A Degustação é uma das formas do cliente conhecer o seu produto.
As pessoas costumam já sair de casa com um objetivo de compra em mente, um modelo do que precisam comprar, e também de quais marcas têm confiança provavelmente aquelas que já conhece e consome. Como então conquistar um cliente novo e atraí-lo para o seu produto?
Ao realizar um evento de degustação dentro do PDV (ponto de venda) você vai dar as pessoas a chance de conhecerem sua marca e experimentarem, o que vai deixar a experiência de compra ainda mais atrativa. A degustação é um estímulo para que o público conheça novos produtos e se tornem clientes regulares. Se realizada de forma certa, essa ação é um grande impulsionador de vendas.
Principais vantagens de um evento de degustação:
Essa é uma ação de marketing que consiste em fatores simples e práticos:
• Ajuda promover produtos, como itens desconhecidos, mercadorias de baixo giro e marcas novas;
• Serve para o cliente provar o alimento e fazer com que ele deseje incluí-lo no carrinho;
• Ajuda economizar nos anúncios comerciais dos produtos, visto que oferecer alimentos no PDV é uma ação de merchandising barata;
• Também é útil para testar o lançamento de uma marca específica, afim de analisar o retorno dos clientes e decidir se vale a pena montar uma categoria de itens com a mesma marca.
A degustação de como ativador da marca
Tentar cativar o cliente pelo paladar é uma excelente chance de fidelização, você envolve o consumidor no ambiente do seu PDV e ainda dá maior visibilidade para sua marca. Quando o cliente degusta seu produto e gosta, mesmo que não seja sua intenção inicial, ele se sentirá compelido a efetuar a compra. A degustação é uma estratégia de marketing de sucesso, já que o ato de “experimentar” tem grande peso em formar uma decisão de compra no público consumidor.
E além de todas essas vantagens, a degustação fará com que você seja visto. E como dizem por aí, quem não é visto, não é lembrado! Mesmo que o evento não converta o volume em vendas esperado naquele momento, seu produto estará sendo visto, e sua marca reforçada entre os consumidores.
Criar uma boa experiência do produto junto ao consumidor é a melhor estratégia para aumentar as vendas.
Para a estratégia ser eficaz deve-se ser muito bem pensada.
O promotor deve ser treinado para abordar o consumidor de forma educada, dinâmica, criativa e é claro deve ocorrer o treinamento para o promotor conhecer todos os benefícios do produto que será feita a ação.
Deve-se pensar, também, onde ficará o promotor e sua banca ou balcão de degustação/demonstração no ponto de venda. O lugar deve ser escolhido de forma estratégica para abordar os consumidores em potencial, geralmente fica localizado próximo à gôndola do produto.
Com esta ação, oferecendo amostras do produto ou degustação faz com o que temos uma alta aderência de marca, fazendo assim, um aumento nas vendas.
Geralmente, a degustação pode impactar em 20% no aumento das vendas. E você sabia que, no dia em que o produto é oferecido para degustar, ele pode ter a sua venda triplicada? Uma boa dica para tempos de recessão económica, não acha?
Para dar um tiro certeiro, você precisa conhecer bem o seu público, além de investir em datas comemorativas e traçar estratégias para colaborar com o sucesso da sua marca. É também indicado apostar na questão estética. Um totem bem decorado, produtos dispostos de forma harmónica e um promotor que saiba vender o produto de maneira carismática fazem toda a diferença. O valor abaixo da concorrência também deve ser usado: isso ajuda ainda mais na decisão do cliente de levar ou não o produto.
COMO OFERECER A DEGUSTAÇÃO DE PRODUTOS NO SEU PDV
1. FAÇA UM CRONOGRAMA DE DEGUSTAÇÃO
Antes de começar a oferecer qualquer alimento ou bebida, crie um cronograma dos produtos que pretende apresentar. No seu planejamento, inclua os dias e os horários mais movimentados! Dessa forma, dando certo as ações de degustação, você fará muito mais vendas assim.
2. ESCOLHA PRODUTOS COM BOA MARGEM DE LUCRO
Quer ter um bom resultado com a degustação de alimentos no seu ponto de venda? Escolha produtos com uma boa margem de lucro. Eles vão ajudar você a obter um faturamento ainda maior. Pensem em alimentos como frutas, carnes preparadas, pão de queijo, prato especiais, etc.
3. CAPRICHE NA APRESENTAÇÃO DOS PRODUTOS
Evite fazer a amostragem dos alimentos usando apenas copos e pratos descartáveis. Lembre-se: em supermercados, os clientes são muito estimulados pela parte visual. Além disso, nem todos os alimentos tem um cheiro fortemente apetitoso. Por isso, aposte em uma boa decoração, usando cores, bandejas, balcões e utensílios que chamem a atenção.
4. Treine sua equipe para promover a degustação
Ter uma equipe de promotores de degustação realmente capacitados para apresentar todas as vantagens do produto é indispensável. Além da habilidade para preparar (se for preciso) e para servir, esses funcionários devem ter domínio de todas as características do produto, bem como de qual é o seu diferencial perante a concorrência e, claro, estarem capacitados para dar dicas de preparo, de harmonização com outros pratos ou bebidas, entre outros.
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