8 estratégias de Endomarketing para sua empresa

O Endomarketing, também conhecido como Marketing Interno é uma modalidade de trabalho que foca nos colaboradores da empresa.
O endomarketing cresce à medida que as empresas têm percebido o valor do de investir no aumento do engajamento e da motivação das pessoas envolvidas nos processos de trabalho.

8 Estratégias de Endomarketing

É possível trabalhar com várias estratégias de endomarketing. Estas dependem de vários pontos, entre eles:

• Objetivos e valores que variam de empresa para empresa;
• Necessidades particulares de cada equipe;
• Formas de se trabalhar que mais fazem sentido para cada corporação;
• Governança corporativa.

Assim sendo, fizemos um levantamento de 8 estratégias de endomarketing que devem inspirar a sua gestão a dar início a esse trabalho.

1) Integração e trabalho em equipe

Se a sua empresa tem como objetivo desenvolver equipes que colaboram mais entre si, uma estratégia de integração é a ideal. Com ações focadas em melhorar a comunicação e incentivar o trabalho em equipe, a empresa consegue melhorar essas aptidões em seus colaboradores e recompensar metas alcançadas em conjunto.

2) Treinamento e desenvolvimento

A fim de motivar os funcionários e ter profissionais mais bem preparados, oferecer treinamentos e oficinas deve ajudar. Identifique habilidades a serem aprimoradas, bem como pergunte aos trabalhadores o que eles gostariam de aprender.
Além disso, ao assumir esse papel de uma empresa que dialoga e educa, estenda essa estratégia para outras áreas de atuação. São práticas interessantes a promoção de debates sobre:

3) Palestras e eventos

Uma estratégia de endomarketing focada na promoção de eventos posiciona a empresa de uma outra maneira na vida do seu colaborador: em vez de uma rotina dura, apenas focada em entregas, existe uma maleabilidade pensada em diversificar o dia a dia das equipes.

4) Campanhas

Assim como em outras categorias do marketing, ações para o público interno podem aparecer em forma de campanhas. Ou seja, em cima de planejamentos gerais, ações pontuais são colocadas em prática para resultados específicos.

5) Comunicação digital

O meio digital pode ser um braço importante para o marketing interno. Uma vez que esse é um ambiente cada vez mais habitado por todos, levá-lo em consideração para aumentar a efetividade das suas ações se faz necessário.
De um lado, o digital pode ser palco de desdobramentos de ações. Uma palestra, por exemplo, pode enviar material complementar por email, ou ter um quiz para medir conhecimento apreendidos. Já para projetos em equipe, canais dedicados no digital ajudam a fortalecer a comunicação.

6) Escuta e comunicação

Não é apenas de ações glamourosas que as estratégias de endomarketing são feitas. Muitas vezes, o básico já pode fazer toda a diferença, sendo um bom pontapé para ir além no relacionamento com os colaboradores.
Assim sendo, ao focar seus esforços na escuta, seu marketing interno cria uma nova atmosfera de boa comunicação.
Primeiramente, criam-se espaços e momentos (físicos ou digitais) para que todo funcionário possa ter voz na empresa: ideias precisam ser ouvidas e reclamações devem ser passadas adiante.

7) Produtividade e entregas

A produtividade é uma grande preocupação de todas as empresas. Logo, pensar em maneiras de engajar os colaboradores de modo a melhorar seu desempenho resulta em boas práticas de relacionamento.
Aqui, programas de incentivo são muito bem-vindos. Pense em:

• Metas mensais, trimestrais, semestrais e anuais, com diferentes tipos e níveis de bonificação;

• Metas menores e paralelas, para objetivos secundários, e atrelados aos objetivos pessoais dos colaboradores.

8) Plano de carreira

A empresa pode ajudar seus colaboradores a enxergarem sua vida profissional a longo prazo. Com o respaldo de especialistas vocacionais, identificam-se as aptidões de cada um e quais habilidades querem desenvolver; além de haver incentivo para que todos sejam ambiciosos.
Com essas informações em mãos, desenvolve-se um plano de carreira. A organização atua ao lado de seus funcionários para que cada um possa crescer, garantindo profissionais mais qualificados e uma menor taxa de rotatividade.
Trabalhar o Endomarketing nas empresas, muitas vezes, é um desafio. Especialmente quando ainda acreditam que o Marketing é apenas uma estratégia que deve ser executada externamente, com foco total nos clientes.
Muitas empresas que já entendem a importância dos seus colaboradores conseguem criar uma comunicação efetiva e um ambiente de trabalho mais participativo. Porém, para que o Endomarketing seja executado da melhor forma, é fundamental que o time de Marketing esteja aliado com o setor de RH.

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