O Dia do Consumidor foi criado para proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor, não apenas entre as pessoas que consomem, mas que também as empresas e lojas lembrem do compromisso de respeitar todas as leis que protegem os seus consumidores
Diferente de outras datas comerciais, o Dia do Consumidor não foi criado pelos varejistas. A escolha do dia 15 de março não é aleatória. Há 60 anos, o presidente norte-americano John Kennedy assinou um decreto reconhecendo os direitos do consumidor, além de discursar sobre o direito à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido.
Foi então que diversos países passaram a dar atenção à defesa do consumidor, paralelamente às mudanças causadas pela industrialização. Mas, só mais de 20 anos depois aconteceu oficialmente pela primeira vez a celebração do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, em 1983. Dois anos depois, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a data.
A defesa do consumidor chegou ao Brasil mais ou menos na mesma época. Por causa das crises econômica e social, em 1962 foi aprovada a Lei Delegada nº 4. A legislação “assegurar a livre distribuição de produtos necessários ao consumo do povo”. Junto com a lei, surgiram os primeiros órgãos de defesa do consumidor.
Quem decidiu transformar a data da carta de Kennedy em um dia para celebração e compras foi o ativista Anwar Fazal. Naquele ano, ele era presidente da Organização Internacional da União dos Consumidores, hoje Consumers International.
Mais recentemente, o Dia do Consumidor vem ganhando força no comércio e merece atenção no seu calendário de datas comemorativas de 2022. No Brasil, o Dia do Consumidor vem se consolidando desde 2014, focando em ações promocionais interessantes aos clientes, que se revertem em lucro para as empresas.
Quando a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou os Direitos do Consumidor como Diretrizes das Nações Unidas, eles ganharam ainda mais legitimidade e reconhecimento.
O presidente norte-americano ofereceu quatro direitos fundamentais aos consumidores:
1 – Direito à segurança
2 – Direito à informação
3 – Direito à escolha
4 – Direito à ser ouvido
No Brasil, o movimento e Dia do Consumidor como data comercial no Brasil
Como acontece com muitas das datas fortes do comércio, o Dia do Consumidor como data comercial no Brasil foi criada com intuito de incentivar as vendas em uma época mais fraca no ano. Nesse caso, foi o período entre o fim de ano e o Dia das Mães.
tanto em defesa do consumidor se deu principalmente devido às crises econômicas e sociais da década de 60 e 70. Em termos legais, foi aprovada a Lei Delegada nº 4, de 1962, a primeira a “assegurar a livre distribuição de produtos necessários ao consumo do povo”. Surgiram, então, os primeiros órgãos de defesa do consumidor, como a Associação de Proteção ao Consumidor de Porto Alegre (APC), em 1976, a Associação de Defesa e Orientação do Consumidor de Curitiba (ADOC) e o Grupo Executivo de Proteção ao Consumidor (atual Fundação Procon São Paulo).
Quando foi comemorado o primeiro Dia do Consumidor?
Porém, a data não foi automaticamente estabelecida após a carta: o primeiro Dia do Consumidor foi comemorado só em 15 de março de 1983.
Quem decidiu transformar a data da carta de Kennedy em um dia para celebração e compras foi o ativista Anwar Fazal. Naquele ano, ele era presidente da Organização Internacional da União dos Consumidores, hoje Consumers International.
Mais recentemente, o Dia do Consumidor vem ganhando força no comércio e merece atenção no seu calendário de datas comemorativas de 2022. No Brasil, o Dia do Consumidor vem se consolidando desde 2014, focando em ações promocionais interessantes aos clientes, que se revertem em lucro para as empresas.
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