O inverno é uma estação do ano que divide opiniões. As pessoas amam ou odeiam. E apesar de toda aquela magia do inverno que vemos nos filmes, não podemos negar a sensação generalizada de preguicinha que os dias frios promovem.
Levantar da cama é uma luta diária e o desânimo pode ser um sentimento constante durante os dias do inverno. E pode parecer frescura, mas é só a nossa resposta biológica ao clima e às características desta época do ano.
Não é à toa que chamamos esse sentimento de preguiça, desânimo e até mesmo tristeza de depressão sazonal ou depressão de inverno. Os dias mais curtos e a falta de luminosidade são alguns dos fatores que contribuem para as alterações de humor durante o inverno.
A depressão de inverno é um problema real e acomete principalmente mulheres com mais de 25 anos, que apresentam em sua maior parte alterações de humor e do sono, como insônia ou sono prolongado, variações no apetite e fraqueza. Para aqueles que já possuem o diagnóstico de depressão, pode ocorrer o agravamento do quadro.
Neste conteúdo, falaremos sobre a depressão sazonal, quais são os fatores agravantes e como amenizar os sintomas para ter um inverno melhor. Vamos juntos? Boa leitura!
O que é depressão?
Antes de entender o que é a depressão de inverno, vamos falar um pouco sobre a depressão em si, o que caracteriza a doença.
A depressão é uma doença crônica que afeta principalmente o humor, sendo os principais sintomas a sensação de tristeza profunda e sentimento de desesperança. Muitas pessoas vivem com a doença sem saber, por acreditar que são sentimentos passageiros ou mesmo frescura.
Sentir-se triste é uma reação normal aos acontecimentos da vida, como divórcio, desemprego ou luto. No entanto, quando a sensação de tristeza é constante e sem motivo aparente, pode ser um sintoma de depressão.
A depressão não tem uma causa definida. Ela pode ser desenvolvida após um trauma, fatores sociais, psicológicos ou biológicos. Está relacionada com a disfunção de circuitos neurais do cérebro.
Principais sintomas:
- Cansaço constante;
- Humor deprimido na maior parte do dia;
- Falta de concentração;
- Sentimentos de culpa;
- Insônia;
- Perda ou ganho de peso;
- Baixa autoestima;
- Pensamentos suicidas.
- Perda de interesse em atividades diárias e hobbies.
A depressão tem diversos tipos, que mudam de acordo com a gravidade do caso e os sintomas. Neste caso, falaremos da depressão sazonal. Continue acompanhando para saber mais.
Depressão de inverno
A depressão de inverno, também chamada como transtorno afetivo sazonal, é um distúrbio do humor que surge no entre o outono e o inverno por conta dos dias mais curtos, frios e escuros (com menos luz solar).
Quem sofre desse distúrbio costuma apresentar alterações no sono, dormindo muito em alguns dias e tendo insônia em outros. Bem como variações no apetite, desânimo, cansaço excessivo, fraqueza, desmotivação etc.
O indivíduo pode apresentar ainda irritabilidade, desinteresse por atividades do dia a dia como sair, trabalhar, praticar exercícios físicos e até mesmo hobbies e atividades de lazer.
O que diferencia este tipo de depressão dos outros, é a não ocorrência de sintomas nas demais estações do ano, como primavera e verão.
Mas por que só no inverno?
Isso acontece porque em dias frios em que há pouca luminosidade solar, o cérebro entende que é hora de dormir. Com isso, o indivíduo se sente mais sonolento, cansado e com mais apetite que o normal.
Em dias iluminados, por outro lado, o corpo produz substâncias que contribuem com o ânimo e disposição para realizar atividades do dia a dia. Esse é o equilíbrio ideal para manter uma boa saúde mental.
Como é durante a noite que o cérebro produz hormônios para regular o relógio biológico, causando a sensação de sono, se o cérebro ainda entende que está de noite, o indivíduo perde o controle do relógio biológico, sentindo mais sono durante o dia, menos disposição e apresenta insônia com mais frequência.
Além disso, a falta de luz solar diminui a produção de vitamina D, uma substância utilizada no tratamento para a depressão. Níveis baixos dessa vitamina ocasionam em uma série de sintomas que agravam a depressão, como a fraqueza muscular, sonolência e sensação de cansaço.
Como identificar a depressão de inverno?
É importante ressaltar que a depressão é uma doença e deve ser diagnosticada devidamente por um profissional de saúde. Se você apresenta esses sintomas e sente uma piora do quadro durante os dias frios, procure um psicoterapeuta ou psiquiatra para receber o tratamento adequado para o seu quadro específico e não deixe de se cuidar.
A depressão sazonal tem maior ocorrência entre as mulheres, mas qualquer pessoa pode apresentar alguns destes sintomas decorrente do clima e dos fatores que citamos acima. Pessoas que já possuem o transtorno depressivo, podem sentir uma piora no quadro.
Como tratar a depressão de inverno?
Primeiramente, você deve consultar o seu médico e receber as orientações do profissional que acompanha o seu caso e saberá melhor o que funciona para você. Mas existem algumas formas de combater esses sintomas no dia a dia que podem ajudar qualquer pessoa, independente do caso. Veja quais são:
1. Faça exercícios físicos
A melhor forma de combater a sensação de tristeza e melancolia mais presentes nos dias frios, é fazendo exercícios físicos e colocando o corpo em movimento. No frio, as pessoas ficam ainda mais dentro de casa e veem ainda menos a luz do sol, mas isso só agrava os sentimentos de tristeza e desânimo.
Por mais difícil que seja tomar coragem para sair nos dias frios, é o que fará o corpo produzir hormônios da felicidade e te ajudar a combater a depressão.
Ao fazer exercícios físicos, o cérebro produz hormônios do prazer: serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina. São hormônios reguladores do humor que agem de diversas formas no organismo. São responsáveis pela sensação de bem-estar, diminuição do estresse e regulam a ansiedade.
2. Tenha uma alimentação saudável
Uma alimentação saudável ajuda a combater os sintomas da depressão, como cansaço e sonolência. Coma frutas, legumes e verduras e busque orientação de um nutricionista caso queira montar uma dieta adequada ao seu estilo de vida
Comer chocolates também ajuda, claro que moderadamente. Ao comer chocolate, o corpo libera endorfina, um hormônio da felicidade, além de ajudar a combater problemas cardíacos. Prefira os chocolates reduzidos em açúcares e coma com moderação.
3. Busque companhia
A vida social é parte importante do tratamento para a depressão. Converse com amigos, familiares, divida suas inseguranças e desabafe com alguém de confiança. Não deixe a vida social de lado e invista em passeios, peça companhia para fazer uma caminhada, por exemplo.
4. Escute música
Um estudo realizado pela Queens University concluiu que a musicoterapia pode reduzir drasticamente os níveis de depressão entre crianças e adolescentes. O estudo avaliou 251 jovens deprimidos e os resultados foram surpreendentes.
A musicaterapia ajudou os jovens a desenvolverem autoestima e melhorou as habilidades de interação entre jovens.
Escutar música, cantar e dançar, são atividades que liberam hormônios de felicidade, além de ser um exercício físico divertido.
5. Fazer psicoterapia
Por último, mas não menos importante, fazer psicoterapia é a melhor maneira de compreender as emoções, lidar com traumas e se conhecer. Ter alguém com quem contar, expor os sentimentos e pensamentos sem julgamentos e receber orientações profissionais ajuda a diminuir a sensação de desesperança e pensar com clareza.
Conclusão
Vimos que a depressão sazonal é um problema que pode acometer qualquer pessoa e afeta principalmente as emoções, a disposição e o sono. Os dias menos iluminados são os principais causadores desse problema, mas há diversas maneiras de contornar os sintomas e passar pelo inverno de forma leve e com mais tranquilidade.
Convênios com até 30% de redução de custo
A Help Technology entende a importância de ter acesso a saúde de qualidade, por isso oferece os melhores planos do mercado com redução de até 30% de custo! Temos parceria com a E7 Seguros e juntos entregamos saúde de qualidade sem prejudicar a sua saúde financeira!
Você pode continuar com o seu plano atual, frequentando os mesmos hospitais e clínicas e passando pelos mesmos médicos: pagando menos!
Oferecemos convênios médico, odontológico, familiar, individual e empresarial. Conheça nossos planos:
Ficou interessado? Entre em contato conosco no WhatsApp (11) 4746 8556 e faça sua cotação.
Gostou do post? Visite o blog da Help para ler mais assuntos como este.
Para mais infos:
Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)