Marketing Esportivo: Entenda sobre e como funcionará na Copa do Mundo 2022
Com a Copa do Mundo de 2022 chegando, diversas marcas estão focando no marketing esportivo.
Com o futebol sendo um dos maiores esportes que geram entretenimento e audiência do mundo, diversas empresas usam a copa do mundo como um foco para fazer a publicidade de suas marcas.
Marketing esportivo é um segmento de marketing que tem como objetivo criar negócios e atrair clientes para empresas inseridas no universo do esporte.
É por meio disso que marcas promovem produtos esportivos, sempre com o intuito de captar a atenção de consumidores desse mercado, satisfazendo suas necessidades e desejos relacionados ao esporte.
Segundo um estudo de 2018 da Sports Value, o mercado de marketing esportivo movimenta 200 bilhões de reais por ano.
E uma outra pesquisa da Sports Value, também de 2018 (ano da copa), aponta que o faturamento do setor de varejo esportivo é de 260 bilhões de dólares ao redor do mundo.
Com isso, nesse artigo veremos, como o marketing esportivo funciona, como colocar em prática e o que se esperar do marketing em ano de copa, Confira!
Como funciona Marketing Esportivo?
Aqui no Brasil, um evento como a Copa do Mundo da FIFA, é um polo onde as mega ações de marketing esportivo obtém bastante sucesso.
Aliás, última a Copa do Mundo, no ano de 2018, foi vista por mais da metade da população do mundo. Marcas esportivas populares como Nike, Adidas e Puma patrocinaram diversos times.
A promoção de produtos feita por especialistas em determinada modalidade, também é uma estratégia bastante forte no marketing esportivo. Seus resultados são bem melhores do que simplesmente contratar uma celebridade aleatória.
Por isso, nos próximos tópicos iremos explicar quais são as estratégias mais utilizadas pelas marcas para promover o marketing esportivo.
São elas:
1. Patrocínio
O patrocínio é umas das ações de marketing esportivo mais comuns.
É quando uma marca paga um time ou atleta ou dá suporte financeiro para a realização de um evento em troca de anunciar.
Isso pode ser feito, por exemplo, colocando o nome em uma camiseta ou banners durante um evento para promover e aumentar a visibilidade marca perante o público participante.
2. Licenciamento
O licenciamento é um recurso que permite à marca usar seu nome e imagem como responsável pela venda de produtos e serviços que sejam de pertencimento de atletas ou entidades esportivas.
3. Eventos esportivos
Eventos são ótimas oportunidades para as marcas investirem em relacionamento com cliente e adquirirem visibilidade.
A forma mais comum de marketing por meio de eventos é o patrocínio a ligas, torneios e competições.
Também a possibilidade de, dentro desses eventos, a marca oferecer um espaço voltado à experiência.
4. Anúncios em estádios
Outra possibilidade, mas que demanda um alto investimento, é anunciar em estádios, colocando o logotipo da marca em banners para aumentar a visibilidade.
É o caso, por exemplo, dos anúncios que ficam em banners ao redor da quadra de esportes e, consequentemente, aparecem na transmissão, alcançando não apenas quem está no estádio, mas também que assiste à partida pela televisão.
5. Produção de conteúdo
A produção de conteúdo é uma das melhores estratégias de marketing. Portanto, também pode ser aplicada ao mercado esportivo.
Fazer posts em redes sociais e publicar artigos em blogs, por exemplo, são recursos que ajudam a estabelecer a marca como autoridade no mercado, construir relacionamento com o público e permanecer no imaginário do consumidor com frequência.
O que se esperar do Marketing Esportivo na Copa do Mundo 2022
A promoção e divulgação das marcas por meio do esporte é uma prática centenária, iniciada pela Gillette no início do século 20 (contamos essa história e entrevistamos a diretora de Marketing da Gillette aqui).
Após viver um boom no Brasil nos anos que antecederam a realização da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016, o mercado esportivo passou a valorizar os profissionais de marketing, com maior investimento nas equipes de Comunicação de clubes, confederações e também maior número de ativações por parte das marcas.
A Copa do Mundo é um evento muito especial para bilhões de fãs de futebol espalhados pelo mundo. E, sendo assim, é também o momento para as marcas atrelarem sua imagem ao esporte e ao evento. Por isso, muito dinheiro esteve envolvido nas campanhas de marketing da Copa do Mundo 2018.
No Brasil, as patrocinadoras da Copa do Mundo e da Seleção Brasileira aparecem repetidamente entre os jogos exibidos em rede nacional. Seus jingles exaltando nossa cultura não saem da cabeça.
Empresas como Vivo, Coca-Cola e Itaú ganham destaque por investirem no futebol e em boas campanhas há anos. Desta maneira, suas campanhas se consolidam mais facilmente.
Um dos temas mais abordados no mundo esportivo é o marketing da Copa do Mundo 2022 que irá acontecer no Qatar, por isso diversas empresas estão focando em boas estratégias de marketing para que a Copa do Mundo funcione como o planejado e acabe trazendo benefícios para as marcas.
Esse assunto vai desde os atletas que brasileiros que irão participar do evento, até mesmo as atrações que a Copa do Mundo 2022 trará para quem deseja visitar o país nesta época.
Para que esta estratégia possa funcionar de uma boa maneira é preciso que o marketing esportivo cumpra as seguintes tarefas: criação, formatação, produção, distribuição, propagação, e por fim, a entrega do produto.
