Ser empreendedor, dono de um negócio e cuidar da gestão pode ser uma verdadeira dor de cabeça se não houver um bom planejamento.
Não à toa, seis em cada dez empresas fecham nos primeiros cinco anos de atividade, segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Gerir um negócio não é tarefa fácil, mas não é impossível.
Empreender é um desejo de 50 milhões de brasileiros, mas como começar um negócio do zero sem correr o risco de falir em cinco anos e perder todo investimento feito no começo?
Para te ajudar nessa empreitada, separamos X dicas de gestão de negócio que vão garantir o sucesso do seu negócio e o aumentar os resultados. Confira!
Dicas Práticas
Que fazer um plano de negócios é importante, todos já sabemos. Ao abrir uma empresa, o seu plano de negócios deve traçar os objetivos da empresa, o público alvo, estratégias de marketing para cada setor da empresa e outras diversas ações de planejamento.
O planejamento é responsável por medir e definir as metas, métricas e estratégias para cada ação da sua empresa. Sem ele, é como andar em círculos.
Não existe uma fórmula mágica! Cada negócio terá um planejamento adequado para a sua realidade, necessidades e objetivos. Portanto, não ensinaremos nenhuma fórmula mágica. Mas sim dicas práticas e realmente assertivas para aprimorar seus processos e a gestão da sua empresa.
Veja abaixo as dicas de gestão que você pode começar a implantar hoje mesmo!
1. Gestão de reuniões
As reuniões são fundamentais para uma boa comunicação interna da empresa. Por meio delas você pode alinhar os objetivos, os pontos de melhoria e o que cada colaborador pode fazer para que juntos alcancem o sucesso desejado.
Também servem para repassar relatórios, avaliar novos projetos, resolução de problemas, metas de tarefas, organizar eventos, etc.
Um cenário comum em muitas empresas, é o costume de realizar muitas reuniões sem um objetivo definido. De certa forma, as reuniões demandam tempo e horas do dia em que os colaboradores poderiam estar realizando suas tarefas.
Portanto, existem formas de otimizar o tempo e realizar reuniões realmente produtivas. Veja algumas dicas:
- Defina pauta;
- Selecione os presentes;
- Defina horário de início e principalmente de término;
- Envie os arquivos necessários previamente;
- Comece sempre no horário;
- Eleja um mediador;
- Seja o mais sinérgico possível.
2. Gestão de e-mails
Outro erro terrível que as empresas cometem frequentemente, é o envio desordenado de e-mails, que lotam as caixas de entrada de todos os funcionários. O envio massivo e desorganizado de e-mails, pode confundir e cansar quem os recebe, podendo até deixar passar assuntos importantes.
Pode não parecer, mas até e-mails precisam de uma estratégia. O ideal é ter uma pessoa responsável por administrar os e-mails corporativos, mas as dicas a seguir servem para te ajudar a organizar inclusive os e-mails pessoais. Confira:
- Crie apenas pastas necessárias
- Crie uma pasta padrão para e-mails resolvidos
- Crie grupos de destinatários
- Defina horários para “zerar” a caixa de entrada
- Não ative a notificação de e-mails
- Gerencie SPAMs
- Reduza as respostas desnecessárias
- Só copie quem for necessário
- Use cópia oculta
- Não apague e-mails
- Separação de caixa de entrada entre lidas e não lidas
3. Como delegar
Um bom líder sabe como delegar funções de acordo com o cargo e potencial de cada colaborador. Muitos confundem delegar com ser autoritário, desrespeitoso ou mesmo pedir coisas abusivas e absurdas.
Uma boa gestão não precisa e nem deve ser feita de forma autoritária e impositiva. A autoridade se conquista, e bom líder é aquele que exerce uma influência positiva aos colaboradores.
No entanto, não tenha medo de se impor quando necessário (sempre de forma respeitosa). Enxergue o potencial da sua equipe e saiba o momento de incentivar e cobrar os resultados que a sua empresa almeja.
Veja abaixo algumas dicas de como delegar:
- Valorize sua equipe;
- Adote a política de feedbacks;
- Defina as metas e expectativas de cada tarefa;
- Esteja atento às oportunidades e escolha a pessoa mais adequada para realizar uma tarefa;
- Esteja aberto a receber sugestões.
4. Gestão de pessoas
Uma empresa de sucesso se faz com equipes de sucesso. São as pessoas que fazem tudo ser possível, por isso é extremamente importante investir na sua equipe e na evolução de cada colaborador para entregar resultados satisfatórios.
O investimento em pessoas nunca é demais. O primeiro passo é adotar essa mentalidade e identificar o que pode melhorar na sua equipe. Está precisando de mais treinamento? É uma equipe comprometida? Está desanimada? O que você pode fazer para melhorar?
Veja algumas dicas de gestão de pessoas:
- Invista em cursos de especialização para os colaboradores
- Promova eventos de workshop e palestras
- Busque melhorar o ambiente organizacional
- Crie um plano de carreira sólido
- Comunique-se com a sua equipe
- Incentive o trabalho em equipe
- Dê recompensas quando atingirem as metas
5. Gestão de tempo
Um grande desafio dentro das corporações é a otimização constante do tempo. Como produzir mais em menos tempo, sem perder a qualidade do produto ou serviço prestado?
A gestão de tempo vai te ajudar a otimizar os processos, diminuir o estresse e ter mais tempo livre para realizar outras tarefas. Veja como:
- Elimine distrações – foque no seu trabalho e elimine qualquer distração durante a realização de uma tarefa. Desligue o celular, desligue a televisão e busque um local mais silencioso onde você possa ter mais foco.
- Defina metas e prazos para as tarefas – dessa forma, você terá controle sobre o avanço da sua atividade, marcando como um checklist sempre que concluir uma etapa do processo. Definir prazos também evita que você fique tempo demais realizando uma atividade, e terá maior incentivo para terminar dentro do tempo estipulado.
- Planeje o dia seguinte – Faça uma lista de tarefas antes de dormir, com tudo que você precisa resolver no dia seguinte. Use uma ordem de prioridade e urgência, assim você economiza tempo pensando no que deve fazer a seguir.
Técnicas de organização
- Timeboxing – a técnica de Timebox serve para definir metas para tarefas, dividindo-a em vários processos menores. Na prática do timeboxing, as metas são feitas com prazos definidos, assim você saberá exatamente quanto tempo leva para realizar cada fase do processo até que a tarefa seja concluída.
- Técnica Pomodoro – outra maneira de organizar as suas tarefas, só que dessa vez atribuindo momentos de descanso entre os processos. Pesquisas apontam que fazer pausas para descansar é muito positivo para a criatividade. Portanto, a técnica Pomodoro te ajuda a se organizar e ainda beneficia sua criatividade. Ao usar esta técnica, é necessário um temporizador para marcar o tempo de cada tarefa.
- Princípio de Pareto – usar 20% do seu tempo para realizar 80% das suas obrigação, assim você terá só 20% do trabalho final deixado para concluir nos 80% do resto do dia. É uma técnica para aumentar a motivação. Ao realizar primeiro as tarefas rápidas, você sente que está sendo mais produtivo, aumentando sua motivação para concluir as tarefas mais densas e demoradas.
Esperamos que essas dicas de gestão te ajudem a conduzir melhor o seu negócio, com foco na gestão de pessoas e definição de metas. É possível otimizar o tempo com dicas simples e eficazes, que podem ajudar todos os setores da sua vida, não só os negócios.
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