O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais nome, endereço, número de telefone, etc , e suas atividades e pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações.
Entretanto, a plataforma não é apenas uma lista de contatos elaborada: ela reúne e integra dados valiosos para preparar e atualizar suas equipes com informações pessoais dos clientes, histórico e preferência de compras.
Plataforma CRM
- Rastreia ativamente e gerencia as informações dos clientes.
- Conecta toda a sua equipe em qualquer dispositivo.
- Captura de forma inteligente os e-mails dos clientes.
- Simplifica tarefas repetitivas para que você possa fazer um acompanhamento de leads mais efetivo.
- Fornece recomendações e insights instantâneos.
- Expande e personaliza conforme o crescimento da sua empresa.
Um bom CRM possui as funcionalidades para otimizar o contato com os clientes.
Ele armazena todas as suas informações e facilita o trabalho da equipe de vendas em todos os aspectos. É um sistema que organiza, de ponta a ponta, o processo de vendas.
CRM e as Etapas do Funil de Vendas.
Você está familiarizado com o termo funil de vendas? Ele representa todo o processo de fechamento de um negócio, desde o momento da captação até a conversão final.
Por isso utilizar o CRM é tão importante para sua empresa. A melhor maneira de melhorar a eficácia do funil de vendas é controlando e registrando informações relevantes dos clientes.
Para o seu time, significa uma solução para auxiliar na gestão do pipeline e otimizar todo esse processo de captação de oportunidades, negociação e fechamento de vendas de forma rápida, organizada e bem definida.
Portanto, trata-se de um software voltado para o processo comercial. Ou seja, o processo de relacionamento que começou lá no marketing e que está agora com a equipe comercial.
O objetivo de vendas é controlar o fluxo dos leads no pipeline.
CRM e Marketing.
Estamos acostumados a associar CRM às vendas, mas o marketing também é essencial no relacionamento com o cliente. Ao integrar processos de marketing e vendas, você pode acompanhar a jornada do cliente por todo o funil.
As empresas não precisam mais serem passivas ao esperarem que um possível comprador entre em contato, elas podem sair na frente com estratégias e objetivos de negócios construídos com base na realidade disruptiva, acelerada e ultra conectada que estamos vivendo.
Podemos separar em 4 os tipos de CRM e suas aplicações.
• CRM Operacional;
Está relacionado ao dia a dia da operação. Ele permite, por exemplo, que o vendedor tenha acesso às informações mais relevantes sobre o cliente para, então, decidir sobre qual a melhor maneira de abordá-lo e persuadi-lo a fechar negócio.
Esse tipo de CRM tem como principal objetivo melhorar a comunicação com os clientes, apresentando funcionalidades de follow-up e de captação de feedback.
• CRM Analítico;
Se refere à análise dos dados que são utilizados para traçar o perfil dos clientes da empresa. Com esse tipo de CRM, é possível identificar as principais necessidades do público e fazer uso de estratégias mais inteligentes. Isso, com base na realidade de quem consome seus produtos e serviços.
A abordagem analítica, além de coletar os dados, faz relações entre eles e ajuda o gestor a chegar a conclusões pertinentes. A tomada de decisão se torna mais assertiva.
O CRM analítico ajuda a segmentar os clientes a partir de diferentes informações para, então, oferecer a eles soluções mais personalizadas. Além disso, é possível também analisar a performance do negócios e prever faturamentos.
• CRM Colaborativo;
É toda a interação com o cliente através de contato por voz, conferências e conferências via web, e-mail, gerenciamento de respostas, fax, cartas e interação direta (lojas físicas, quiosques, distribuidores, lojas virtuais). Engloba todos os pontos de contato com o cliente onde ocorre a interação entre ele e a empresa. É fundamental que esses pontos de contato estejam preparados para interagir com o cliente e transmitir as informações levantadas para os sistemas do CRM Operacional.
• CRM Estratégico.
É uma estratégia de negócio, mas ele está muito apoiado nos sistemas de informação. O grande desafio é conseguir fazer a integração entre os sistemas de e os sistemas legados da empresa, reunindo todos os dados obtidos nos diversos canais, agrupando em uma base única e deixando disponível para todos os departamentos da empresa sem esquecer o foco principal que é o cliente. Normalmente os sistemas da empresa devem ser adequados ao novo modelo e precisam ser revistos e customizados. Em muitos casos o CRM pode ser integrado as ferramentas de BI.
Ao adotar a estratégia de CRM a empresa interage com todos os clientes, conhece os seus hábitos, cria eventos, promoções e campanhas direcionadas, personaliza o atendimento e proporciona a sua fidelização. Ela consegue identificar clientes potencias e estabelecer um estreitamento no relacionamento possibilitando que o mesmo passe a ser cliente efetivo. Contudo, para isto é preciso ter uma visão única do cliente com seus dados históricos, contatos e transações e estas devem estar ao acesso de todos na empresa.
Os diferentes tipos de CRM são fundamentais para garantir que todas as etapas de um fluxo de cadência de prospecção e gestão de clientes, seja cumprida. Além disso, é ele o responsável por:
• Ditar as atividades dos representantes de vendas;
• Auxiliar na qualificação dos prospects,
• identificar oportunidades mais avançadas no processo de compras;
• Diminuir o tempo médio do ciclo de vendas;
• Padronizar processos;
• Permitir a análise de indicadores de vendas para otimização de todo o processo.
Todos esses processos exigem organização, acesso à tecnologia, conhecimento técnico e, claro, treinamento dos colaboradores e gerentes.
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