A embalagem é o principal elemento de conexão e de comunicação entre o consumidor, o produto e a marca.
É um dos principais fatores que impulsionam a venda do produto. Se a embalagem não for condizente com o produto, não chamar a atenção de quem o compra, a chance do consumidor não perceber o produto é maior
Além disso o design agrega valor aos produtos ao adequá-los de forma eficiente às necessidades e expectativas do consumidor e definir seu posicionamento correto no mercado. Estes valores podem ser emocionais, mas geram reflexos práticos bastante objetivos como percepção de funcionalidade, identidade, personalidade e, principalmente, fidelidade à marca
Para se ter uma noção da importância do design de embalagens, um supermercado médio costuma ter milhares de produtos espalhados pelas prateleiras, todos eles com embalagens concebidas cuidadosamente para chamar a atenção dos clientes no momento de escolher um produto. Por isso, se a embalagem não souber valorizar o produto e não for capaz de chamar a atenção para as suas qualidades, a chance do consumidor não realizar a compra é muito maior
O apelo visual é parte fundamental no sucesso da venda. Mas o que vamos mostrar aqui é que, além do impacto estético na decisão de compra, uma embalagem desalinhada com o produto gera dificuldades na gestão de fretes e avarias frequentes.
1.A escolha de uma embalagem
O poder da embalagem é indiscutível. Suas informações são capazes de evocar sensações, épocas e acontecimentos, conquistando o cliente por meio de uma linguagem que, muitas vezes, é não verbal. No entanto, é bom lembrar que uma péssima embalagem é também capaz de transformar produtos excelentes em verdadeiros micos do varejo. Especialmente no caso de bens de consumo não duráveis, os clientes tendem a enxergar produto e embalagem como um componente único, indissociável.
2. Capriche no design
O design deve estar em sintonia com o perfil do seu público, fato que deve influenciar o formato, material, tipografia e cores. Mostre por meio de imagens as virtudes de seu produto, o que ele agrega ao seu consumidor. Lembre-se de que, se até algumas décadas atrás, a embalagem tinha a função de apenas proteger o produto, hoje ela incorpora a comunicação da empresa com o cliente, amplia o tempo de vida do produto e, principalmente, torna-o compreensível. Esse detalhe impacta a experiência de compra.
3.Una economia e sustentabilidade
Não, esses dois fatores não necessariamente são opostos. É possível encontrar embalagens mais baratas e, ao mesmo tempo, ecológicas. Quem pode testemunhar sobre isso são as indústrias de bebidas, que desenvolveram embalagens sustentáveis para envasar água mineral.
4.Não se esqueça da facilidade de manuseio
Uma boa embalagem deve ser fácil de ser transportada. Imagine uma caixa fechada, sem alças, que envolva um equipamento eletrônico pesado. Agora pense quantos desses produtos serão danificados no transporte, simplesmente porque o vendedor não lembrou que alguém carregaria o produto até que ele chegasse às mãos do cliente? Dessa forma, sempre que possível, inclua alças, apoios e recomendações de manuseio na caixa.
5.A embalagem é, geralmente, o primeiro contato entre a sua marca e o mercado
Exatamente porque uma embalagem é o cartão de visitas de seu produto, ela pode ser responsável por fechar (ou não) uma venda. A maioria dos consumidores vai olhar o item por menos de 7 segundos por isso, é importante convencê-los em um curto intervalo de tempo.
Se a aparência de sua mercadoria conseguir tirar o máximo de proveito desse tempo inicial para explicar seus atributos, o cliente em potencial pode fazer uma análise mais detalhada (e, quem sabe, até mesmo uma aquisição!). Se ela não transmitir com êxito essas informações, entretanto, o freguês vai embora.
Você viu hoje que a embalagem vai muito além da conservação, algo já percebido por muitos clientes no primeiro impacto do seu produto. Como diz aquele velho ditado: A primeira impressão é a que fica !
Então chegou a hora de arrumar o seu Desing de embalagens para guardar o seu produto com muito carinho até chegar no seu cliente.
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