Conheça o Instagram Shopping, o que é e como funciona!

Quer abrir uma loja virtual sem complicações, com uma hospedagem simples e completa? Conheça o Instagram Shopping, um recurso de loja da 3ª maior rede social do mundo.

O ecommerce é a grande aposta dos últimos anos, uma vez que unem praticidade com tecnologia. Comprar online já é um hábito dos usuários de Internet, e agora de redes sociais.
Muitas marcas, lojas, franquias e grandes empresas estão adotando os recursos de loja virtual fornecidos pelas redes sociais. Lojas como a C&A, Renner e Marisa podem ser encontradas no Instagram, com vastos catálogos expostos na lojinha da plataforma.
As vantagens dos e-commerces são várias, dentre elas, destacam-se:

  • a facilidade em encontrar os produtos, divididos em categorias ou por meio dos filtros de busca;
  • praticidade e conforto ao navegar pela loja;
  • facilidade ao comparar preços;
  • maiores chances de obter cupons de desconto;
  • meios e formas de pagamento simples e efetivos;
  • facilidade em anunciar o perfil e direcionar os visitantes para o site da marca. 

Muitas pessoas estão aderindo às lojinhas das redes sociais para empreender e começar um negócio com praticidade. 
Neste artigo você vai conhecer as principais funções do Instagram Shopping e como começar a usar o recurso para alavancar suas vendas.

instagram

O que é?

O Instagram Shopping é um recurso fornecido pelo Instagram que permite a venda de produtos dentro do aplicativo. Um verdadeiro avanço para a rede social, pois os usuários podem comprar de suas lojas favoritas sem precisar sair do App. Para os comerciantes é ainda melhor, já que podem obter muito mais vendas com a praticidade oferecida pela plataforma. 

Funções

catalogo

Catálogo

No Instagram Shopping é possível montar catálogos e exibir etiquetas de preço em cada produto. É necessário que você possua um e-commerce ou um catálogo no Facebook. Você pode criar facilmente um catálogo no Gerenciador de Negócios do Facebook.
Quando um usuário clica no produto, o Instagram o direciona para o e-commerce ou para o catálogo da marca no Facebook.
Ainda não é possível realizar o pagamento em si dentro do aplicativo, mas ainda é uma ótima forma de anunciar os seus produtos (com descrição, preço, imagens e vídeos e link para o e-commerce). 

desejos
Lista de Desejos

O aplicativo permite que os usuários criem listas de desejos com os seus produtos favoritos. A lista pode ser encontrada dentro da aba de loja ou nos “salvos”, que você encontra no menu dentro do seu perfil.
A lista de desejos também serve como um carrinho virtual. Ao entrar na aba Loja, a sua lista de desejos vai aparecer em primeiro como “Continuar comprando”. Embaixo de cada produto há o link do site para realizar a compra.

Explorar

A sua loja pode ser exibida na aba “explorar” do Instagram dentro da categoria Lojas. Isso é interessante pois a sua loja vai ser exibida não só para os seguidores, mas para qualquer usuário que pesquisar um produto que você oferece, como por exemplo calças jeans. 

Anúncios

Uma das maiores vantagens do Instagram Shopping, é a possibilidade de realizar campanhas e anúncios dos seus produtos no feed ou nos Stories. 
Ao fazer um anúncio no Instagram, você pode filtrar as características do público-alvo da sua campanha e por quanto tempo ela estará no ar. Os anúncios ajudam a aumentar leads e vendas, e com apenas R$6,00 já é possível criar uma campanha.

guia
Guia

Os guias servem para agrupar, recomendar e avaliar produtos e publicações no Instagram. Qualquer loja ou usuário pode criar um guia. A ferramenta pode ser usada pelos usuários como um espaço para realizar feedbacks ou resenhas de um produto, o que serve de divulgação para as marcas.
Já os lojistas podem utilizá-lo para agrupar categorias de produtos e falar sobre eles como uma espécie de blog, dando dicas de como usar o seu produto, explicando para que serve, os seus benefícios etc. Os guias podem ser compartilhados e salvos por qualquer usuário.

Marcar os produtos

Ao publicar uma foto na rede social, a loja pode taguear (marcar) o produto na foto, como costuma-se fazer com outros perfis. Por exemplo:
A sua loja quer postar a foto de uma modelo usando uma jaqueta e uma sandália da sua marca. Você pode marcar os produtos que aparecem na foto e que estão no seu catálogo.
Ao clicar na marcação, o usuário será direcionado para a sua loja no Instagram e poderá conhecer mais a fundo o produto. Lembre-se de fazer a descrição detalhada de cada produto, com informações sobre os materiais, tamanhos e cores disponíveis etc.

Vender no Story

Vender nos Stories é uma possibilidade! É só utilizar a tag de venda para marcar os seus produtos catalogados no aplicativo, além de colocar o link do seu site na aba “saiba mais”.
Investir nos Stories é uma ótima maneira de impulsionar o engajamento da sua conta e atrair clientes para a sua loja.

Requisitos

Existem alguns requisitos da plataforma para você possa ter acesso ao recurso Compras, são eles:

  • ter um domínio do site para realizar a venda dos produtos;
  • cumprir as políticas de comerciais e o acordo de vendedor da plataforma;
  • ter um produto que seja qualificado para anunciar;
  • estar localizado em um mercado disponível.

Lembrando que não é possível ter uma conta comercial se o seu perfil for privado! Certifique-se de que o seu perfil é público e mude para uma conta comercial nas configurações.
A sua conta precisa passar pela análise da plataforma, que vai verificar a propriedade do domínio. Uma vez que a sua conta foi aprovada, você já pode habilitar o modo Compras e carregar o catálogo com os seus produtos. 

compras
Tudo pronto para começar!

Empreender nunca foi tão fácil! Mesmo que o seu negócio seja pequeno e você esteja começando, não deixe de investir nas redes sociais e no seu posicionamento online. Além de toda praticidade, estar presente nas redes sociais possibilita uma comunicação direta e mais próxima com os seus clientes.
Você pode produzir conteúdos utilizando todas as ferramentas da plataforma, como o Reels, Story, Live, Posts em carrossel… O céu é o limite! Aposte em conteúdos únicos, educativos e que informem os seus clientes sobre os seus lançamentos, promoções e ações de marketing.

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