Ferramentas do marketing: Conheça as 8 principais

Entenda quais são as 8 principais ferramentas do marketing e por que são importantes

Quando se trabalha com marketing é essencial saber quais as ferramentas do marketing utilizar, isso porque administrar um negócio não é nada fácil e para isso que existem essas ferramentas, para simplificar a vida do empreendedor.
É importante saber que todas as ferramentas de marketing devem ser usadas da forma correta e na grande parte do tempo juntas, sendo organizadas através de estratégias.
Jovens ou inexperientes gestores tendem a ser instruídos ao uso das ferramentas de gestão, atraídos pelo caráter prático e objetivo delas.
E isso pode levar a falta de visão sobre outros meios de marketing, por isso é importante saber o que são e como utilizar essas ferramentas da maneira correta.
20 Melhores Ferramentas de Marketing Digital para Experimentar em 2020 – a  Menina Digital

Com isso aqui mostraremos quais são as 8 principais ferramentas do marketing.

 

1. Benchmarking

Benchmarking: o que é e como aplicar em sua empresa – Novidá
É um modo de procurar pelos melhores processos, ideias inovadoras e procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior.
É Importante saber que o verdadeiro benchmarking tem como princípio a inovação e não a cópia de ações desenvolvidas pela concorrência. Por isso, sua prática não se deve restringir apenas ao setor de atuação da empresa.
 

2. Servqual

É uma breve escala de múltiplos itens, que atua com serviços onde as empresas usam para entender as percepções de seus consumidores.
Ele fornece um esqueleto básico através das suas declarações de expectativas/percepções para cada uma das cinco dimensões da qualidade do serviço: tangibilidade, confiabilidade, suscetibilidade, garantia e empatia.
 

3. CRM (Customer Relationship Management)

CRM – Customer Relationship Management - I4D
É uma integração de processos de produção, distribuição, vendas e marketing, de forma orientada ao cliente, onde tem o objetivo de conquistá-los, aumentar a satisfação dos atuais e estimular neles a fidelidade visando maior lucratividade para a empresa.
O CRM é como uma filosofia de gestão baseada em marketing de relacionamento, onde podem ser usadas diversas soluções tecnológicas que estão disponíveis no mercado para suportar o conceito original de relacionamento.
 

4. SWOT ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças)

Análise SWOT - Explorar aquilo em que somos bons e o que temos que...
É utilizada em diversos negócios, onde procura  entender o cenário atual e identificar o posicionamento das marcas ou produtos que fazem parte da análise.
 

5. Segmentação de mercado

Processo de identificação, dentro de um mercado, de um subgrupo de clientes cujas necessidades, desejos e/ou recursos são diferentes de tal modo que os faz responder de forma diferenciada a determinados estímulos de marketing.
Com essa prática as empresas podem, por exemplo, priorizar ações de marketing para clientes mais rentáveis e direcionar recursos de menor custo para clientes menos importantes.
 

6. Sistema de informações de marketing (S.I.M.)

Pessoas, equipamentos e procedimentos dedicados a coletar, classificar, analisar, avaliar e distribuir as informações necessárias de maneira precisa e oportuna para aqueles que tomam decisões de marketing.
 

7. Pesquisas de marketing

É a concepção, coleta, análise e comunicação em bases sistemáticas de dados, das descobertas relevantes de marketing para uma empresa. Tem grande valia no processo de tomada de decisões.
 

8. Plano de marketing

Por que sua empresa PRECISA de um plano de marketing urgentemente? - Nova  Escola de Marketing
Documento formal que resume o entendimento sobre o mercado com suas tendências e peculiaridades. Aponta a forma como a empresa almeja atingir seus objetivos de marketing dadas as limitações de recursos da empresa. Geralmente, é apresentado em três etapas: planejamento, implementação, avaliação e controle.
 
O mundo digital abriu portas à evolução a empreendedores e empresas grandes, pequenas, de nicho ou de massas. O caminho a seguir deixou de ser através das tradicionais ferramentas offline para uma nova forma de comunicar eficazmente com clientes, reinventar campanhas e aumentar vendas através da internet.
Os empreendedores passaram a investir tempo e dinheiro em ferramentas do marketing que permitissem dar a conhecer o negócio no mundo digital e consequentemente, a auxiliar a gestão e análise dos seus esforços em Marketing.
As ferramentas do marketing são, basicamente, grandes aliadas para que as organizações realizem a captura dos potenciais clientes a fim de aumentar a visibilidade da marca, potencialização das vendas, otimização de tempo, aumento de produtividades, entre outros.
 

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