Game Marketing: Consumo de jogos cresce 140% em 2020

O Game Marketing pode ser uma excelente estratégia para divulgação e popularização da sua marca.

Em uma sociedade altamente conectada, graças ao processo acelerado de transformação digital, os videogames deixaram de ser uma exclusividade de um nicho muito específico da população. Hoje, são extremamente populares.

O aumento rápido do uso de games em celulares, desktops e consoles, além da visualização de conteúdos em vídeo sobre o assunto são mais uma das consequências da pandemia.

Se antes da pandemia a comunidade gamer já crescia velozmente, com o isolamento, ainda mais consumidores encontraram nos games uma maneira de se conectar, fazer novos amigos e passar o tempo em casa.

Mas é importante entender que game marketing, apesar de usar metodologias e ferramentas já consolidadas do marketing tradicional, as ativações em games tem alguns diferenciais, isso porque o tipo de consumidor, no caso o de jogos digitais, já tem uma relação diferente com esses produtos, e ao longo dos últimos anos essas estratégias foram se adaptando em como esse consumidor se envolve e consome os produtos.

Por isso falaremos sobre game marketing, alguns conceitos, quais são suas características, o que podem ser aplicados dentro de uma estratégia de lançamento de produtos como jogos mas que podem servir como base para outras ações de marketing de setores que buscam essa conexão com games, entre outros. Confira!

O cenário atual dos games

O Top 10 de jogos da App Store nos apresenta o cenário atual dos games  móveis - Arkade | Arkade
Um estudo feito pela Visa, principal bandeira de cartões de crédito, mostra que as transações feitas dentro dos consoles e plataformas de jogo cresceram 140% em 2020. Esses números são grandioso comparado com outros setores de indústria.

Segundo o eMarketer, há nos Estados Unidos, cerca de 177,7 milhões de jogadores mensais – cerca de 1% a mais que em 2020, totalizando 53,1% da população.

No Brasil, de acordo com dados de agosto de 2020, em pesquisa do Brasil Game Show (BGS) junto ao Instituto Datafolha, há um total de 67 milhões de consumidores de jogos eletrônicos.

O celular é o dispositivo mais popular para jogos; ainda de acordo com o eMarketer, são 159,1 milhões de usuários mensais nos Estados Unidos em 2021, atingindo 89,5% de todos os jogadores digitais nos Estados Unidos.

Em segundo lugar, estão os desktops e laptops, com cerca de 98,4 milhões, ou 55,4% dos jogadores americanos.

Além do público que efetivamente joga, existem os que também assistem a conteúdos sobre os games (sejam vídeos com dicas de jogos, resenhas ou campeonatos de e-sports). Nos EUA, a estimativa é de 26,6 milhões de espectadores de telesports por mês em 2021 e que o número de espectadores de vídeos sobre jogos chegue a 60 milhões em 2023.

O que é Game Marketing?

Games e Redes Sociais - o futuro do Marketing | RPjr

O Game Marketing é nada mais é do que a utilização das plataformas do mundo dos games para a promoção de uma empresa

Na prática, a estratégia consiste em aproveitar esse cenário e os seus diversos canais para promover uma marca. Pode ser por meio de um jogo próprio, uma inserção natural ou mesmo uma mais convencional.

O game marketing pode ser inserido das duas seguintes maneiras:

– O anúncio e/ou publicidade de um jogo novo, onde esse anúncio não precisa necessariamente estar dentro do jogo, pode ser em redes sociais e outros canais.

– Ou uma marca inserir o seu produto, ou serviços dentro do jogo, para assim ter mais visibilidade naquele espaço, também conhecido como advergames

A vantagem do Game Marketing é a variedade de opções de divulgação, permitindo que você encontre a mais adequada para o seu objetivo.

Como funciona o Game Marketing?

Cada tipo de marketing funciona de uma forma diferente, por mais que tenham as mesmas ideias e teorias, com o game marketing não seria diferente, por mais a teoria do seu processo seja igual ao de um funil de marketing tradicional, sua prática é realizada de forma diferente.

Como dito anteriormente, existem dois tipos de Game Marketing, o que é voltado para um lançamento de um jogo, e o outro o que é simplesmente uma propaganda que uma marca insere em um jogo. Mostraremos agora como os dois jeitos funcionam.

1. Game Marketing voltado para lançamento de jogos

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Podemos considerar três passos para montar uma estratégia de game marketing, voltada para um lançamento de jogo, onde envolve Expectativa, Engajamento e Fidelização.

Para a melhor compreensão destacamos como cada um deles funcionam na prática.

  • Expectativa

O público de jogos digitais gosta muito de teorias e de ficar imaginando o que seria um jogo em seu lançamento. Com esse entendimento, essa expectativa é apresentada como teasers, que fazem os fãs ficarem eufóricos e querendo saber mais.

No mundo dos games quando uma franquia anuncia a continuação de um jogo, ou quando uma desenvolvedora anuncia um novo jogo, isso já é o suficiente para criar uma série de assuntos. Isso porque o fã de jogos digitais quer ser surpreendido.

A Sony quando lançou o Playstation 5 anunciou que em breve sairia o novo God Of War, e sem dúvidas isso gera não só expectativa mas vendas efetivas de consoles.

  • Engajamento

Nesse momento é preciso de um pouco mais, apresentar visual, gameplay, histórias e contexto do produto.

Em linhas gerais aqui é onde temos a percepção real do que será aquele produto ou ação. No mundo dos games um bom trailer de lançamento ou um showcase sem dúvidas são fatores que levam o público em ter mais insumos para sua decisão de compra.

