Um hospital universitário ou hospital de ensino (HE) é aquele que contém vínculo com uma universidade, a fim de contribuir com a prática de aprendizado de profissionais em formação nas áreas de medicina, enfermagem, farmácia, psicologia, fisioterapia, nutrição, odontologia e gerontologia.
Os hospitais de ensino tem a finalidade de atender às necessidades profissionais e acadêmicas dos estudantes da área de saúde. São uma maneira de promover a prática do que aprendem em sala de aula e oferecem uma série de benefícios aos alunos e aos pacientes atendidos.
Quer saber como funcionam, suas vantagens e desvantagens? Neste conteúdo explicaremos tudo. Continue acompanhando e boa leitura!
O que é um hospital de ensino?
Os hospitais de ensino (HE), também conhecidos como clínicas-escola ou centroa de estudo de saúde, são hospitais voltados para a docência, pesquisa e prestação de serviços de alta complexidade. São pautados nos princípios e diretrizes do SUS. Oferecem atendimento gratuito ou com redução de custo às comunidades.
Esses hospitais desempenham um importante papel na formação de profissionais da saúde e, segundo a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, os centros universitários representam 2,8% dos hospitais do Brasil. Além de contribuírem com a formação de profissionais, são fonte de pesquisa e desenvolvimento e oferecem atendimentos terciários e quaternários (atendimentos complexos, como transplante de órgãos).
Os alunos que atendem nos hospitais de ensino devem passar por um processo seletivo e estar necessariamente na fase final do curso. Recebem orientação e auxílio de tutores e professores durante os atendimentos, o que garante total segurança aos pacientes.
Benefícios para alunos
Para os alunos, os hospitais de ensino oferecem uma série de benefícios. Começando pela oportunidade de colocar em prática todo conhecimento adquirido na universidade, preparando-os para atuar na área com maior experiência.
Os alunos recebem todo apoio e assistência de tutores experientes, assim podem sanar todas as dúvidas e aprender com quem pratica a medicina há anos.
A experiência também proporciona maior ética de trabalho aos estudantes, que precisam lidar com diversas situações diariamente que envolvem o tratamento com pessoas. Assim, estarão mais preparados para tomar decisões quando estiverem fora da universidade.
Vantagens de ser atendido em hospitais de ensino (HE)
Os pacientes atendidos nos centros universitários de ensino também são beneficiados de várias formas. Listamos abaixo os principais benefícios do atendimento.
1. Baixo custo
Os hospitais de ensino oferecem atendimento gratuito ou com valor reduzido, dando prioridade às comunidades de baixa renda. O objetivo dos centros universitários é oferecer um atendimento de qualidade a quem buscou assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) mas que, por algum motivo, não conseguiu ser atendido.
Portanto, a maior vantagem sem dúvida é o baixo custo do atendimento, que além de tudo está comprometido com a qualidade.
Vale ressaltar que as clínicas-escola têm como principal foco a realização de procedimentos de alta complexidade, como cirurgias, transplantes e etc, que costumam ter um alto custo na rede privada.
2. Maior atenção dos profissionais
Como os profissionais estão ali para aprender, costumam dar maior atenção aos detalhes do quadro de cada paciente. Assim, podem aprimorar ainda mais seus conhecimentos e os pacientes podem receber uma atenção maior.
3. Acesso a procedimentos de alta complexidade
Os hospitais de ensino realizam boa parte dos procedimentos de alta complexidade (51% em relação ao total de atendimentos realizados pelo SUS/SP). Esses atendimentos são oferecidos por um custo muito elevado na rede privada, portanto, são uma alternativa para aqueles que não podem pagar por esses procedimentos e estão aguardando nas filas de espera do SUS.
Desvantagens do atendimento em hospitais de ensino (HE)
Apesar de haver muitos benefícios, muitos pacientes podem se deparar com algumas desvantagens ao receber atendimentos dos hospitais-escola. Dentre eles, podemos citar:
1. Pouca privacidade
Os pacientes que se consultam em hospitais de ensino frequentemente se deparam com turmas ou grupos de alunos que assistem aos seus atendimentos para aprender. Em alguns casos, pode ser desconfortável ter o seu problema exposto a várias pessoas, como em consultas ginecológicas.
2. Possível necessidade de deslocamento
Como os hospitais de ensino são voltados para atendimentos de alta complexidade, quando há uma grande demanda para atendimentos básicos, os pacientes são forçados a deslocamentos frequentes para fora do município, pois os HE costumam ser localizados em municípios maiores, polos de sua região.
3. Qualidade do atendimento
A qualidade do atendimento pode ser comprometida, uma vez que os profissionais estão aprendendo e não possuem uma vasta experiência.
A qualidade está diretamente ligada à prática dos procedimentos, portanto, as equipes precisam de uma quantidade de procedimentos anuais para garantirem melhores resultados.
4. Atendimentos mais demorados
Os atendimentos também podem demorar mais que o esperado, pois os alunos podem apresentar dúvidas e precisar repetir alguns procedimentos.
Conclusão
Os hospitais de ensino são uma boa opção para pessoas de baixa renda que precisam de um atendimento especializado. Contribuem para a democratização da saúde e para a pesquisa e desenvolvimento da medicina como um todo.
Convênios com até 30% de redução de custo
A Help Technology entende a importância de ter acesso a saúde de qualidade, por isso oferece os melhores planos do mercado com redução de até 30% de custo! Temos parceria com a E7 Seguros e juntos entregamos saúde de qualidade sem prejudicar a sua saúde financeira!
Você pode continuar com o seu plano atual, frequentando os mesmos hospitais e clínicas e passando pelos mesmos médicos: pagando menos!
Oferecemos convênios médico, odontológico, familiar, individual e empresarial. Conheça nossos planos:
Ficou interessado? Entre em contato conosco no WhatsApp (11) 4746 8556 e faça sua cotação.
Gostou do post? Visite o blog da Help para ler mais assuntos como este.
Para mais infos:
Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)