Descubra a cor que combina com a sua marca.
Como todo mundo sabe, estabelecer uma identidade de marca sólida é extremamente importante.
O esquema de cores que uma empresa escolhe para o seu logo ficará eternamente associado com a identidade da marca. De acordo com pesquisas, a cor aumenta o reconhecimento da marca em 80 por cento
As cores não têm a ver só com estética. Além de agradar aos olhos, elas precisam inspirar, criar estados de espírito, transmitir sentimentos, por isso, não devem ser escolhidas aleatoriamente. É preciso compreender seus atributos e utilizá-las com cuidado para atrair clientes ao invés de repeli-los
É importante saber que cada uma tem um significado diferente, dependendo do lugar e da época. Se usada de maneira adequada, ela pode ser uma poderosa ferramenta para os designers. Vale aliar também, a criatividade ao senso crítico, para criar combinações cheias de personalidade
Marcas famosas no mercado se importam muito com as cores, pois sabem que elas são fundamentais para se comunicar, de forma eficiente, com os seus vários públicos de relacionamento.
Conforme estudos do neurocientista Antonio Damasio, a maneira como os consumidores se sentem em relação a uma marca tem mais interferência do que pensamos. Isso acontece porque as cores são capazes de evocar as emoções humanas, impactando as vendas ou desempenho da sua marca.
Veja o significado das principais cores:
Vermelho: Primária e a mais saturada de todas. É a que mais se destaca visualmente e a mais rapidamente distinguida pelos olhos.
Uso no marketing:
• Para estimular o apetite
• Para captar a atenção e criar senso de urgência
• Para proporcionar confiança e energia
Amarelo: Primária. É a mais clara das cores e a que mais se aproxima do branco numa escala de tons
Uso no marketing:
• Para comunicar otimismo e espontaneidade
• Para estimular o pensamento criativo e proporcionar energia
• Para capturar a atenção dos consumidores
Azul: É a mais escura das três primárias e considerada a mais fria de todas. Está entre as mais usadas pelas marcas
Uso no marketing:
• Para estimular a produtividade
• Sugere precisão em produtos de alta tecnologia
• Tons escuros comunicam estabilidade e inspiram confiança
Laranja: Secundária, resultante da mistura do vermelho com o amarelo. Muito utilizada para chamar a atenção, anunciando ações imediatas e impulsivas.
Uso no marketing:
• Para comunicar diversão
• Para estimular a atividade cerebral
• Para criar call-to-action
Verde: Secundária, resultante da mistura do azul com o amarelo. É processada
Uso no marketing:
• Muito utilizada por marcas “ricas”
• Para criar ambientes relaxantes
• Para estimular a consciência ecológica
Branco: Do ponto de vista físico, o branco é a soma das cores; psicologicamente é a ausência delas.A cor é adequada para a maioria dos mercados-alvos.
Uso no marketing:
• Usado para sugerir simplicidade em produtos tecnológicos
• No mercado de alimentos é utilizado em produtos de baixo valor calórico
• Adiciona força e sofisticação
Preto: Indica a ausência da luz. É umas das cores mais empregadas nos diversos ramos da atividade humana em todos os tempos
Uso no marketing:
• Mostra a autoridade de uma marca no mercado
• Sugere atemporalidade
• Sugere nobreza e distinção
Para escolher uma paleta para marcas, não existe muito mistério, mas também, nenhuma receita pronta. Ao definir a identidade de marca, você deve usar a imaginação e também ser coerente com a mensagem que deseja transmitir.
Com isso em mente, você deve pensar em qual conceito deseja agregar à marca e quais são as cores que melhor conversam com ele. Lembre-se de que as cores escolhidas farão parte de todas as ações de marketing, o que inclui as redes sociais e as mídias off-line
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Agora que você sabe que a cor da sua marca é a principal marca registrada , chegou a hora de escolher a cor do seu logo.
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