Quando somos jovens, administrar as finanças pessoais pode parecer simples. No entanto, de acordo com dados do Serasa de março de 2021, dos 62 milhões de brasileiros negativados, 12% são jovens entre 18 e 25 anos.
A vida adulta chega e com ela a responsabilidade de gerir gastos e finanças sem entrar em uma fria e acabar negativado nos órgãos de proteção ao crédito.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Serasa em parceria com a Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), 4 entre 10 jovens estavam ou já estiveram com o nome sujo.
O principal motivo apontado pelos jovens que foram entrevistados, foi a necessidade de contribuir com as despesas de casa (65%), principalmente com alimentação (51%).
Isso acontece porque a maioria dos brasileiros não têm acesso à educação financeira, além de fatores culturais que não incentivam o costume de investir e poupar dinheiro. Então, quando começam a ter despesas, os jovens acabam tomando decisões precipitadas sem analisar as consequências dos gastos.
O que mais tem prejudicado a vida financeira dos jovens são os cartões de crédito e bancos (27,5%), contas de consumo (água, luz, gás) com 22,2% e varejo com 13%.
É o caso do Vitor Poletti, que aos 18 anos percebeu a importância de poupar e reduzir gastos desnecessários para conseguir empreender. “Eu vi que precisava reduzir drasticamente os gastos desnecessários, pois queria empreender e o dinheiro tinha que render”.
“Comecei a usar a regra do 50, 30, 20. 50% da minha renda destino a gastos necessários, 30% para investimentos e 20% para lazer”.
Os primeiros anos da sua vida financeira não precisam ser marcados por experiências negativas ou mesmo o nome sujo. Vale lembrar que o nome sujo acarreta em diversas restrições financeiras que atrapalham ainda mais a vida dos jovens.
E com esse depoimento, vamos dar algumas dicas que podem te ajudar a ter uma vida financeira mais saudável, levando em conta a sua realidade.
Primeiros passos para uma vida financeira saudável
Organize suas finanças
O primeiro passo é anotar. Separe um caderno, uma agenda ou faça uma planilha no Excel com todos os seus ganhos e gastos. Anote tudo que você gasta, e comece a analisar no que você está gastando além do que deveria, e comece a estipular um limite para cada área das suas finanças.
Você pode criar uma planilha por conta própria, ou utilizar aplicativos que fazem planilhas automatizadas. Um deles é o Mobills, uma plataforma que te ajuda a organizar as despesas, receitas, contas a pagar e permite que você crie objetivos, como comprar um carro novo.
Você pode acessar o site ou baixar o aplicativo e acessar por qualquer dispositivo móvel com internet. Disponível para Android/iOS.
Evite gastos desnecessários
É normal gastar um pouquinho mais com caprichos e bens materiais. Afinal, não há mal algum em desfrutar do seu dinheiro que é fruto do seu trabalho.
Quando jovens, costumamos gastar impulsivamente. No entanto, se você percebe que está sobrando pouco dinheiro no fim do mês ou está criando dívidas por conta disso, está na hora de rever esses gastos.
Analise o que você realmente precisa, o que pode esperar e o que você não precisa. Com uma planilha organizada, você identifica os gastos desnecessários, podendo revertê-los em uma renda extra ou um possível investimento.
Tenha uma reserva de emergência
Na vida nos deparamos com diversos imprevistos, e é sempre bom estar preparado para o que acontecer. Seja bater o carro ou mesmo ser demitido. Ter uma reserva de emergência é essencial para jovens e pode te salvar de situações financeiras difíceis.
O primeiro passo para quem quer começar a investir, é fazer a reserva de emergência. E na verdade, é bem simples.
Você pode juntar os extras da sua renda todo mês e investir em renda fixa, tesouro direto e investimentos de alta liquidez e baixo risco. O importante é aplicar o dinheiro para fazê-lo render de alguma forma.
Leia, estude e se informe
É comum termos a ideia de que educação financeira é assunto de economistas e especialistas na área. Mas é assunto de todos que querem ter uma vida financeira saudável, principalmente jovens que estão começando a gerir suas finanças.
Chega de ficar no vermelho, se arrepender de gastar mais do que devia no fim de semana e ter de abrir mão dos seus planos e sonhos para quitar dívidas e pagar a fatura do cartão de crédito.
Você quer saber como ter mais controle da sua vida e do seu dinheiro? Informe-se. Leia livros sobre finanças pessoais, veja vídeos no YouTube sobre investimentos, leia artigos e notícias sobre o mercado financeiro e a situação econômica do seu país.
Quando jovens, buscar ter uma educação financeira é de extrema importância para aprender a tomar boas decisões ao longo da vida.
Evite acumular dívidas
Se você já está endividado, dê prioridade à quitação da dívida. Se planeje e pague as contas acumuladas antes de começar a investir ou tentar ter um renda extra. Contas e dívidas atrasadas vão gerar ainda mais juros e coisas a pagar. Você pode parcelar a dívida ou fazer negociações com o seu banco para conseguir quitar à vista.
O importante é não deixar essa dívida aumentar e atrapalhar o seu planejamento financeiro.
Limpe o seu nome com a Help
Quer se ver livre das restrições financeiras, como crédito negado e até chances menores de conseguir emprego? Limpar o nome é uma ótima saída, e nós podemos te ajudar nessa!
A Help Technology é referência quando se trata de limpar nome. Por meio de procedimentos jurídicos 100% legais, solicitamos a baixa de todos os apontamos constantes no seu CPF/CNPJ dos órgãos de proteção ao crédito, recuperando seu poder de compra no mercado.
Além de limpar o seu nome, recuperamos a boa pontuação do seu Score e ainda blindamos o seu CPF. Diga adeus às restrições e tenha os benefícios bancários de volta! Desde solicitar crédito até fazer financiamentos.
Ficou interessado? Fale com a gente no WhatsApp (11) 4746 8556 e tire suas dúvidas! Estamos sempre prontos para atender e oferecer o melhor serviço, cabendo no seu bolso!
Gostou do post? Visite o blog da Help para ler mais assuntos como este.
Para mais infos:
E-mail: bruna.teixeira@helptechnology.com.br
Whatsapp: Bruna Teixeira
Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)