A ginástica laboral é um conjunto de exercícios realizados no trabalho para promover a saúde dos colaboradores e evitar doenças ocupacionais.
As doenças ocupacionais são muito prejudiciais para o desempenho do colaborador e merecem a devida atenção.
Em alguns ofícios, as circunstâncias podem ser atenuantes para o colaborador, como no caso de um mestre de obras, que convive todos os dias com o som alto de algumas máquinas, além dos riscos do trabalho no geral.
Sabemos que para esses tipos de ofício, o colaborador recebe o adicional de insalubridade e periculosidade.
No entanto, isso não garante que a sua rotina de trabalho não vai acarretar em doenças ocupacionais, como transtornos das articulações, etc.
Por isso, a ginástica laboral é essencial para garantir a saúde, bem-estar e consequentemente a produtividade dos colaboradores. Os exercícios duram em média 15 minutos e oferecem uma série de benefícios, veja abaixo os principais:
- Alivia o estresse;
- Combate doenças ocupacionais (depressão, ansiedade, LER/DORT e estresse);
- Ajuda o sistema cardíaco, esquelético e respiratório;
- Diminui a sensação de esgotamento no fim do dia;
- Aumenta o foco e a concentração.
Como fazer a ginástica laboral?
Cada empresa pode realizar a ginástica laboral como achar melhor. Geralmente, é realizada em um espaço específico da empresa, com o auxílio de um profissional como um fisioterapeuta ou profissionais de educação física.
O profissional pode promover exercícios adaptados para a necessidade de cada colaborador, de acordo com a atividade que ele realiza na empresa.
A duração média dos exercícios é de 15 minutos, mas a sua empresa pode fazer por mais ou menos tempo.
Os exercícios variam de acordo com o objetivo da prática. Veja quais são os exercícios administrados de acordo com o horário e momento da jornada de trabalho:
Preparatório
Os exercícios preparatórios são praticados no início do dia, antes dos colaboradores iniciarem suas atividades, assim o organismo estará preparado e o colaborador terá mais disposição e concentração no restante do dia.
Os exercícios indicados para esse momento do dia são exercícios de coordenação, equilíbrio, flexibilidade, concentração e resistência muscular.
- Aumenta a circulação sanguínea
- Alonga os músculos mais usados pelo colaborador
- Melhora a concentração e foco
- Aumenta a disposição
Compensatórios
São os exercícios realizados durante a jornada de trabalho para aliviar a tensão muscular e eliminar resíduos metabólicos, além de corrigir a postura. Os exercícios trabalhados são de correção de postura, respiratórios e de flexibilidade.
- Alivia a tensão muscular causada por movimentos repetitivos
- Repara os músculos
- Corrige a postura
- Estimula a disposição para o restante da jornada de trabalho
Relaxamento
É o tipo de ginástica laboral que promove o relaxamento e auxilia no alívio do estresse, combate a ansiedade e tensão muscular. Geralmente é aplicado no final da jornada de trabalho, para os colaboradores voltarem mais calmos e sem dores para a casa, preparados para iniciar um novo dia de trabalho no dia seguinte.
Os exercícios de relaxamento são alongamentos, auto massagem, meditação e exercícios de respiração.
- Reduz o estresse
- Previne lesões musculares
- Aumenta a sensação de bem-estar
- Controla a ansiedade
Importância
Cuidar dos colaboradores é o primeiro passo para garantir o sucesso de um negócio. Afinal, são eles os responsáveis por fazer a empresa crescer e gerar resultados.
Um colaborador saudável terá mais disposição para executar o seu trabalho da melhor forma, aumentando a produtividade. Além disso, não precisará faltar no trabalho por problemas de saúde com tanta frequência.
Trabalhar não deve ser uma atividade exaustiva e desgastante, e sim uma contribuição para a sociedade que o colaborador tem orgulho de proporcionar.
Esse cuidado ainda estimula a sensação de recompensa do colaborador, ao ver que ele a empresa se preocupa com a sua saúde e valoriza seu bem-estar. Assim, você fortalece a lealdade e o compromisso que os colaboradores têm com a organização.
Além disso, uma empresa preocupada em oferecer um ambiente organizacional saudável e positivo está cuidando da imagem e reputação da empresa.
Outros tipos de ginástica laboral
A empresa também pode oferecer exercícios focados na correção de problemas que o colaborador possa desenvolver no futuro ou exercícios de prevenção. Falaremos mais sobre eles abaixo.
Correção
Os exercícios de correção são feitos com o objetivo de corrigir qualquer problema que o colaborador possa desenvolver por conta da sua ocupação.
Um trabalhador braçal pode apresentar problemas musculares e nas articulações, a ginástica laboral corrigirá esses problemas atuando na manutenção contínua da saúde do colaborador.
Prevenção
Nesse caso, a ginástica laboral será aplicada com o intuito de prevenir doenças ocupacionais, que podem ser tanto doenças psicológicas, como a depressão, ou doenças físicas, como uma tendinite.
Conclusão
Se você quer garantir um ambiente organizacional saudável e produtivo para a sua empresa, a ginástica laboral é uma ótima opção. Além de cuidar da saúde dos colaboradores, atuando na prevenção de doenças ocupacionais, ainda combate o sedentarismo.
Plano de saúde empresarial
Outra maneira de cuidar da saúde dos seus colaboradores é oferecer um plano de saúde empresarial. A Help Technology tem os melhores convênios empresariais do mercado por um preço justo! Com redução de custo de até 30%, você terá direito aos melhores hospitais, clínicas e laboratórios pagando muito menos!
Ficou interessado? Entre em contato no nosso WhatsApp (11) 4746 8556 e faça sua cotação!
Gostou do post? Visite o blog da Help para ler mais assuntos como este.
Para mais infos:
E-mail: bruna.teixeira@helptechnology.com.br
Whatsapp: Bruna Teixeira
Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)