Atualmente, para alcançar pessoas realmente interessadas na sua marca é preciso usar estratégias bem pensadas e planejadas. O marketing digital veio justamente para te ajudar nessa questão. Uma estratégia muito importante para a captação de clientes no e-commerce é a segmentação.
Segmentar seu público-alvo de acordo com o comportamento das pessoas é essencial para uma comunicação mais precisa e que alcança resultados.
- E-mail marketing
- Redes sociais
- SMS
- Chats online
- Telefone
1. E-mail marketing
O e-mail já é bastante utilizado nas empresas para a troca de mensagens entre setores e até mesmo para esclarecer dúvidas dos consumidores. Mas, quando falamos em canais de comunicação com o cliente, nos referimos também a atividade de e-mail marketing, ou seja, de utilizar esse meio para divulgar a empresa e os seus produtos.
Nesse sentido, podem ser criados fluxos de nutrição com mensagens persuasivas, que visem converter leads em clientes. Outra estratégia interessante de realizar com o e-mail é o envio de newsletter, que deixa o seu público sempre bem-informado sobre novidades da sua empresa e produtos ou serviços que ela comercializa.
E-mail marketing é um canal que está em alta no mercado e que merece a sua atenção nas estratégias de comunicação com os seus clientes. Para isso, no entanto, é preciso utilizar boas táticas, como ter uma escrita persuasiva e utilizar assuntos que chamem a atenção dos destinatários.
2. Redes sociais
As redes sociais são fundamentais para criar credibilidade para um negócio online. Elas também são uma ótima vitrine para os seus produtos e serviços.
Usá-las como aliadas do seu e-commerce é uma estratégia de marketing digital muito boa e que funciona quando feita da forma certa e com planejamento.
Além disso, as redes sociais também podem ser usadas como um tipo de comunicação com os seus clientes.
Você pode mandar mensagens, fazer stories interativos, responder comentários e ganhar engajamento do seu público.
Por isso, esse é um dos melhores tipos de comunicação para o tipo de cliente indeciso. Aquele tipo de cliente que dará muitas voltas antes de finalizar a compra no seu e-commerce.
Ele analisa e compara preços, qualidade, descontos, prazo de entrega e formas de pagamento em diferentes lojas concorrentes.
Assim, você pode usar o perfil da sua marca nas redes sociais para disponibilizar informações complementares sobre o seu produto e marca e sempre mantê-las atualizadas e com novidades.
Ah, e tem mais! As redes sociais também são perfeitas para manter contato com o tipo de cliente tímido. Aqueles que evitam ter que entrar em contato com a equipe de atendimento e preferem fazer a compra com mais autonomia.
O cliente tímido também gosta de conhecer bem os produtos que vai adquirir para ter mais segurança na hora da compra.
3.SMS
As mensagens de texto enviadas por celular, conhecidas como SMS, também são um exemplo de canal de comunicação com o cliente. Elas devem ser utilizadas para disponibilizar informações breves e que podem ser divulgadas em um espaço menor do que o utilizado para o e-mail marketing.
Uma clínica médica, por exemplo, pode enviar mensagens para confirmar o horário em que o paciente fará uma consulta ou exame. Já uma escola de inglês pode confirmar o horário das aulas com os alunos, entre outros exemplos.
Além disso, o SMS também pode ser utilizado para enviar o status de um pedido ou serviço, como no caso de compras feitas por e-commerce, para oferecer cupons de desconto etc.
O marketing sazonal também pode ter estratégias desenvolvidas com o auxílio do SMS. Para isso, podem ser enviadas mensagens em datas comemorativas, como o Natal, o Ano Novo, a Páscoa, entre tantas outras.
4.Chat online
O chat online é um dos tipos de comunicação mais prático na loja virtual que funciona como um canal para prestar suporte aos seus clientes e tirar dúvidas de potenciais clientes.
Pelo chat online, você pode atender os visitantes do seu e-commerce no momento da necessidade deles.
Pensano nessa questão, esse tipo de comunicação é perfeito para um tipo de cliente apressado, nervoso e ansioso.
Esses tipos de cliente querem rapidez e agilidade para realizar a compra e, em caso de dúvidas, é importante ter um suporte ágil para atendê-lo.
5. Telefone
Por mais que a tecnologia avance, o telefone ainda está na lista dos mais importantes canais de comunicação com o cliente. Isso se justifica pela sua rapidez, uma vez que é preciso atender as ligações de imediato.
Quando um cliente tem uma demanda urgente, portanto, é comum que ele ligue para a empresa em busca de uma solução imediata para o seu problema. É preciso ter atendentes educados e muito bem preparados para lidar com esse tipo de situação.
Esses são os 5 canais de comunicação com o cliente que não podem deixar de ser usados nas empresas contemporâneas. Por isso, não deixe de investir neles para conquistar mais consumidores e fidelizá-los.
Blog para e-commerce: bom para os tipos de clientes negociadores.
- WhatsApp: ótimo para clientes impulsivos e simpáticos.
- Chat online: ideal para o tipo de cliente apressado, nervoso e ansioso.
- Redes sociais: podem ser usadas para os clientes indecisos ou tímidos.
- E-mail marketing: combina muito bem com o cliente oportunista.
Agora que você já sabe quais são os meios de comunicação para cada tipo de cliente, chegou a hora de atualizar seu E-COMMERCE
Entre em contato com a Help e veja os nossos serviços.
E-mail: Marcela.rodrigues@helptechnology.com.br
WhatsApp: Marcela Rodrigues
Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidade)
e-commerce
e-commerce
e-commerce
e-commerce