Veja os principais erros que todo mundo mundo cometi na hora de fazer um aplicativo
O mundo mudou muito depois da chegada dos dispositivos móveis e hoje muita gente depende desses aparelhos. Isso porque é possível fazer de tudo com eles, já que existem uma infinidade de aplicativos disponíveis para diferentes funções. Na hora de desenvolver é preciso ficar atento aos principais erros ao criar um aplicativo para garantir qualidade.
Falta de avaliação das plataformas
Basicamente existem dois sistemas operacionais no mercado: iOS e Android. É comum que os desenvolvedores, ao apresentarem uma ideia para app, apresentem apenas vantagens para cada um desses sistemas. Pontos como monetização e quantidade de usuários são considerados, mas não é só isso que deve ser levado em conta.
Uma plataforma pode ter um aplicativo muito melhor que a outra, isso já entra como uma oportunidade vantajosa, pois você pode oferecer uma opção melhor daquilo que já existe para um sistema, mas é precário no outro.
Realizar testes e avaliar as plataformas é essencial porque elas apresentam versões antigas, e uma boa quantidade de usuários com esses sistemas. Dessa forma, garantir um bom funcionamento a um número maior de dispositivos, independente da versão do sistema que ele possui, é um bom ponto para o aplicativo, para não cometer erros
O aplicativo não vende sozinho
O app pode cair no esquecimento antes mesmo de ter um bom número de usuários, isso porque os desenvolvedores esquecem de traçar um plano para que ele se torne visível.
Antes de mais nada, é preciso definir um público e estudar se o aplicativo consegue atender as necessidades dele. Além disso, uma forma de avaliar a viabilidade do app é a utilização de ferramentas como o Google Trends, que ajuda a observar a demanda do que é consumido pelos usuários.
Uma dica muito interessante é se aliar a tecnologia e ao marketing digital para que sua empresa consiga ter sucesso na venda dos aplicativos.
Imagine, por exemplo, que você venda equipamentos de combate a incêndio: algumas ações de marketing digital podem aumentar as suas vendas, captar potenciais clientes, melhorar o seu relacionamento e até mesmo gerar tráfego e credibilidade.
Alguns exemplos de ações de marketing digital são os links patrocinados, e-mail marketing, marketing de conteúdo, SEO, e muito mais.
Não investir na visibilidade
Esse é um dos principais erros.
Com a variedade do mercado, um erro que pode prejudicar a empresa é achar que o lançamento do aplicativo trará lucros sem esforço. Antes de trabalhar horas no aplicativo e investir dinheiro, conheça melhor o público que irá usá-lo. Assim você pode criar um diferencial com uma linha de mercado definida e com os problemas reportados pelos usuários sendo resolvidos de forma funcional, passando segurança para os seus clientes, já que muita coisa hoje em dia é feita pelos smartphones.
Testar o produto apenas depois de finalizado
Se uma empresa desenvolve um app durante seis meses, por exemplo, e apenas depois de “pronto” resolve testá-lo, é muito grande a chance de encontrar erros difíceis de corrigir. Em alguns casos, gasta-se meses de retrabalho e muito atraso na entrega final. Por isso, a recomendação é que os testes aconteçam durante o desenvolvimento.
Há casos de empresas que começaram a desenvolver aplicativos alguns anos atrás e hoje estão tendo que, praticamente, refazê-lo. Isso porque, na época em que o app foi desenvolvido, não houve um planejamento ou preocupação com os testes.
Ficar focado apenas na correção de bugs e não na evolução do produto
Muitas vezes, os times ficam focados somente em fazer manutenção corretiva, ou seja, correndo atrás de bugs que aparecem com o aplicativo já no ar. Esse erro ocorre porque, quando uma nova funcionalidade é inserida, pode acontecer de um outro item que estava funcionando apresentar falhas (por exemplo, ao inserir uma atualização do mapa do app, a área de cadastro passa a não funcionar corretamente).
Portanto, mesmo que uma empresa conte com um time para desenvolver novas funcionalidades, pode ser que a atenção desse time esteja voltada somente para a correção dos bugs que surgiram já com o app disponível para o usuário final, o que impede que a equipe foque em evoluir o produto para gerar novas experiências aos usuários.
COMEÇAR GRANDE
Ao executar uma ação de desenvolver um app, você tem como ideia lançar com mais de 1 funcionalidade, você já está fazendo com ele comece maior do que ele realmente é.
Pense no Whatsapp: pra início, ele só precisa de uma lista de contatos, e uma tela de conversa. Não precisa de emoticons, mensagem de voz, foto do contato, nada disso. Ele foi baseado no SMS e você já viu o que tem na mensagem?
Você pode adicionar recursos ao seu aplicativo, mas depois que o mínimo tiver sido testado.
Gostou das dicas?
Agora chegou a hora de fazer o seu com a ajuda da Help!
Entre em contato com a gente para uma avaliação!
E-mail: marcela.rodrigues@helptechnology.com.br
WhatsApp: Marcela Rodrigues
Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidade)