Live E-commerce já está sendo uma das maiores atrações do mercado de vendas
As Lives tem se destacado fortemente na estratégia de vendas da empresa nos últimos anos. A razão é simples: a vida comercial de produtos e serviços é muito boa, tem forte conversão e persuasão.
Esse formato ainda é pouco explorado no Brasil, mas grandes redes de e-commerce como Lojas Americanas e Magazine Luíza já apostam na estratégia Live Commerce com avaliações de produtos em tempo real para estimular as vendas, principalmente na Black Friday. Influencers já estão usando essa estratégia.
O que é Live Commerce?
Live Commerce é uma estratégia de vendas e promoção de produtos e serviços realizados em ambiente online. Esse formato combina as transmissões ao vivo (Lives) com os objetivos do e-commerce tradicional, com o objetivo final de esclarecer dúvidas do público sobre um produto e serviço, aumentar a confiança e credibilidade da marca e aumentar significativamente a probabilidade de vendas.
Imagine que no Live Commerce, a câmera se torna sua vitrine virtual, mostrando detalhes e benefícios do produto, informando ao seu público as aplicações adequadas, utilidades, diferenças, e muitos outros detalhes na hora de escolher um produto para comprar virtualmente será diferente.
Uma das maiores objeções no mercado de e-commerce é a distância, a falta de conexão entre o cliente e o produto. Com o Live Commerce, a experiência é mais sensorial, pois permite visualização em tempo real, apresentações de diferentes perspectivas e uma conexão mais profunda com o produto, o que estimula a venda instantânea do produto e gera mais interesse de compra.
O modelo Live Commerce já é visto em nichos de mercado como uma tendência revolucionária no setor de varejo, mudando a forma como o público consome e oferecendo novas formas de estimular as conversões de vendas.
Durante as lives, os influenciadores mostram as funcionalidades dos produtos escolhidos, lançam promoções ao vivo, fazem testes e descrevem todos os detalhes do produto anunciado.
É muito semelhante aos anúncios em canais de TV como o Shoptime. A diferença é que as empresas estão usando influenciadores para atingir o público que passa a maior parte do tempo na internet.
Quando o Live Commerce começou a ser usado para estratégias de vendas?
De acordo com o site Business Insider, a China gerou bilhões de dólares em vendas implementando excelentes estratégias de comércio em tempo real.
Esse sucesso começou quando grandes marcas começaram a contratar grandes influenciadores digitais chineses para se apresentarem ao vivo divulgando novos produtos.
Nessas Lives, os influenciadores chineses apresentam produtos, funcionalidades e todos os detalhes para torná-los mais atrativos; além de promoções e testes ao vivo em tempo real. O sucesso do formato é imediato! As vendas se multiplicaram e o formato Live Commerce é o preferido do público chinês.
Uma das lives Commerce que mais fizeram sucesso na China foi com a empresária e modelo Kim Kardashian e a influenciadora chinesa Viya. Durante uma live, elas conseguiram vender 15 mil frascos de perfume em pouquíssimos minutos.
O Live Commerce no atual contexto mundial
As ferramentas digitais têm desempenhado um papel importante no mundo dos negócios e têm revelado importantes recursos digitais durante o distanciamento social evidenciado pela pandemia de Covid-19. Em muitos países, ainda há muita incerteza sobre a abertura total das lojas físicas, e o e-commerce continua sendo o principal canal de compra da população.
Diante dessa essa situação, o e-commerce ao vivo ganhou bilhões de usuários e agora é liderado por influenciadores ou autoridades de marcas e empresas que oferecem produtos e mostram a seus seguidores vantagens e descontos especiais.
O Live Commerce é realmente uma ótima oportunidade para gerar mais vendas online. Esse formato estimula a antecipação sobre o produto, estimula o engajamento e a curiosidade, e ainda promove o desejo de compra, estimulando os sentimentos e emoções do consumidor.
Suas vantagens em relação a outros formatos são absurdas devido ao conteúdo audiovisual renderizado em tempo real resultados 10 vezes melhores que os formatos tradicionais, já que conseguem aproximar o público da marca e gerar valor aos produtos apresentados.
Esse tipo de vendas já está em todo o mundo, o Brasil mesmo já adotou esse tipo de comércio.
O YouTube, influencer e empresário Felipe Neto é um exemplo de famosos brasileiros que estão investindo na Live commercer, onde no dia 8 de dezembro de 2021, ele fez uma live jogando o famoso jogo Among US, que é um dos principais jogos de entreterimento de seu canal, onde ele anunciou a venda de camisetas, de sua loja com cupons de desconto, onde esses cupons expiravam no momento em que a live acabasse, a live foi um total sucesso, hoje o vídeo já tem mais de 2 milhões de visualizações
Outra live famosa é o Show da Black Friday da Americanas apresentado pelo mesmo YouTuber. Felipe Neto já apresentou três edições do show, se tornando em 2021 a maior live de E-commerce do Brasil.
O formato de Live Commerce é Bom para as marcas e para o consumidor
Para além do aumento nas taxas de conversão, o formato live commerce vem se mostrando, já há algum tempo, uma tendência muito promissora para todo o universo do E-commerce.
Uma pesquisa feita pela Wyzowl, uma empresa de vídeos explicadores, mostrou estatísticas sobre o assunto:
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96% dos compradores assistem ao menos um vídeo de explicação para entender melhor sobre um produto ou serviço antes de comprar;
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84% dizem que são convencidos com mais facilidade a comprar um produto ao assistirem um vídeo da marca;
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66% preferem se informar sobre um produto por meio de um vídeo.
Além disso, vale a pena notar que o comércio eletrônico de transmissão ao vivo é bom para todos. As lojas podem usá-lo para impulsionar suas plataformas de e-commerce, assim como a Americanas e marcas menores.
Por ser novo, é muito interessante que você aplique essa estratégia no seu e-commerce e saia na frente da concorrência. Não precisa ser uma grande marca para fazer transmissões ao vivo para promover seus produtos.
Você mesmo pode promover seus produtos na web ou fazer parceria com influenciadores ao seu alcance. Dito isso, esse momento é uma ótima oportunidade para atrair mais vendas online. Os modelos de comércio em tempo real aumentam as expectativas do produto, estimulam o engajamento e a curiosidade e até mesmo impulsionam o desejo de comprar, trabalhando com os sentimentos e emoções dos consumidores.
Com a Help Technology você pode contar com a ajuda de nossos especialistas para que consiga fazer esse tipo de vendas e consiga ter o engajamento necessário sem complicações.
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