Funil de vendas: Conheça 5 benefícios

Funil de vendas: O que é e quais são os benefícios

 

O que é funil de vendas?

O funil de vendas, também chamado de pipeline, é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente, ele é uma representação do caminho que o cliente faz até fechar a compra.

É um processo que consiste em conduzir ou acompanhar o seu cliente a partir do momento em que ele toma conhecimento de uma solução vendida pela sua empresa até o fechamento do negócio.

As várias etapas dessa jornada são construídas com a inspiração em um funil. No topo, muita gente chega, afinal, o interesse não é algo exclusivo.

No entanto, há o afunilamento, o que representa a filtragem desse interesse, ou seja, só fica quem está se convencendo daquela compra. O fim é o contato de conversão, com o prospect certo de que é o momento de finalizar o negócio.

Qual é a importância?

Fases do funil de vendas: quais são, estratégias, ações e mais! | PipeRun

O funil de vendas é uma estratégia de grande ajuda para a rotina dos vendedores.

O funil permite mensurar como cada um dos consumidores de uma larga base de dados tem se comportado acerca de interesse e conhecimento do que a empresa oferece.

Realizar esse acompanhamento seria muito difícil sem essa estratégia de classificação e também sem uma ferramenta que automatize o trabalho, no caso, o CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), geralmente é definido com um software de gestão de empresas que auxilia as equipes de vendas e proporciona a maior gestão da carteira de clientes.

Durante a jornada, consumidores realizam um movimento progressivo desde o conhecimento até fechar negócio.

Claro que para alguns isso pode ser mais ágil e até mesmo com etapas puladas, mas o mais provável é que o prospect passe por todas as fases.

Se o vendedor entende como funciona essa jornada, está pronto para gerar mais conversões.

Quais são as etapas do funil de vendas?

O que é funil de vendas? Descubra como usá-lo em uma corretora ou consultoria de benefícios.

O funil de vendas é dividido em três etapas: topo, meio e fundo.

Topo do funil — O aprendizado e a descoberta

O topo é conhecido como a etapa da consciência, pois até aqui a pessoa era indiferente à sua própria necessidade ou problema.

Forneça materiais que ajudem seu visitante a diagnosticar o problema e compreendê-lo por completo, assim, qualquer dúvida que ele tenha sobre o assunto, procurará você. Esse é o momento de se colocar como especialista.

Nessa etapa geralmente estamos lidando com visitantes, pessoas que chegaram até o seu site de alguma forma, mas sobre as quais você ainda não tem nenhuma informação.

Então, na hora de educá-la, ofereça materiais ricos na tentativa de convertê-las em leads e fazê-las andar no funil.

Meio do funil — O reconhecimento do problema e a consideração de solução

O marco que define a passagem da primeira etapa para a segunda é o reconhecimento do problema.

O visitante já leu bastante sobre o assunto e admitiu que realmente tem uma demanda. Agora, ele busca por maneiras de saná-la e é seu papel apresentar dicas e técnicas que possam ajudá-lo.

Nessa etapa, geralmente lidamos com as leads, pessoas que já interagiram com o seu conteúdo e forneceram informações básicas de contato em troca do acesso a algum conteúdo.

Como o lead não sabe bem como resolver seu problema, ele considera várias soluções, inclusive a compra de um serviço. Porém, tem dúvidas se essa é realmente a opção correta para seu caso.

É importante deixar claro que seu objetivo é ajudá-lo e não vender para ele a todo custo, você estabelece uma relação de confiança que será benéfica quando o lead já estiver qualificado e puder passar para a próxima etapa.

Fundo do funil — A decisão de compra

Se você seguiu o processo corretamente até aqui, já é conhecido por ela como referência de mercado e alguém em quem ela pode confiar para negociar.

Então, é o momento de dar aquele empurrãozinho e mostrar que você é o parceiro certo para ela!

Após algumas comparações com outras empresas, a MQL ((Marketing Qualified Leads), que nada mais é do que um estágio vançado de leads, onde vai escolher qual acredita ser a melhor alternativa e fechará o funil de vendas, realizando a compra e se transformando enfim em cliente.

Vale lembrar que algumas empresas incluem ainda uma quarta etapa: a pós-venda. Essa etapa é focada em fidelizar o novo cliente e transformá-lo em um promotor da sua marca.

Quais os benefícios de um funil de vendas?

Descomplicando o funil de vendas - Amura Comunicação

1 – Previsibilidade de resultados

Como cada etapa do funil de vendas depende do desempenho da etapa anterior, você sabe exatamente quantas pessoas precisam no topo do funil para gerar X clientes ao final do processo.

Monitorando os números da sua equipe, é possível prever se os setores de marketing e vendas conseguirão cumprir a meta e qual o tempo necessário para alcançá-la.

2 – Maior produtividade

Com um funil de vendas bem estruturado, conseguimos mensurar a produtividade de vendedores e analistas de marketing. Você pode descobrir onde eles têm mais dificuldades e acompanhar os resultados obtidos por cada um.

3 – Otimização da gestão

O funil é trabalhado com o intuito de segmentar e padronizar o ciclo de vendas, tornando a análise de cada estágio desse processo mais objetiva e ágil.

4 – Melhor aproveitamento de oportunidades

Com um funil de vendas implementado, você pode acompanhar o status de cada venda em tempo real. Isto é, as chances que cada negócio tem de ser efetivado.

5 – Respostas para o desenvolvimento de produtos

Ao longo do relacionamento com os clientes, você terá informações valiosas que apontam novos caminhos para aperfeiçoar os serviços ou produtos desenvolvidos por sua organização.

O funil de vendas é uma estratégia dedicada a entender os hábitos do consumidor e a maneira como ele se relaciona com a jornada, do conhecimento da marca à decisão de compra.

Por isso, não ignore o poder do funil de vendas, o aplique o quanto antes e faça de tudo para continuar otimizando sua estratégia com base nele.

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