Como criar o seu Marketing Pessoal?
Quando se cria um marketing pessoal é necessário primeiro identificar quais são as qualificações, experiências, qual serviço ou produto será vendido e como serão utilizados no mercado de trabalho.
Aplicando táticas como a definição de visão, missão e valores e a utilização de um networking, dá para planejar o seu Marketing Pessoal e criar uma estratégia excelente para divulgá-lo para assim, entender como se pode competir com outros profissionais.
1. Missão, visão e valores
Quando se trabalha com uma marca, é necessário definir critérios para começar a ter uma posição no mercado.
É para isso que a Missão, visão e valores funcionam.
– A missão são os motivos pelo qual você trabalha, o que te move, te motiva, mas também são suas pretensões com os clientes, o que você pretende entregar a eles. Geralmente ela guia a tática de um negócio ou pessoa para que os objetivos sejam mais claros.
– A visão, por sua vez, é o planejamento que deve ser pensado a longo prazo. Quais são seus objetivos futuros, onde você pretende estar daqui há uns anos, qual papel profissional você gostará de exercer e como fará para chegar lá.
– Já valores são a orientação da postura profissional, como as estruturas de um bom marketing pessoal deve funcionar.
Utilizar esses parâmetros fará com que você entenda qual mensagem você precisa passar para conquistar clientes.
2. Utilizar bem as redes sociais
As redes sociais são a principal forma para se fazer uma boa publicidade, diante de todos os avanços da internet, hoje em dia não existe nada melhor para o marketing do que as redes sociais, onde ela são completamente acessíveis a qualquer profissional ou cliente.
Mas para ganhar destaque nela é preciso ter alguns cuidados, estudar com ela funcionam e fazer um bom trabalho.
Qualquer marca pode ter mais visibilidade ao ingressar na internet e nas redes sociais, mas ter um conteúdo relevante e se tornar um destaque é essencial, pois assim você mostrará algo que cative mais clientes, se tornando mais procurado em comparação a seus concorrentes.
Com toda a acessibilidade e baixo custo que o marketing nas redes sociais promovem, os profissionais estão cada vez mais inseridos nesse ramo tecnológico, o que faz com que a concorrência seja maior, por isso é necessário ter uma visão diferenciada em relação as redes sociais.
3. Networking
Networking trata-se de uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si.
Sua finalidade é proporcionar relacionamentos de colaboração recíproca entre profissionais.
Ter um bom networking é essencial para o marketing pessoal. Aumentar os seus contatos, com outros profissionais, empresas que contratam seus serviços.
Participar de eventos também é importante, pois assim você constrói relacionamentos não só virtuais, mas também presenciais, com isso fica até mais fácil de encontrar profissionais que ajudarão a encontrar um volume maior de oportunidades de trabalho, além de melhores propostas.
4. Tenha uma marca
Para tornar a divulgação do seu trabalho mais simples é essencial ter uma maneira de identificar você, e é aí que entra a marca.
Construir uma marca fará com que você consiga ter um reconhecimento e uma credibilidade grande, pois melhora a visualização que o cliente e as empresas terão de você.
Ter um logo único para seu website já é um bom começo, ter uma cor específica para as decorações das redes sociais, um padrão de postagens, tudo isso influência na sua marca.
5. Envolva-se com projetos
Precisa constituir um portfólio que realmente se diferencie dos demais? Que tal fazer trabalho voluntário?
Muitas ONGs precisam de ajuda e você pode oferecê-la recebendo em troca divulgação. As tarefas pro bono lhe ajudam a ganhar experiência e, geralmente, oferecem mais liberdade criativa, podendo envolvê-lo tanto na execução quanto no planejamento de estratégias.
6. Mantenha com seus clientes
Para ter um bom Marketing Pessoal, é importante sempre ter um contanto constante com seus clientes e empresas, causando assim uma confiança, para que futuramente, caso seja necessário, ele lembrem de você e envés de ir atrás de outro profissional, te procurem. É legal fazer uma lista de contato com todos eles e manter o contanto de forma confortável.
Manter um relacionamento bem nutrido com ele, com certeza fará com que te procurem, pois esse contanto demonstra uma boa segurança.
7. Aprenda a argumentar a seu favor
A argumentação está muito presente em nosso dia a dia, só que não enxergarmos quão importante ela é para as nossas conquistas. Sua importância é tão grande que o mundo empresarial já voltou seus olhos para esse verbo que, mais do que uma competência, já é visto como uma habilidade.
Por isso, expressar de maneira adequada e bem colocada, expor as ideias de uma forma clara e fazer com que todos a sua volta “comprem” a sua ideia, à primeira vista, pode parecer uma persuasão.
8. Invista em qualificação no marketing pessoal
Em qualquer área e em qualquer momento da vida é sempre essencial se aperfeiçoar e se qualificar cada vez mais, isso tanto em temos profissionais, quanto nos pessoais, é crucial sempre procurar investir em si mesmo, nos conhecimentos.
É importante procurar cursos para se aprofundar e especializar cada vez mais na sua área e em outras de seu interesse também.
9. Cuide da sua imagem
A importância de se manter um cuidado com a nossa imagem pessoal está no fato de que ela tem o poder de transmitir às pessoas que nos rodeiam credibilidade e confiança.
Com isso, temos a oportunidade de atuar e de mostrar que podemos contribuir, tanto com clientes, empresas, para o alcance de resultados extraordinários.
As pessoas ao nosso redor nos observam e nos julgam a todo momento, sendo este comportamento comum também no ambiente profissional.
10. Posicione-se de maneira coerente
Após se planejar e construir seu marketing pessoal, você precisa se preocupar em posicionar-se de maneira correta com sua atuação.
Isto é, evitar contradições em seu posicionamento que possam trabalhar contra o seu perfil profissional e seus ideais.
Credibilidade não se constrói da noite para o dia, porém pode se perder com uma única publicação.
Uma maneira bem simples de se evitar esse problema e garantir um posicionamento bem coerente é fazendo pequenas promessas, e cumprindo.
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