Com isso, pode-se afirmar que o marketing esportivo da Copa do Mundo 2022 irá precisar de profissionais com muita capacitação profissional, bom treinamento, boa motivação e acima de tudo boa remuneração, pois isso poderá resultar em ótimos resultados para a empresa de marketing e para quem está investindo na mesma para divulgar o que é de seu interessante.
Além da qualidade de seus artigos esportivos, as marcas investem pesado no marketing para atrair os consumidores. O foco é fazer a marca ser respeitada e extremamente confiável, causando até mesmo laços até “emocionais”.
Em seu propósito de encantar consumidores e construir uma relação com o futebol e seus fãs, muitas empresas exibem ótimas campanhas em época de Copa do Mundo.
Bônus: Campanhas mais aclamadas da Copa do Mundo de 2018
1º lugar – Nike (Brasil)
Em época de Copa do Mundo, uma coisa é certa: a Nike vai acertar. Em 1998, o clássico comercial em que os jogadores da Seleção jogavam futebol no aeroporto.
Em 2006, um embate entre as estrelas da nossa Seleção com o time português. Ou seja, suas campanhas de marketing da Copa do Mundo sempre ficam marcadas.
Da última vez, não foi diferente. A campanha foi na Brasileiragem tentando resgatar o amor e a raça brasileira após o fiasco em casa, na Copa do Mundo de 2014.
A ideia do Marketing foi fazer um vídeo onde a pergunta do vídeo foi simples: ainda temos a brasileiragem que sempre encantou o mundo? E os jogadores tratam logo de mostrar isso.
Passando por grandes craques, a fórmula é até um pouco batida, com crianças brincando na rua e em campos de terra. Mas a produção é tão boa que contagia os brasileiros apaixonados por futebol.
Além disso, o comercial também resgata o lance de Ronaldo no aeroporto, em 1998.
No fim, o garoto Kauã faz uma preleção para o espectador, assim como fez antes de um jogo do seu time, que viralizou na internet.
“Isso aqui é Brasil, pô. Essa camisa tem história!”, diz o garoto, aos gritos, contagiando todos na torcida pelo hexa campeonato.
2º lugar – Tyc Sports (Argentina)
O canal de TV argentino Tyc Sports decidiu alfinetar o presidente russo, Vladimir Putin, ao defender a manifestação de amor entre homens.
Apesar do sucesso nas redes sociais, o vídeo foi excluído pouco tempo depois pela emissora. Mas é claro que as cópias já estavam feitas.
Neste caso, a emissora utiliza tanto situações de jogo quanto situações extracampo para explicar seu argumento. “Viemos de um lugar onde é comum um homem chorar por outro homem” é a frase de efeito.
Na Rússia, um decreto popularmente chamado de “lei anti gay” proíbe manifestações públicas de apoio à causa LGBT. Por isso, muitos torcedores, tanto desta Copa, quanto dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, foram detidos ao descumprir esta lei.
3º lugar – Sagres (Portugal)
A Sagres, marca de cerveja portuguesa, realizou uma campanha para esta copa do mundo chamada Por Portugal, repete o Ritual.
Em 2016, a seleção portuguesa foi campeã da Eurocopa. Por isso, em 2018, a proposta é simples: o que Ricardo Araújo Pereira, humorista português, pede para os fãs da seleção lusitana, é que repitam todos os rituais do título europeu.
Ricardo garante: a seleção fará a sua parte, mas os torcedores também devem fazer a sua. Consequentemente, tudo deve ser idêntico.
As pessoas devem repetir os lugares em que se sentaram, ter as mesmas namoradas mesmo que não estejam mais juntos e usar a mesma camisa, mesmo que esta não sirva mais. Obviamente, os bares precisam ter o mesmo número de garrafas de Sagre que tinham nos dias de jogo de Portugal.
4º Lugar – Gatorade
A marca de isotônicos Gatorade é uma das patrocinadoras de Lionel Messi. Para este mundial, divulgaram um comercial contando a vida do argentino.
No vídeo, a história começa com seus jogos na base do Newell’s Old Boys até a notícia sobre uma condição médica: seu corpo havia parado de crescer.
Desolado, o pequeno Messi é tranquilizado por ele mesmo, porém adulto e com o uniforme do Barcelona.
Seu conselho é para que o menino continue perseguindo os seus sonhos. Dessa maneira, a história continua até o mundial do Brasil em 2014, em que a Argentina sai derrotada na final pela poderosa Alemanha.
Para que o adulto Messi, hoje já consagrado, não desista do seu sonho no mundial da Rússia, o pequeno Messi surge para devolver a mensagem de apoio.
5º lugar – Bwin
Quem Roubou a Taça?
Este é o título e a pergunta que a Bwin faz neste comercial. A empresa de jogos online tem seu core business nas apostas esportivas. E o futebol é a principal área de interesse dos clientes.
Assim, o comercial mostra várias personalidades do mundo do futebol: Cafú, Maradona, Stefan Effenberg e Vicente del Bosque estão armando planos para roubar a Taça da Copa em um evento de gala.
A empresa ainda se utiliza do cliffhanger para dar continuidade à campanha: a resposta para a pergunta fica em aberto e, provavelmente, só será respondida ao final do torneio.
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