Entenda o que são gatilhos mentais e como podem ser utilização para atrair clientes
Uma das técnicas utilizadas pelo Marketing Digital para gerar Leads são os gatilhos mentais.
Os gatilhos mentais fazem parte da psicologia e a compreensão dela é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Todos os seres humanos possuem estímulos e motivações parecidos que, quando ativados, os conduzem para a ação.
Sendo assim, o primeiro passo é conhecer e compreender seus clientes para saber como influenciá-los. O próximo passo será descobrir quais são os gatilhos mentais existentes e que podem ser aplicados à sua estratégia de Marketing Digital.
Então, preparamos um post especial para você descobrir quais são esses gatilhos mentais e como poderá usá-los na sua estratégia. Confira!
O que são gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são eventos ou circunstâncias externas que podem produzir sintomas emocionais ou psiquiátricos desfavoráveis, tirando-as da zona de conforto (ansiedade, pânico, desânimo, desespero, pensamentos negativos etc.) ou favoráveis (alegria, calma, entusiasmo, motivação, pensamentos positivos etc.).
Em outras palavras, são estímulos que agem diretamente no cérebro. Mas não se trata de hipnose ou algo do tipo, pois a base dos gatilhos mentais está na psicologia.
Reagir aos gatilhos mentais é uma consequência natural do ser humano, que podem ser estruturados de maneira estratégica para proporcionar sentimentos e emoções desejáveis.
Um gatilho, quando ativado, pode abrir uma janela da memória que transporta a pessoa de volta para o passado, onde ela teve a sua primeira experiência. É como reviver o momento por alguns segundos e sentir a mesma coisa que sentiu na época e lugar do acontecido.
Além disso, eles também podem trazer sentimentos relacionados a algum elemento do seu conteúdo que remete a uma sensação ou experiência do leitor. Por isso, o uso de imagens, referências e easter eggs pode ter um efeito positivo dentro de um conteúdo, gerando uma correlação desse gatilho com a experiência do leitor.
O gatilho mental no Marketing Digital pode ser ativado pelos sentidos: visão (imagem) e audição (som).
Uma combinação perfeita desses sentidos pode ser essencial para ativar um gatilho mental que desperte o desejo de compra imediata de um produto ou serviço.
Gatilhos mentais utilizados no Marketing Digital
Para colocar os gatilhos mentais em prática é preciso saber alguns princípios que são responsáveis por ativarem esses gatilhos mentais. Confira quais são logo a baixo!
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Reciprocidade
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O princípio da reciprocidade pode ser sentido quando alguém nos dá algo sem pedir nada em troca. Automaticamente, nos sentimos obrigados a retribuir o favor.
Pode ser praticado de várias maneiras, dois bons exemplos são:
1. Entregar informações gratuittamente, onde funcionaria como um presente que, mais tarde, levará o cliente a comprar de você pelo sentimento de devolver o favor.
2. Mandar um brinde junto com a primeira compra, para que o cliente se sinta na obrigação de realizar a segunda compra e assim por diante.
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Autoridade
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Para utilizar esse gatilho mental será preciso trabalhar a confiança das pessoas. Você deve posicionar o seu produto ou serviço como líder de mercado. O comportamento da empresa e funcionários deve seguir essa linha para demonstrar autoridade no que dizem e fazem.
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Prova social
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O princípio da prova social está diretamente ligado ao gatilho mental da preferência. Somos seres sociais e totalmente influenciáveis pelo que o outro está falando, fazendo ou usando.
Por isso, qualquer coisa que demonstre popularidade no seu site pode desencadear um estímulo de desejo de compra imediata.
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Novidade
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Esse princípio pode ser colocado em prática por meio de mensagens anunciando novidades em breve, seja um conteúdo exclusivo e mais completo sobre um determinado assunto, uma nova versão do produto ou serviço etc.
O importante é anunciar novidades de tempos em tempos para manter o interesse do público pelo seu negócio sempre em alta.
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Escassez e da urgência
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O princípio da escassez e da urgência é um dos mais importantes para uma estratégia de Marketing Digital bem-sucedida, pois ele é capaz de ativar um sentimento de risco iminente que a pessoa está tendo de perder uma grande oportunidade.
A melhor forma de colocar esse gatilho mental em prática no Marketing Digital é sugerir que os produtos ou serviços possuem quantidade limitada e o interesse por eles é alto.
Também, diante de uma promoção, pode deixar claro que os preços e as condições de pagamento oferecidas serão por tempo limitado ou enquanto durar o estoque.
Onde utilizar os gatilhos mentais?
Ao contrário do que se imagina, os gatilhos mentais podem ser utilizados em diversas ferramentas de marketing digital.
Por isso, selecionamos, 5 canais onde essa estratégia pode ser inserida. Veja a baixo!
1. E-mail marketing
Seja para converter um novo lead ou para reativar a relação com consumidores, os gatilhos mentais podem ser utilizados para chamar a atenção para que este leitor realize alguma ação.
Você pode usar esse recurso no assunto do e-mail ou até no corpo. O segredo é adaptar a linguagem e conteúdo o mais próximo possível das “dores” que possam ser apresentadas pela sua persona.
2. Páginas de vendas
Esta página web tem como principal objetivo expor os produtos ou serviços que a empresa oferece, gerando uma conversão.
Utilize os gatilhos mentais nesse local para evidenciar os benefícios, características e outras razões que possam conquistar esse consumidor a efetivar a compra.
3. Landing pages
Tendo em vista que quando um lead entra na sua landing page já possui o interesse de conversão.
Você deve usar gatilhos mentais integrados a sua estratégia de conteúdo. Aplicando CTAs irresistíveis, links patrocinados e se possível automatização de marketing.
4. Newsletter
A newsletter reforça a autoridade da marca e também pode gerar tráfego para outras ferramentas como Instagram eYoutube.
Por isso, os gatilhos mentais nesse caso, devem ser utilizados para manter o público mais próximo e influenciar na tomada de decisões que possam interessar para a estratégia da empresa, virando um ponto de contato a longo prazo.
5. Conteúdo de valor
Fundamental em toda estratégia de marketing digital, os conteúdos produzidos para redes sociais, blogs ou até mesmo ebooks, devem conter gatilhos mentais para deixar os materiais mais ricos e visar os objetivos que a empresa possui ao divulgar essas informações.
Vale ressaltar que os gatilhos mentais também podem ser usados em lançamentos, negociações, palestras, reuniões e demonstrações de produtos.
Agora que você já sabe como colocar esses gatilhos em prática, tá esperando o que para conseguir mais clientes para seu negócio?
Mas, antes de fechar esta janela e sair correndo para manifestar emoções nos seus clientes, o que acha de continuar navegando no blog da Help e ler outros conteúdos tão interessantes como esse?
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