  • Fidelização

Com base em tudo que foi construído inicialmente, esse momento é o de vendas. Apresentar o preço, pacotes e diferenciais comerciais vão direcionar o público para a etapa final.

Mas é importante lembrar que no mundo dos games a venda é o inicio de uma nova etapa. Pois é aqui que se constrói comunidades, e uma comunidade gamer engajada com seu produto, sem dúvidas será a base para novas oportunidades e é importante entender as expectativas criadas.

2. Game Marketing voltado para inserção de propagandas de marcas nos jogos (advergames)

Propaganda nos jogos não é tão rentável - Meio Bit

Há três possibilidades de criar anúncios quando o assunto são os games.

1- Investir no universo de esportes eletrônicos;

2- Possibilidade é a publicidade no jogo;

3- Conteúdo diferenciado, que pode ser tanto criado pela própria marca, quanto por meio de influenciadores e parceiros.

O público gamer é heterogêneo, formado por homens e mulheres de diversas idades e preferências. Entretanto, seja qual for o perfil, trata-se de pessoas apaixonadas. Dessa forma, o maior desafio para as marcas é criar de forma que efetivamente atraia o público sem parecerem invasivas ou oportunistas.

A estratégia dos criadores é usar os games como um pano de fundo para contar suas histórias de forma diferenciada e formular novas maneiras de se conectar com o público por meio dos jogos.

Entretanto, apesar de os conteúdos serem os carros-chefe quando o assunto é a união entre marcas e games, há também os anúncios. Além dos banners, especialmente em aplicativos, há outras três formas de anunciar nos games sem que as marcas, necessariamente, representem uma interrupção.

  • Tipos de anúncios em games

Especialmente em jogos mobile ou desktop, os anúncios vêm em três formatos: vídeos premiados, intersticiais e jogáveis.

– Vídeos premiados: Os pequenos anúncios em vídeo que podem ser lançados em momentos importantes de um jogo em troca de um pequeno benefício tangível (vida extra ou energia adicional) são conhecidos como vídeos premiados. Eles são os preferidos por desenvolvedores que usam anúncios em seus apps.

– Intersticiais: Diferentemente dos vídeos premiados, os intersticiais servem como preenchimento de pausas não monetizadas dos jogos. São como banners que explodem na tela, mas em formato de vídeo.

– Jogáveis: Formato interativo e envolvente, o anúncio jogável é uma miniversão do jogo anunciado ou um minijogo de marca. O efeito líquido de um anúncio jogável bem projetado não é apenas taxa de cliques e CPMs ou custo por ação (CPAs) mais altos, mas também um maior engajamento.

  • Dicas para inserir sua marca no universo dos games

– Conheça o game: Como o ecossistema de games é extremamente variado, conversa com elementos da cultura pop (música, filmes e digital) e conta com pessoas de diversos perfis, é preciso conhecer a segmentação própria do game. Além disso, pesquisar o perfil de quem se quer alcançar e cruzar as possibilidades de preferências de temas e jogabilidade também aumentam as chances de sucesso.

– Gere benefícios para o jogador: Quanto mais sua marca for intrusiva, menos sucesso ela terá entre os gamers. Tudo que represente um incômodo à experiência deles, especialmente durante os jogos, deve ser evitado. Por isso, aposte em conteúdos que gerem valor ou ofereçam recompensas, jamais interrupções.

– Entre na narrativa: Se o objetivo é se destacar, conheça a audiência e aposte no que a concorrência ainda não fez. Banners e vídeos, com o passar do tempo, podem virar paisagens se não apresentarem algo que valha a atenção dos gamers.

– Analise e reformule: O mercado de games está em constante atualização, assim como os perfis de quem joga e as preferências. Por isso, vale investir em pesquisa e personalização, a fim de criar conteúdos de valor para o público e que estejam em linha com as expectativas da audiência.

 

Qual a importância de diversificar suas estratégias de Marketing?

Universo Game e Marketing, uma realidade crescente - WM Mariz Comunicação  Integrada

Os videogames estão cada vez mais populares e fáceis de serem adquiridos: podem ser jogados em computadores, notebooks, tablets e até mesmo smartphones.

Sendo assim, é uma oportunidade para que as empresas divulguem as suas marcas mesmo em um período de lazer e divertimento, resultando em uma experiência mais natural para o usuário.

Afinal, é preciso pensar em ações que destaquem a sua empresa rapidamente, mas também naquelas em que a relevância e a autoridade aumentem ou que ajudem na fidelização de clientes.

Qual a relação entre eSports e Game Marketing?

Seven Insights on Formulating an Esports Marketing Strategy Verbete Draft: o que são eSports

A base do mundo dos eSports são os jogos digitais, tudo acontece em torno dos jogos. Em alguns casos os atletas e organizações conseguem até ser tão relevantes quanto os jogos. Mas em linhas gerais, os eSports também constroem comunidades, geram expectativa e engajamento e o resultado disso é a criação de um público fiel.

Muitas das possibilidades que oferecem excelentes retornos para as empresas apareceram principalmente nos últimos anos. As razões são muitas, indo dos avanços tecnológicos à popularização dos eSports. O Game Marketing, portanto, se tornou ainda mais atrativo para as marcas justamente pelo crescimento desse mercado.

O Game Marketing é uma excelente estratégia a ser analisada por qualquer empresa que busca um diferencial competitivo para se destacar em um mercado cada vez mais disputado. Com as estratégias adequadas, é possível utilizar um ambiente tão popular nos dias de hoje para promover a sua marca com precisão e eficiência.

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