CRM: O que é e 5 dicas para atrair e fidelizar clientes

CRM (Customer Relationship Management) é o que chamamos de gestão do relacionamento com o cliente. O foco desse sistema é desenvolver um relacionamento com o cliente, evitando que eles sejam transferidos para outras áreas da empresa. 
O CRM é um conjunto de técnicas pensadas para realizar a otimização de contatos, resgate de turn (pessoas que cancelaram a compra de um serviço ou produto) e várias outras ações para auxiliar o time de vendas.

CRM de Marketing

No Inbound Marketing, o CRM é usado principalmente na primeira etapa do funil de vendas para atrair e informar o cliente que está tendo o primeiro contato com a sua marca. 
As principais funções são:

  • realizar campanhas de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ótima ferramenta para informar o potencial cliente sobre o seu negócio e direcioná-lo para os seus outros links.

  • publicar posts nas redes sociais

Estar nas redes sociais é essencial para crescer na Internet hoje em dia. Por meio delas você desenvolve um relacionamento mais próximo com os clientes, se comunica em tempo real e pode tirar dúvidas rapidamente, o que pode inclusive garantir alguns leads.

  • fazer relatórios e dashboards 

Sem métricas e indicadores, a sua empresa está atirando no escuro. Para saber o que funciona e o que precisa melhorar, é preciso ter um relatório atualizado e preciso.

CRM de Vendas

O CRM de vendas tem o objetivo de aumentar as vendas da empresa rapidamente.
As principais funções desse sistema são:

  • Gestão de leads
  • Incentivar o cadastro de clientes
  • Criar o funil de vendas
  • Gestão da equipe de vendas
  • Fazer relatórios

Como funciona?

O CRM é um software desenvolvido pela empresa para coletar dados e informações sobre os clientes e quais ações eles realizam com a sua empresa, como o cadastro para receber newsletters, uso do SAC para tirar dúvidas e a compra efetiva de um produto.
Com essas informações, a empresa pode analisar quais esforços de marketing estão dando resultado e o que precisa de uma atenção maior. Assim, a estratégia criada pela empresa será muito mais assertiva e trará os resultados esperados. 
Você pode usar a ferramenta que melhor atende às suas necessidades. Algumas empresas utilizam o Google Sheets, o Trello e o Pipedrive para fazer o gerenciamento das informações. 
O importante é ter um método de organizar e armazenar as informações de forma segura, para não correr o risco de perder algum dado importante que possa prejudicar sua estratégia.
Agora que você já sabe o que é, para que serve e como funciona, daremos algumas dicas para te ajudar a montar um CRM eficiente para alavancar as vendas.

1. Armazene os dados em um só lugar

Como vimos anteriormente, os dados e relatórios são a base de um bom CRM. São eles que vão guiar as ações de marketing da empresa e embasar as estratégias. 
O fácil acesso a esses dados é essencial para a sua empresa. Afinal, é por meio delas que você conhece o cliente, como ele se comporta, do que ele gosta e o que ele precisa. 
Essas informações fazem toda diferença para a comunicação e o relacionamento com os clientes. Por isso, armazene os dados em um só lugar para conseguir consultá-los facilmente. 

2. Segmente os seus clientes

Quem é o seu cliente? Para quem você está vendendo, do que essa pessoa precisa, quais são os seus hábitos de consumo, o que esperam de uma marca como a sua? São essas e outras várias perguntas que você deve se fazer para segmentar os seus clientes.
Isso ajuda a entender como a sua empresa vai satisfazer melhor os clientes, superar as expectativas e se destacar da concorrência. 
Os critérios mais usados para a segmentação de clientes é: idade, gênero, classe social, estilo de vida, etc.

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3. O relacionamento com o cliente é a chave

O relacionamento com o cliente deve ser prioridade para a sua empresa se você quer aumentar as vendas. 
O diferencial da sua empresa, o que vai fazer o cliente preferir comprar com você e não com a concorrência é como ele é atendido. O relacionamento com o cliente é o que passará a confiança necessária para ele voltar a comprar com você e recomendar a sua marca para outras pessoas.
Um bom relacionamento com o cliente vai desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda, ao acompanhar a satisfação do cliente.

  • Seja ativo nas redes sociais
  • Esteja disponível para tirar dúvidas
  • Tenha um SAC eficiente
  • Faça um e-mail marketing interessante com conteúdos relevantes
4. Fidelize o cliente

Segundo Phillip Kotler, conhecido como o pai do marketing, “conquistar um novo cliente entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”.
Ou seja, fidelize o seu cliente! Existem várias estratégias de fidelização de clientes, como investir no relacionamento com o cliente, oferecer planos de assinatura, cartões fidelidade e etc.
A ideia é buscar formas do cliente querer voltar a comprar com você e ser leal à marca.

5. Tenha uma visão analítica 

Marketing é estratégia. Nada pode ser feito sem um objetivo, uma meta e uma métrica. Para ter um CRM realmente eficaz, acompanhe os resultados, tenha os dados armazenados corretamente, analise a performance das suas campanhas e faça relatórios.
Pode parecer complicado, mas com organização e planejamento, essas etapas podem realmente transformar o seu negócio. 
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