O que é Growth Marketing (Marketing de crescimento)?
Toda empresa tem o objetivo de crescer. E rápido. O mais rápido possível, e claro, sem cometer burradas no caminho. Mas crescer de que forma, em que sentido e para que? São essas questões que todo negócio de sucesso busca responder, e já adianto: é uma constante busca pela resposta.
Crescer é muito relativo. Algumas empresas consideram como crescimento a expansão regional ou a nível internacional, outras consideram ter uma forte presença nas redes sociais. Mas todas têm um objetivo em comum: o lucro.
Não é surpresa nenhuma, afinal todo negócio é criado com este objetivo. Hoje, a visão do que é crescimento no mundo corporativo é muito volátil. Após a pandemia, os hábitos de consumo mudaram, acompanhando a era digital como nunca antes.
Diante deste cenário, as empresas têm buscado o crescimento rápido e eficiente que acompanhe as tendências de consumo, superando sempre a concorrência sem deixar de entregar qualidade aos clientes. É aí que o Growth Marketing entra em ação.
Como funciona?
O Growth Marketing é um conjunto de estratégias que visam acelerar os resultados da empresa a médio e longo prazo, usando principalmente técnicas de comunicação, design e marketing digital.
É o setor de growth marketing que vai elaborar estratégias para cada etapa do funil de vendas (ou funil pirata) e otimizar cada processo. As principais táticas usadas são:
- Inbound e Outbound Marketing (atração, conversão e retenção de clientes);
- anúncios e campanhas segmentadas (Adwords, Facebook Ads, etc);
- redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, TikTok, etc);
- SEO (Search Engine Optimization).
Para entender como o marketing de crescimento funciona na prática, imagine um professor de yoga que tem uma comunidade engajada nas redes sociais, e está vendendo seu curso de yoga online.
A equipe ou profissional de growth marketing vai elaborar uma estratégia de posicionamento online, segmentando o público-alvo que tem interesse nas aulas, para então desenvolver campanhas como Instagram e Facebook Ads para atrair os clientes certos.
Esta ação é feita na primeira etapa do funil, onde os consumidores terão um primeiro contato com o curso de yoga, irão conhecer a marca e começar a se relacionar com ela.
Depois que o primeiro contato for feito, o foco é desenvolver um relacionamento com o cliente, através do e-mail e das redes sociais, oferecendo promoções, descontos, cupons e seus produtos e serviços, equilibrando com entrega de conteúdos.
Por fim, fazer campanhas no Google Ads vão ajudar a reforçar a imagem da marca no imaginário do cliente, estimulando a decisão de compra.
Sempre utilizando métricas e indicadores para identificar gargalos e oportunidades para otimizar ainda mais os processos.
Pode parecer simples, mas não existe uma fórmula do sucesso. Cada empresa e negócio pode usar uma estratégia diferente, que melhor atenda seus objetivos e necessidades. Mas existe uma forma de simplificar tudo isso e tornar o processo muito mais produtivo.
Growth Marketing vs Growth Hacking
O growth marketing é uma estratégia que demanda tempo e uma série de processos. Como as empresas precisam crescer rapidamente, o growth hacking veio para dar um boost nos resultados. Usado como uma ferramenta auxiliar para gerar resultados de curto prazo.
No Growth Hacking, diversas ferramentas e estratégias são usadas para promover resultados rápidos, de rápida mensuração. As principais são:
- Blogs
- E-mail marketing
- SEO
- Google Analytics
- Campanhas e anúncios
- Redes sociais
- UX (User Experience)
Indicadores (KPIs) e métricas
O growth marketing utiliza indicadores e métricas para medir o sucesso de todas as ações de marketing da empresa. É uma parte importante da estratégia, por isso não podemos deixar de mencionar.
Indicadores
O Key Performance Indicator (KPI) é uma ferramenta de gestão que mede o sucesso dos processos da empresa e se os objetivos estão sendo efetivamente alcançados. A escolha dos indicadores depende do que a empresa deseja mensurar, e deve ser feita com sabedoria.
Para escolher um KPI principal, ele deve ser/estar:
- Disponível: você só pode começar a medir os Leads depois que começar a gerá-los. Por isso, a informação deve estar disponível antes de tudo.
- Relevante: um bom KPI deve ser relevante e realmente importante. Ele ajuda a empresa a tomar decisões? Indica o crescimento real de vendas da empresa?
- Constante: se o KPI não for mensurado constantemente, não é possível identificar se a empresa realmente está alcançando o sucesso desejado. Por isso, deve ser medido periodicamente com base em uma estratégia.
Métricas
Já as métricas são só algo a ser medido, sem necessariamente indicar uma informação relevante para a empresa. Se a métrica em questão tem grande relevância, então é um KPI.
Utilizar métricas e indicadores é essencial se você não quer perder tempo e dinheiro. Os indicadores ajudam a identificar o que tem funcionado, quais esforços de marketing estão gerando resultados e quais estratégias precisam ser reformuladas ou abandonadas.
Como aplicar o Growth Marketing no meu negócio?
Estratégia isso, tática aquilo… Mas e na prática? Por onde começar? Trouxe algumas dicas para te ajudar nesse processo e alavancar o seu negócio. Continue acompanhando!
1. Aposte em tecnologia
Pra que fritar a cabeça? A tecnologia existe para otimizar processos e fazer todo o trabalho pesado, além de oferecer recursos incríveis que geram muitos resultados.
Aposte em analytics para acompanhar as métricas e indicadores, monitoramento de redes sociais, Adwords para aumentar o tráfego, heatmap, UX design, SEO e SEM etc.
2. Comunicação entre áreas
É muito importante promover a comunicação e troca de informações entre áreas. A equipe de marketing que tem acesso aos dados dos usuários pode passar essas informações para os UX Writers, que saberão melhor como criar uma interface intuitiva para os usuários.
Essa comunicação é essencial para facilitar o trabalho de todos, gerando resultado mais rápido. Use as reuniões como um momento de cruzar informações e atualizar todas as equipes sobre os resultados e eventuais necessidades.
3. Faça testes
Não tenha medo do erro. É no erro que nasce o conhecimento e a possibilidade de mudar, melhorar e crescer. Faça quantos testes forem necessários para chegar no resultado que você almeja.
Encontre oportunidades, acompanhe os resultados constantemente e aplique as mudanças necessárias. Assim você estará cada dia mais próximo de alcançar seu objetivo.
Conclusão
Se você quer finalmente ver o seu negócio apresentar resultados e ver a sua empresa crescer, sair da média e ultrapassar a concorrência, o growth marketing é para você! Aplique essas técnicas no seu funil de vendas e veja o seu negócio alavancar!
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