Saiba a importância de fidelizar seus clientes e o lucro em você ganha com isso.
Algumas ações mais comuns são desenvolvidas em quase todas as grandes empresas para garantir que o seu cliente esteja sempre por perto . Fidelizar ele ao longo do prazo, essas ações, a qualidade dos produtos e o seu atendimento poderão tornar seus clientes consumidores fieis do seu negócio. Conquistar um novo cliente é muito mais difícil e mais caro do que manter os clientes que já compraram com você e tiveram uma boa experiência.
Agora veja algumas dicas que separamos pra você
1. Monitore o que o cliente fala sobre a sua marca
Para fidelizar o cliente, você precisa se antecipar às suas necessidades. Por isso, é fundamental que você o monitore nas redes sociais, no seu site (páginas mais acessadas e conversas no chat são relevantes) e-mail, WhatsApp, páginas de reclamação e qualquer outro canal de relacionamento.
2. Ofereça um suporte ágil:
Quantas vezes você ou o seu cliente já se queixaram de tempo de atendimento? Filas? Falta de personalização, respostas automáticas que não resolvem o problema? Inúmeras.
Invista em um time com boas habilidades pessoais e capacidade de resolução de conflitos, mas dê também insumos como: dados, treinamentos de atendimento, incentivos, tecnologia que permita agilidade para que as demandas do consumidor sejam atendidas já no primeiro contato.
3. Disponibilize um atendimento inteligente, humanizado e eficiente
Não pense duas vezes antes de investir em tecnologia para melhorar o relacionamento com os seus clientes.
Mais do que vender, para fidelizar um cliente, você precisa ser lembrado como uma marca que se preocupa com os clientes e está sempre disposta a melhorar o atendimento e desenvolver contatos inteligentes.
4. Crie uma comunidade ao redor da sua marca
Comunidades têm se tornado ferramentas importantes para engajamento de clientes. Para começar não é necessário investir em um supersite, já que há tantas plataformas gratuitas para isso.
Assim, você pode incentivar o conteúdo criado pelos próprios membros. Por exemplo, pedir que eles compartilhem fotos próprias usando algo da sua marca, participar na criação de um nome para algum produto ou até mesmo fazer uma visita a sua empresa.
5. Desenvolva programas de relacionamento e fidelidade
Em outras palavras, ofereça algo para o seu cliente: desconto por indicação, programas de pontuação, recompensa por recorrência de consumo, reduções progressivas de mensalidade ou mesmo, envie pequenos “mimos” e mensagens em datas especiais.
6. Seja transparente
Haverá dias em que algumas coisas não sairão como planejado. Mas, em vez de negar o problema ou fingir que você não pode fazer nada a respeito, use a honestidade sempre que precisar dar más notícias. Um bom exemplo disso é como algumas empresa
7. Peça feedbacks
Muitas empresas acreditam que são as melhores em suas áreas, mas nunca escutaram isso de um cliente. Nem preciso dizer que é importante descobrir como as pessoas se sentem em relação aos seus produtos e serviços, se elas gostam ou não e o que elas esperam do seu atendimento, por exemplo.
Empresas SaaS (que vendem um software como serviço) costumam calcular o grau de satisfação de seus clientes por meio da pesquisa chamada NPS. Isso permite conhecer quem são os fãs, quem é indiferente e quem não tem uma boa experiência com a sua empresa. Já as empresas que vendem produtos físicos, podem solicitar que os clientes respondam essa pesquisa por e-mail ou em um site.
8.Invista seu tempo nos clientes
Entendo que, depois de chegar a uma certa quantidade de clientes, fica inviável conversar com todos eles com frequência, mas você deveria tentar com pelo menos alguns. Para facilitar o processo, selecione alguns que mais interagem com a sua marca, uns que são indiferentes e outros que dão notas baixas nas suas pesquisas e assim você consegue fidelizar seu cliente
Fidelizar o seu cliente por si só já traz alguns benefícios muito importantes para seu negócio. Por exemplo: um cliente fidelizado, sempre verificará sua loja antes de ir pesquisar o concorrente; se você continuar mantendo o seu bom atendimento e produtos atrativos, ele não terá motivos para comprar no concorrente.
• E-mail marketing
• Acompanhamento das redes sociais
• Manutenção e segmentação da sua base de dados
• O Atendimento pós-venda
• Cupons de desconto:
Os clientes fiéis comprarão seus produtos ou serviços repetidamente se estiverem satisfeitos com o serviço que estão recebendo, dessa forma você consegue Fidelizar ele
Além disso, eles tendem a fazer mais de uma transação e têm maior probabilidade de experimentar diferentes produtos ou serviços que a sua empresa oferece.
Clientes fiéis acabam tornando-se verdadeiros embaixadores da marca, e fidelizar ele é seu ponto de partida
Ao proporcionar a eles uma experiência positiva, é mais provável que compartilhem essa experiência com amigos e familiares.
Partindo da ideia de que a maioria das pessoas são influenciadas por outras que conhecem, seus clientes fiéis oferecem à sua marca um avanço positivo quando se trata de quem não está familiarizado com o seu negócio ainda.
Gostou das dicas?
Agora bora fidelizar seus clientes e ir atrás dos novos?
A Help pode te ajudar!
Entre em contato com a gente .
E-mail: marcela.rodrigues@helptechnology.com.br
WhatsApp: Marcela Rodrigues
Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)