CRM (Customer Relationship Management) é o que chamamos de gestão do relacionamento com o cliente. O foco desse sistema é desenvolver um relacionamento com o cliente, evitando que eles sejam transferidos para outras áreas da empresa.
O CRM é um conjunto de técnicas pensadas para realizar a otimização de contatos, resgate de turn (pessoas que cancelaram a compra de um serviço ou produto) e várias outras ações para auxiliar o time de vendas.
CRM de Marketing
No Inbound Marketing, o CRM é usado principalmente na primeira etapa do funil de vendas para atrair e informar o cliente que está tendo o primeiro contato com a sua marca.
As principais funções são:
- realizar campanhas de e-mail marketing
O e-mail marketing é uma ótima ferramenta para informar o potencial cliente sobre o seu negócio e direcioná-lo para os seus outros links.
- publicar posts nas redes sociais
Estar nas redes sociais é essencial para crescer na Internet hoje em dia. Por meio delas você desenvolve um relacionamento mais próximo com os clientes, se comunica em tempo real e pode tirar dúvidas rapidamente, o que pode inclusive garantir alguns leads.
- fazer relatórios e dashboards
Sem métricas e indicadores, a sua empresa está atirando no escuro. Para saber o que funciona e o que precisa melhorar, é preciso ter um relatório atualizado e preciso.
CRM de Vendas
O CRM de vendas tem o objetivo de aumentar as vendas da empresa rapidamente.
As principais funções desse sistema são:
- Gestão de leads
- Incentivar o cadastro de clientes
- Criar o funil de vendas
- Gestão da equipe de vendas
- Fazer relatórios
Como funciona?
O CRM é um software desenvolvido pela empresa para coletar dados e informações sobre os clientes e quais ações eles realizam com a sua empresa, como o cadastro para receber newsletters, uso do SAC para tirar dúvidas e a compra efetiva de um produto.
Com essas informações, a empresa pode analisar quais esforços de marketing estão dando resultado e o que precisa de uma atenção maior. Assim, a estratégia criada pela empresa será muito mais assertiva e trará os resultados esperados.
Você pode usar a ferramenta que melhor atende às suas necessidades. Algumas empresas utilizam o Google Sheets, o Trello e o Pipedrive para fazer o gerenciamento das informações.
O importante é ter um método de organizar e armazenar as informações de forma segura, para não correr o risco de perder algum dado importante que possa prejudicar sua estratégia.
Agora que você já sabe o que é, para que serve e como funciona, daremos algumas dicas para te ajudar a montar um CRM eficiente para alavancar as vendas.
1. Armazene os dados em um só lugar
Como vimos anteriormente, os dados e relatórios são a base de um bom CRM. São eles que vão guiar as ações de marketing da empresa e embasar as estratégias.
O fácil acesso a esses dados é essencial para a sua empresa. Afinal, é por meio delas que você conhece o cliente, como ele se comporta, do que ele gosta e o que ele precisa.
Essas informações fazem toda diferença para a comunicação e o relacionamento com os clientes. Por isso, armazene os dados em um só lugar para conseguir consultá-los facilmente.
2. Segmente os seus clientes
Quem é o seu cliente? Para quem você está vendendo, do que essa pessoa precisa, quais são os seus hábitos de consumo, o que esperam de uma marca como a sua? São essas e outras várias perguntas que você deve se fazer para segmentar os seus clientes.
Isso ajuda a entender como a sua empresa vai satisfazer melhor os clientes, superar as expectativas e se destacar da concorrência.
Os critérios mais usados para a segmentação de clientes é: idade, gênero, classe social, estilo de vida, etc.
3. O relacionamento com o cliente é a chave
O relacionamento com o cliente deve ser prioridade para a sua empresa se você quer aumentar as vendas.
O diferencial da sua empresa, o que vai fazer o cliente preferir comprar com você e não com a concorrência é como ele é atendido. O relacionamento com o cliente é o que passará a confiança necessária para ele voltar a comprar com você e recomendar a sua marca para outras pessoas.
Um bom relacionamento com o cliente vai desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda, ao acompanhar a satisfação do cliente.
- Seja ativo nas redes sociais
- Esteja disponível para tirar dúvidas
- Tenha um SAC eficiente
- Faça um e-mail marketing interessante com conteúdos relevantes
4. Fidelize o cliente
Segundo Phillip Kotler, conhecido como o pai do marketing, “conquistar um novo cliente entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”.
Ou seja, fidelize o seu cliente! Existem várias estratégias de fidelização de clientes, como investir no relacionamento com o cliente, oferecer planos de assinatura, cartões fidelidade e etc.
A ideia é buscar formas do cliente querer voltar a comprar com você e ser leal à marca.
5. Tenha uma visão analítica
Marketing é estratégia. Nada pode ser feito sem um objetivo, uma meta e uma métrica. Para ter um CRM realmente eficaz, acompanhe os resultados, tenha os dados armazenados corretamente, analise a performance das suas campanhas e faça relatórios.
Pode parecer complicado, mas com organização e planejamento, essas etapas podem realmente transformar o seu negócio.
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