Doenças do Século XXI, Conheça as 6 Principais

Principais Doenças do Século XXI

Com as mudanças do mundo, tanto a saúde quanto as doenças passaram por diversas transformações ao longo dos últimos tempos. Com o mundo contemporâneo e os avanços na medicina, muitas doenças que antes não era possível, agora possuem cura. Entretanto, com a correria da atualidade, surgiram doenças e transtornos relacionados ao estilo de vida.

Dito isso, é necessário entender quais são os fatores responsáveis por promover um desequilíbrio mental e até mesmo físico durante o estresse do dia a dia. Além disso, com o ano de 2020, marcado por um evento global traumático, é notável as sequelas deixadas.

Com o isolamento social devido a pandemia, mudanças profundas foram geradas no cotidiano de todos no mundo e com isso, veio a necessidade de se ajustar, resultando assim em um grande estresse.

Para o tratamento de grande parte dessas doenças é necessário o acompanhamento psicológico, que podem ser realizado através de um plano de saúde adequado.

 

Depressão

Também conhecida como “o mal do século XXI” a depressão é a conhecida como uma doença que está associada coma incapacidade funcional, pode ser causada por combinações de fatores biológicos, genéticos, ambientais e psicológicos, interferindo assim na vida diária. Estudar, dormir, comer, tudo fica mais difícil. A depressão não escolhe quem e nem quando, há estudos que dizem que existe uma prevalência da doença atingir cerca de 3 vezes mais as mulheres do que os homens.

 

Ansiedade

Geralmente a ansiedade é percebida quando se está nervoso, diante de uma situação tensa, tornando relaxar algo complicado.

Uma crise de ansiedade começa quando os gatilhos emocionais entram em ação, sendo motivados por uma experiência incomum, consumo excessivo de café, álcool, drogas.

Mesmo sendo um transtorno psicológico, ele causa sintomas como gastrite, refluxo, medos, preocupações, inquietação, sensação de desespero, deixando claro que problemas metais atingem todo o corpo.

Síndrome do pânico

A síndrome do pânico é um transtorno causado pela ocorrência inexplicável e inesperada de uma crise de ansiedade aguda. A sensação de muito desespero e medo que esse ataque gera é tão forte que a pessoa pode querer alterar a sua rotina, para que esse tipo de situação não aconteça novamente. Por exemplo, se caso o indivíduo tenha uma crise em um local público, ele pode começar a evitar espaços coletivos, isolando-se do convívio social.

Os sintomas são similares com os da ansiedade, mas ficam mais intensos nesse caso, como aceleramento cardíaco, dor no peito, fraqueza, dificuldade para respirar, tontura, medo de morrer e suor em excesso.

Síndrome de Burnout

Conhecido como síndrome do esgotamento profissional, esse quadro psicológico vem atingindo milhares de pessoas, sendo desencadeada pelo excesso de estresse no local de trabalho causando uma exaustão prolongada, provocando perda de interesse no trabalho, ansiedade e depressão.

Com a modernização essa síndrome vem se tornando cada vez mais comum, seu diagnóstico deve ser realizado por meio de uma consulta médica com um especialista (psicólogo ou psiquiatra).

Transtornos Alimentares

Com o progresso do século XXI, tendências e padrões surgem e com isso uma pressão estética, que envolve na maioria das vezes uma magreza extrema e o corpo perfeito.

Essa distorção de ideias gera transtornos alimentares, como bulimia, anorexia, obesidade e transtorno obsessivo compulsivo, causados também pela ansiedade e pela vontade de chegar na perfeição.

Muitas vezes os diagnósticos desses transtornos demoram a acontecer pela condição ser escondida e pouco notada. Perceber os indicativos dessas doenças é essencial pra que o tratamento ocorra cada vez mais rápido, sem muitas complicações, da mesma maneira que as doenças anteriores, essa deve ter acompanhamento psicológico.

Cardiopatia Isquêmica

Doença causada muitas vezes pela idade, esforço físico, estresse emocional, hipertensão arterial, alimentação rica em gorduras, obesidade, entre outros. Ela ocorre quando o músculo cardíaco é enfraquecido resultando um ataque cardíaco ou uma doença arterial coroniana.

Ter uma boa alimentação e bons hábitos diários é extremamente importante para evitar essa doença, já que a mortalidade da mesma é bem elevada no Brasil.

Conclusão

Podemos dizer que a saúde mental abrange a nossa capacidade de sensação de bem-estar e harmonia, junto com a habilidade em lidar de forma positiva as adversidades e conflitos do dia a dia. Entretanto, devemos tomar cuidado com a maneira em que lidamos com o psicológico, por isso é muito importante o tratamento terapêutico.

Procurando um plano de saúde? Vem pra Help

Telefone: (11) 4746-8556 (São Paulo)

Telefone: 0800 5915517 (Demais Localidades)

Whatsapp: Ana Paula Mota 

Para mais informações mande um e-mail par: ana.paula@helptechnology.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima