Toda empresa de sucesso tem uma identidade visual que reflete sua personalidade, sua missão no mundo e o que mais deseja fazer e alcançar em prol de seus clientes. Para isso, porém, é preciso saber qual a melhor logo que vai determinar a cara de sua empresa, e, por isso é tão importante pensar e valorizar sua identidade visual.
Assim como a personalidade de uma pessoa, a identidade visual é o que destaca um negócio e deve ser uma marca que seja duradoura, que exalte seus pontos fortes e seja simples e encantadora, a ponto de ser fácil de identificar em qualquer lugar e momento.
Neste artigo, falaremos da importância de uma identidade visual para seu negócio e confira algumas dicas que separamos para te ajudar a escolher a sua com sabedoria e que realmente retrate quem é sua empresa e o que melhor ela tem a oferecer.
Os 3 principais destaques que uma identidade visual oferece
A Identidade Visual é fundamental para qualquer negócio, e ela consegue expressar 3 pontos primordiais que estabelecem tudo o que sua empresa é:
- Destaque único– Quando uma identidade visual é bem desenhada, ela fala por si o que é o negócio, seu valor e não se assemelha com outras marcas do mesmo ramo de mercado, ela é única;
- A teoria das cores– A cor utilizada na logo é outro ponto importante que não pode ser deixado de lado. Qual a cor predominante no seu nicho de mercado? Quais as cores que retratam sua história? É fundamental observar sobre isso, pois vemos muitas marcas famosas são muitas vezes reconhecidas por suas cores, por isso, faça um estude cuidadoso antes de lançá-la;
- Profissionalismo– A marca bem-feita dá personalidade, força e passa profissionalismo a uma empresa. Quando pensamos em negócios em início de carreira, é ainda mais importante que essa marca tenha o prestígio que deseja que seus clientes te reconheçam no mercado.
Identidade Visual X Branding
Apesar de terem uma ligação e fazerem parte de um mesmo contexto, são coisas diferentes. A Identidade visual são os elementos gráficos que irão caracterizar sua marca e personalidade no mercado, é a cara do seu negócio, a logo e as cores que sua empresa utiliza.
Já o Branding é a gestão dessa marca, ou seja, o posicionamento que será trabalhado estrategicamente para reforçar sua identidade visual no mercado. Por isso andam juntas, pois enquanto um tem o foco na criação de uma marca, o outro deve promover essa marca no mercado.
Menos é mais
Muitas cores, traçados pesados e muitas informações em uma logo são alguns dos erros que a criação de uma identidade visual ruim pode causar na marca. Às vezes, o nome e a ideia são bons, mas a execução é insuficiente por conta de muita coisa caracterizada.
Logo deve ser leve, ter apenas as informações básicas que falam por si só e pode haver uma tipografia como não, dependendo do posicionamento esperado. A Nike é um bom exemplo de marca de sucesso e direto ao ponto. A marca esportiva se inspira em uma deusa grega chamada Nice que significa em grego Nike= Vitória. Ela era uma deusa que transmitia força e agilidade.
Seja através da tipografia em itálico da Nike ou sua logo que parece uma asa tal qual da deusa retratada em uma mulher de asas, é uma identidade visual simples e eficaz que é facilmente reconhecida em qualquer lugar do mundo confirmando que menos informação vale muito mais no mercado.
Faça o planejamento e briefing de sua identidade visual
Desenvolver uma identidade visual deve ser levado a sério, já que não é somente desenhar ou escrever um nome qualquer, é sua empresa, é sua reputação e sonhos que estarão sintetizados ali.
Por isso, comece fazendo um briefing do que pretende com a marca e planeje, determine os pontos positivos e fortes que ela irá retratar. O planejamento é fundamental para não ter erros no processo da criação de sua marca.
Para não errar na identidade visual de sua empresa, é importante que contrate profissionais que tenham conhecimento e experiência no desenvolvimento de marcas de sucesso, por isso contrate uma empresa que faça isso para você com rapidez e eficiência para o que você precisa.
Desenvolva sua identidade visual com a Help Technology
Viu como é importantíssimo investir em uma boa identidade visual? A cara do seu negócio depende disso, por isso é fundamental que você busque quem faça um serviço completo de identidade, que não agregue apenas design, mas valor e status a sua marca, e conte com a Help Technology nesse processo.
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