se o valor atual é, de fato, o mais barato.
O CEO também alerta que “o consumidor deve ficar atento aos mesmos problemas que acontecem em época de Black Friday, como propaganda enganosa, preço mascarado, aumento no valor do frete em regiões do Brasil mais distantes dos centros de distribuição e também no aumento no prazo de entrega”.
Por isso, pesquise muito antes, vejam como as empresas atendem no Reclame AQUI e prefira as marcas com melhores reputações. Nunca se arrisque em comprar em sites desconhecidos nessas datas de grande volume de vendas. “Muitos aproveitadores fazem promoções falsas e sites falsos para enganar o consumidor. Evite também comprar com pagamentos por boleto”
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