Não encontrou o medicamento na farmácia? Veja 4 dicas do que fazer

Um problemão que afeta a vida de vários brasileiros é se deparar com a falta de um medicamento de rotina nas farmácias. Para quem faz uso de um medicamento de rotina, é de extrema importância o fácil acesso aos remédios para fazer o tratamento adequado.
Para se ter ideia, 35% da população brasileira sofre de hipertensão, segundo dados do Ministério da Saúde, e das pessoas que têm conhecimento, 50% tomam medicação para controlar a pressão. 
O que aconteceria se os remédios anti-hipertensivos estivessem em falta nas drogarias?
Neste artigo, indicaremos o que fazer caso você se depare com esta situação, que é perigosa e pode colocar vidas em risco. Continue acompanhando!

Entenda por que o seu medicamento está em falta no mercado

Muitas coisas podem causar a falta do seu medicamento no mercado. Tendo em vista que a ANVISA não pode obrigar um fabricante a produzir um medicamento ou mantê-lo no mercado, a qualquer momento o seu medicamento pode estar em falta.
No entanto, os laboratórios devem comunicar à ANVISA até no máximo 12 meses de antecedência quando houver algum risco de desabastecimento de medicamentos únicos. No caso de desabastecimento de medicamentos que podem ser substituídos e que existem opções semelhantes no mercado, o prazo para comunicar a ANVISA é de 180 meses.
Quando ocorrem imprevistos, a empresa tem até 72 horas para avisar depois que o fornecimento é interrompido.

Veja abaixo os fatores que podem causar a falta do medicamento nas farmácias: 
  • O registro foi cancelado
  • O laboratório não fabrica mais o medicamento
  • Houve um problema na distribuição do produto em sua cidade
  • O laboratório interrompeu temporariamente a fabricação do produto
  • A ANVISA retirou o produto do mercado por problemas na qualidade
  • Ainda não há registro no Brasil
 Entre em contato com o SAC do fabricante do medicamento

A primeira coisa que você deve fazer é entrar em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) do fabricante do medicamento. Você pode encontrar o número do SAC na caixa ou embalagem do medicamento ou no final da bula.
Ao entrar em contato com o SAC, pergunte se houve algum problema na distribuição do medicamento e em quais farmácias ele está disponível.
É normal ocorrer problemas de abastecimento. Nesses casos, o fabricante deve obrigatoriamente reportar o problema de desabastecimento à ANVISA com antecedência, seja em casos em que a empresa consegue prever ou imprevistos, como a pandemia recente do COVID-19.
Se a ANVISA não tiver sido comunicada sobre o desabastecimento do medicamento, você pode fazer uma denúncia clicando aqui.

Verifique se o medicamento foi descontinuado

Alguns medicamentos podem ter a sua fabricação descontinuada ou reativada. Verifique se é o caso do seu medicamento conferindo aqui a lista disponibilizada pela ANVISA onde constam todos os remédios que foram descontinuados e reativados. 

Peça a substituição do medicamento ao prescritor

Se o medicamento constar na lista como descontinuado, solicite ao prescritor a troca de medicamento. Você também pode recorrer às farmácias de manipulação. Falaremos mais sobre elas abaixo.

Considere solicitar ao prescritor o uso de um medicamento magistral

Diferente do medicamento industrializado que é padronizado, um medicamento magistral é personalizado para atender exatamente às necessidades do paciente. Ele é feito em farmácias de manipulação e oferece uma série de benefícios ao paciente. 
Além de ser feito sob medida para o paciente, na embalagem contém informações como o nome do paciente, do prescritor, o modo de uso, a dosagem e a composição. Dessa forma, o paciente não corre o risco de tomar do jeito errado nem de outras pessoas confundirem e tomarem o seu remédio.
A farmácia de manipulação é uma ótima opção para quem toma muitos medicamentos e quer optar pela associação medicamentosa.

Como dar continuidade no tratamento

O remédio está em falta nas farmácias, como continuo o tratamento?

  • Genéricos – para a maioria dos medicamentos existem opções genéricas e similares. O medicamento genérico tem a mesma substância ativa, forma farmacêutica, dosagem e indicação farmacológica que o medicamento original. Converse com o farmacêutico e veja se é possível fazer o intercâmbio com outro medicamento.
  • Busque a orientação do seu médico sobre uma possível troca de medicamento.

Para outros problemas que o seu medicamento apresentar, como efeitos colaterais ou reações alérgicas, não deixe de contatar o SAC das farmacêuticas para contribuir com a farmacovigilância.

Rede Farmácia Help Technology

Em breve teremos o serviço de rede farmácia! Entre em contato com nossos consultores no WhatsApp (11) 4746 8556 para ficar por dentro de todas as novidades!
Gostou do post? Leia também:

Para mais infos:
E-mail: bruna.teixeira@helptechnology.com.br
Whatsapp: Bruna Teixeira
Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima