Copa do Mundo: Sua chance de empreender

Entenda como o maior evento esportivo do mundo pode te ajudar a empreender e impulsionar o seu negócio.

A Copa do Mundo de Futebol, organizada pela FIFA (Federação Internacional de Futebol), é um dos eventos esportivos mais aguardados, já que ocorre uma vez a cada quatro anos e carrega o maior senso de patriotismo entre as nações. Acredito que você tenha muitas memórias felizes ao assistir aos jogos do Brasil e torcer com orgulho pelo país do futebol. É o momento em que todos os brasileiros deixam suas divergências de lado por um bem maior: ganhar a taça de melhor seleção do mundo. E se tem uma coisa em que o Brasil se destaca, essa coisa é o futebol.

Como a Copa do Mundo movimenta a Economia

Mas se engana quem pensa que só os torcedores e fanáticos pelo esporte aproveitam o evento. A Copa é uma oportunidade de ouro para fomentar a economia dos países que sediam o evento. Diversos setores do mercado são afetados diretamente com a chegada da Copa, como os serviços de hotelaria, o varejo, setor alimentício e principalmente o turismo. O país tem maior interesse em investir em melhorias na infraestrutura e a concorrência fica a todo vapor para conquistar consumidores de todo lugar do globo.
Para se ter uma ideia, a Copa de 2014 sediada no Brasil trouxe um total de 6,4 milhões de estrangeiros ao país, tendo 5,4 milhões deles visitado os estados onde ocorreram os jogos do torneio. E quanto ao lucro obtido durante os meses do evento, junho e julho, o Brasil chegou a faturar US$1,5 bilhão, segundo dados do Banco Central.
Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito – SPC divulgou que ao menos 60 milhões de brasileiros vão consumir algum produto em decorrência da Copa. Desde carnes e cervejas até ítens de decoração temática ou peças de vestuário.

Desafios e Oportunidades financeiras

É nítido o quanto esses eventos mundiais podem trazer grandes oportunidades de investimento e crescimento econômico. Mas e quando a Copa não é sediada no Brasil? Vale o investimento e atenção das empresas mesmo assim? Continue lendo o artigo para saber como as empresas podem transformar esse evento em uma chance de faturar ainda mais.
Sim! Muitos setores se beneficiam nesse momento tão importante. Em especial bares e restaurantes que transmitem os jogos, supermercados, ambulantes, varejistas… A preocupação, no entanto, está em empresas que fecham nos dias de jogos ou perdem movimento, e até varejistas que não vendem produtos atrelados à Copa. Como essas empresas podem driblar os desafios e superar a concorrência?
Os desafios durante a Copa existem! Muitos empresários se preocupam com o desânimo dos funcionários e a falta de foco nesse período. E enquanto muitas empresas preferem cortar gastos, os empreendedores de sucesso direcionam seus investimentos de forma inteligente ao desenvolver os recursos humanos. Isso mesmo! Muitas empresas utilizam esse momento para focar em gestão de pessoas e treinar os colaboradores, já que o capital intelectual é de extrema importância para o sucesso de uma organização.
Um bom ponto de partida para os empreendedores que querem ter sucesso durante a copa, é focar em gestão de pessoas e incentivar os colaboradores a atingir as metas. Fortalecer sua equipe com treinamento, motivação e confiança, vai prepará-la para os novos cenários econômicos que sua empresa enfrentará, além de estabelecer um ambiente de cooperação essencial para uma empresa de sucesso!

Principais ações que o empreendedor deve tomar nesse momento

  • Esteja preparado! – O seu plano de negócios precisa estar preparado para possíveis contingências de cenários econômicos adversos. Não deixe seu negócio ser pego desprevenido, tenha sempre um plano! 
  • Foque no trabalho em equipe – São nesses cenários em que uma equipe bem treinada e preparada fará toda diferença. Você não precisa cuidar de tudo sozinho. Conte com sua equipe para atingir as metas e estar atento aos resultados. 
  • Use o Marketing Digital para fortalecer sua marca e se aproximar do seu público-alvo – O Marketing Digital é essencial para a comunicação da sua marca com o seu público-alvo. É ele o responsável por estreitar os laços com o consumidor e oferecer vantagens e novidades que superem a concorrência. 
  • Use e abuse das redes sociais! – Isso mesmo, as redes sociais têm uma força gigantesca hoje. É lá onde seu potencial cliente estará se informando sobre os jogos, estará comentando e vibrando com as notícias. Esteja presente, se comunique com o seu público, pois assim ele sempre se lembrará de você! Não fique para trás! Afinal, quem não é visto, não é lembrado. 
  • Esteja atento às necessidades e demandas dos seus clientes! – Uma boa pesquisa das tendências de mercado te dirão as necessidades dos seus clientes diante desse evento global! Esteja atento às novas necessidades dos seus clientes e esteja pronto para atendê-las. 
  • Seja criativo e ousado! – Esse é o momento de pensar fora da caixa, ousar e ser inovador! Conhecendo seu público-alvo, realizando as etapas acima, você estará pronto para inovar e entregar produtos e serviços únicos aos seus clientes. 
  • Invista em campanhas online – Coloque sua empresa onde as pessoas estão! Posicionamento é tudo. E nada melhor do que as campanhas para impulsionar o seu negócio. Aposte no Facebook e Instagram Ads!

As oportunidades são diversas e a sua empresa só tem a crescer. Tenha um bom planejamento, foque no Marketing Digital, treine sua equipe, fique atento às tendências, que o sucesso estará garantido!

 
Vimos que a economia é muito favorável durante a Copa do Mundo, e que apesar dos desafios, o cenário pode agregar muito para quem quer empreender. E você? Já tinha pensado nesse evento como uma chance de expandir o seu negócio? Seja craque na sua empresa e não deixe as oportunidades financeiras passarem!
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