E-commerce: O que é e quais são os 5 tipos

E-commerce: Conheça os tipos de E-commerce

Com o avanço da tecnologia nos últimos anos o E-commerce está se tornando o principal meio de compras da população.

Além de ser uma maneira mais fácil e rápida de se fazer compras, ainda tem o conforto de poder fazer tudo somente pelo celular, sem precisar se deslocar.

E por contra de toda essa popularidade as empresas estão adquirindo cada vez mais esse método de vendas e procurando saber mais a respeito.

Por isso, mostraremos nesse post o que é E-commerce e quais são os tipos.

O que E-commerce?

O que é E-commerce? Como funciona e como criar um [2022]

E-commerce nada mais é do que a prática de compras e vendas online.

Dessa forma, fica fácil entender que o conceito de e-commerce envolve muito mais do que apenas a criação de um site. Trata-se de um tipo de empreendimento que se diferencia pela e sua estrutura de funcionamento, altamente relacionada ao digital.

Quando afirmamos isso, vale a pena destacar que o e-commerce digitaliza integralmente dois processos básicos: venda e atendimento ao cliente. A partir desse trabalho, ele também abre as portas para outras automações, como marketing, controle de finanças e estoque.

Qual diferença entre e-commerce e loja virtual

Saiba quais são as principais plataformas de e-commerce open source

Para que você entenda ainda melhor o que é um e-commerce, é essencial que fique claro também a diferença entre esse conceito e o de loja virtual.

Como apresentado, por envolver uma gama de processos (comuns a um comércio) o e-commerce não se restringe ao seu site ou portal de vendas, isso, na verdade, é o que chamamos de loja virtual.

Assim, a loja virtual é uma parte — essencial — do e-commerce, mas não pode ser considerada o todo.

Diferentemente de algumas concepções, também difundidas no mercado, entende-se que a loja virtual é o único canal de vendas de um e-commerce, sendo as redes sociais, e-mail marketing e outros apenas meios de divulgação, que têm o objetivo de levar o usuário à loja.

Tipos de E-commerce

Vai abrir um e-commerce? Veja as dicas que preparamos!

Quando pensamos em E-commerce logo vem em mente um site que vende produtos para um consumidor final.

Porém, existem muitas empresas que vendem para outras empresas e usam a internet como estratégia comercial.

Conheça abaixo os principais tipos de comércio eletrônico no Brasil e suas características:

1. Business to business (B2B)

A relação nessa configuração de E-commerce acontece entre corporações. Sendo assim, existe a venda insumos de uma empresa para a outra.

Algumas empresas que se encaixam nessa modalidade são: papelarias, loja de móveis para escritórios, equipamentos de proteção para construção etc.

Nesse tipo de e-commerce o volume de vendas e o faturamento tende a ser maior do que em outros modelos.

A desvantagem é que no B2B as exigências também são maiores como, por exemplo, rapidez na entrega, qualidade, frete acessível, entre outras.

E são essas exigências que garantem a satisfação desse tipo de cliente.

2. Business to consumer (B2C)

O modelo B2C – Business to Consumer, trabalha com a relação entre companhia e consumidor final.

No Business to Consumer as lojas se diferenciam pelos preços competitivos, pensando que a decisão se dá de forma rápida, baseado na pesquisa de preços.

Alguns outros diferenciais oferecidos pelas lojas se destacam entre a concorrência como, por exemplo, o frete grátis.

3. Consumer to consumer (C2C)

Esse tipo de e-commerce é um tipo de comércio que se expandiu a partir da internet, criando diversas possibilidades de compra e venda entre as pessoas.

Nessa configuração, o consumidor pode vender para outro consumidor, seja produtos ou serviços. É o caso de cozinheiros, freelancers, prestadores de serviço etc.

São inúmeros marketplaces que disponibilizam ambiente para aqueles que procuram investir nesse modelo de negócio para ganhar uma renda extras.

Como exemplo, podemos citar as plataformas Nuvem Shop e Loja Integrada. Elas oferecem modos variados de pagamento e envio de produtos.

4. Consumer to business (C2B)

A relação dessa modalidade se dá de entre consumidor e as empresas, de maneira inversa ao B2C. Ou seja, é quando pessoas físicas fazem vendas para pessoas jurídicas.

Esse modelo ainda é pouco explorado, mas tende a crescer em relação a sua praticidade e poucas exigências formais.

5. Business to administration (B2A)

O modelo Business to Administration diz respeito a transações realizadas entre empresas e administração pública.

É o caso de serviços fiscais, segurança social, serviços de empregos, documentos legais, registros etc.

Para fornecer para o governo é preciso estar em dia com as leis trabalhistas e com o pagamento dos impostos, participar e vencer

Licitações, cotações e/ou tomadas de preço, além de ser cadastrado em um sistema nacional de fornecedores.

Gostou do post?, visite o site da Help e leia muitos mais assuntos como este.

Para mais infos:

E-mail: ana.paula@helptechnology.com.br

Whatsapp: Ana Paula Mota 

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima