Aprenda como ter um bom desempenho com o Home Office
Antes da pandemia, o home office era uma realidade de poucas empresas.
O trabalho em casa foi estratégia adotada por 46% das empresas durante a pandemia, segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise covid-19.
O percentual de companhias que adotou o teletrabalho durante a quarentena foi maior no ramo de serviços hospitalares (53%) e na indústria (47%). Entre as grandes empresas, o índice das que colocaram os funcionários em regime de home office ficou em 55% e em 31%, entre as pequenas.
Um ano e meio depois dos primeiros lockdowns em todo o Brasil, o trabalho remoto se mostra muito bem avaliado pelos trabalhadores. Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA) mostra que a intenção dos brasileiros de permanecerem trabalhando em casa só cresce – ao mesmo tempo em que relatam ter uma jornada de trabalho muito maior do que a estipulada em contrato.
De acordo com o levantamento, 73% das pessoas estão satisfeitas com o trabalho de casa. Mas esse número cresce para 78% quando se considera a intenção de manter a mesma rotina após a pandemia, ante 70% no ano passado.
Já o número de trabalhadores que querem voltar aos escritórios diariamente caiu de 19% para 14%. O porcentual dos indiferentes também recuou, de 11% para 8%.
Apesar das avaliações positivas, muitos funcionários dizem estar trabalhando mais horas de casa do que se estivessem no escritório. Com a economia de tempo do deslocamento, muitos acabam começando a trabalhar mais cedo, e se desligando mais tarde. Dos entrevistados pelas instituições de ensino, 45% estão trabalhando acima de 45 horas.
Burnout
A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.
Dados do Ministério do Trabalho e Previdência mostram que o número de afastamentos por transtornos mentais e comportamentais cresceu durante a pandemia. A concessão de benefícios para problemas psicológicos chegou a 291 mil em 2020, um número 20% maior do que o registrado no ano anterior. E o excesso de trabalho, segundo especialistas, colaborou para a piora.
Muito se discute sobre o home office, principalmente após multinacionais adotarem o modelo de forma definitiva. O mercado entra neste debate como se essa fosse a realidade da maioria dos trabalhadores, quando na verdade só 11% dos brasileiros trabalharam em suas casas no ano passado, conforme dados da Pnad Covid-19, analisados nas duas últimas Cartas de Conjunturas divulgadas pelo Ipea em julho e setembro deste ano.
Dicas para fazer seu home office dar certo
Com base nas informações anteriores, resolvemos separar 13 dicas para que você consiga trabalhar em home office de uma forma saudável, sem prejudicar um distúrbio emocioal, e ainda assim fazer um bom trabalho. Confira!
1. Tenha as ferramentas em mãos
Se você utiliza um notebook no trabalho e pode levá-lo para casa, já tem um bom caminho andado para ser produtivo no home office. É melhor do que ter de salvar todos os arquivos no pendrive ou enviar tudo às pressas para a nuvem.
2. Turbine a internet
Uma boa conexão à internet também é essencial para garantir a sua produtividade em casa. Cheque esse detalhe e, se for o caso, faça um upgrade da conexão. O mesmo vale para a linha de telefone. Se tiver celular da empresa, ótimo. Agora, se for usar seu celular particular, preste atenção para não acabar no prejuízo. Com uma boa internet, ligações por whatsapp são uma opção.
3. Atividades físicas ajudam muito
Talvez você não esperasse encontrar esse tipo de recomendação aqui, mas é a verdade. Seu corpo não foi feito para ficar parado. Além de todos os benefícios já conhecidos para a saúde, praticar atividade física vai ao menos amenizar o fato de você ficar muito tempo sentado diante do computador.
Vale caminhar, dançar, pedalar, correr, enfim, o importante é se mexer. A prática regular de exercícios vai ter efeitos benéficos sobre seu sono, postura, humor (até porque você se desconecta um pouco do trabalho) e, por conta de tudo isso, até seu sobre seu desempenho.
Lembre-se de procurar orientação profissional caso decida fazer exercícios mais vigorosos
4. Utilize ferramentas gratuitas para reuniões
O contato cara a cara nem sempre pode ser dispensado, mesmo quando toda a equipe está em home office. Algumas ferramentas como o Hangouts, que é do Google e pode ser usado gratuitamente, permite reuniões online com vídeo, compartilhamento de tela e chat. Não tenho medo da tecnologia porque ela será uma grande aliada neste momento.
5. Cumpra seu horário
A não ser que você tenha uma agenda profissional muito flexível, tenha um horário fixo para começar a trabalhar e respeite-o, tanto quanto possível. Assim, você criará um hábito diário. É muito mais fácil iniciar uma atividade quando o seu cérebro está habituado a ela.
No mesmo sentindo, é importante estabelecer horários de pausa (para almoço ou um café da tarde, por exemplo). Se você tiver um horário para começar, mas fizer várias interrupções não programadas no decorrer do dia, terá impressão de que as horas passam e seu trabalho não rende.
6. Use uma roupa certa
Outra dica é trocar de roupa, como se de fato você fosse sair para trabalhar. Claro que você não precisa vestir a melhor calça e nem usar salto alto, mas deve, sim, tirar o pijama para não deixar o dia de home office com cara de domingo chuvoso. Trabalho é trabalho.
Separar uma roupa específica para o home office vai ajudar a sua mente a entender que aquele é um momento de trabalho, não de descanso ou relaxamento.
Faça o teste. É bastante provável que, ao colocar uma roupa para trabalho, você comece a ficar mais compenetrado em suas atividades. É como se você tivesse girado uma chavinha para ligar o “modo profissional” do seu cérebro.
7. Use agenda e lista de tarefas
Mesmo que as suas tarefas não sejam muito numerosas, marque-as em uma agenda, se houver prazos ou datas para elas. Também vale criar listas de tarefas. Há duas razões principais para isso: evitar que algo importante passe batido; quando você anota ou marca uma atividade, fica mais fácil se comprometer com ela.
Você pode usar vários aplicativos ou serviços online para esse fim. Eis algumas sugestões:
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Google Agenda;
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Google Keep (notas);
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Evernote (notas);
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Microsoft To Do (lista de tarefas);
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Microsoft OneNote (notas);
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Zoho Calendar (agenda);
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Trello (cartões para tarefas);
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Todoist (lista de tarefas).
É claro que você também pode anotar seus compromissos e tarefas em agendas de papel. não há nada de errado em ser menos “tecnológico”. Eu mesmo costumo anotar as minhas atividades da semana em um caderno. Escrever à mão é, para mim, um ótimo jeito de reforçar que aquele trabalho tem que ser feito nos próximos dias.
8. Escolha um local
O local de trabalho também deve ser muito bem escolhido. É um importante também procurar um ambiente silencioso, iluminado e ergonômico para trabalhar.
Você tem um notebook, por isso, pode trabalhar deitado na cama ou acomodado no seu sofá fofinho, certo? De vez em quando, tudo bem. Mas, acredite, esses lugares são péssimos para uma rotina profissional. Você logo sentirá sonolência e poderá ter dores pelo corpo (principalmente nas costas) por causa da postura.
Também evite a mesa da cozinha ou da sala de jantar. Se possível, tenha uma mesa exclusiva para trabalho. Se você não puder ter um escritório dentro de casa, vale até montar essa mesa no quarto ou em uma área tranquila da casa. O importante é que esse canto seja usado só para o home office.
Além de trazer mais conveniência e ergonomia, uma mesa fixa deixará seus materiais de trabalho mais acessíveis e te ajudará a se esquivar de distrações.
9. Evite interferências
Evite a TV se no escritório você trabalha sem ela. Para as redes sociais e internet em geral, a regra é a mesma. Sem abuso.
Também é importante deixar claro para as pessoas que moram com você, especialmente crianças, podem ter dificuldades para entender que, apesar de estar em casa, você está trabalhando. Por isso, converse com elas para deixar claro quando você não deve ser interrompido. Vale a pena até pendurar um aviso com dizeres como “Não interrompa” ou “”Não entre” na porta.
10. Não fique muito tempo em casa
Para finalizar, uma dica que soa controversa, mas não é: saia de casa! Um dos problemas do home office é que você perde contato presencial com outras pessoas. Você é, por natureza, um ser sociável, razão pela qual poderá sentir angústia ou solidão se não interagir “cara a cara” com outros indivíduos.
Por isso, não perca a oportunidade de participar de eventos, ir ao parque, passear nos fins de semana, trabalhar de vez em quando em uma cafeteria com internet, tirar férias e viajar, fazer happy hour com colegas de profissão, realizar cursos presenciais e assim por diante.
A não ser que você esteja doente ou em situação de quarentena, por exemplo, faça o possível para evitar que o seu home office te isole do mundo.
11. Cuidado com a postura
De nada adianta ter uma mesa de trabalho se você não se sentar corretamente diante dela. É importante manter uma postura adequada para você não sofrer dores nas costas ou lesões no pescoço, por exemplo.
Uma postura inadequada também pode fazer você se cansar. Nos meus primeiros anos de home office, sentia cansaço facilmente porque deixava cabeça e ombros muito projetados para frente diante do computador, o que atrapalhava a minha respiração sem eu perceber. Bastou eliminar esse hábito para o problema ser resolvido.
Para ajudar com isso, é importante comprar uma cadeira própria para escritório. Se você não tiver uma, pesquise por opções focadas em ergonomia.
12. Tenha cuidado com as informações
Por fim, não custa lembrar, mesmo que você esteja em home office, assuntos sigilosos da empresa continuam sendo sigilosos e devem ser tratados com muito cuidado sempre.
13. Não se cobre demais por produtividade
É lógico que o seu trabalho precisa render, mas, se você se preocupar demais com isso, correrá o risco de aumentar a improdutividade. É válido usar agendas, listas de tarefas, mapas mentais, planilhas e outras ferramentas de produtividade, no entanto, você poderá ter sensação de sobrecarga se gastar muito tempo preenchendo-as ou analisando-as.
Além disso, a preocupação excessiva com produtividade pode deixar a impressão de que você deveria estar fazendo mais, mesmo quando os seus resultados são satisfatórios. As consequências podem surgir na forma de irritabilidade, estresse, ansiedade e até depressão.
Por isso, seja gentil com você. Não se cobre em demasia. Tenha em mente que alguns dias serão menos produtivos que outros. É assim para todo mundo. Todo mundo.
A pandemia acelerou muitas mudanças no mundo, entre elas as relações no mercado de trabalho. Para o futuro, ambientes como um escritório serão cada vez menos necessários. Para os especialistas em recursos humanos, o home office veio pra ficar. Tanto que o assunto já é discutido no Congresso Nacional. A Câmara dos Deputados analise vários projetos de regulamentação do teletrabalho. Uma das questões a ser resolvida é o custo dos equipamentos e das despesas. O Legislativo tenta modernizar as leis, observando também os direitos adquiridos pelos trabalhadores.
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