O que é um Manual de Marca e qual sua importância para seu negócio?
Ter uma identidade Visual é importantíssimo para uma empresa, e por isso é essencial ter um Manual de Marca.
Um manual que auxilie na aplicação correta da marca, e que permita padronizar as utilizações em todos os pontos de contatos com seus públicos.
Um bom manual de marca ajuda a pensar todas as frentes, como sinalética e sinalização interna, as fachadas e até no próprio “Brand Experience”. Conforme a sua necessidade ou do empreendimento, ele por ter uma maior ou menor complexidade.
Por isso, nesse post vamos mostrar o que realmente é um manual de marca, qual sua importância e seus benefícios. Confira!
O que é manual de marca?
O manual de marca é um documento desenvolvido pelos designers para demonstrar e encaminhar a forma correta de aplicar a imagem da marca em diferentes suportes, como logos, brindes, flyers, uniformes, web e outros.
Ele tem o papel de manter a identidade do seu negócio de forma precisa, fazendo com que seus consumidores a reconheçam facilmente dentro do mercado.
Sendo assim, o manual é um guia com todos os dados da marca que fornece todas as especificações, normas, restrições e recomendações fundamentais para utilizar a identidade visual da forma planejada pelos profissionais.
A homogeneidade na aplicação da imagem é essencial para criar uma ligação com o seu público-alvo, colaboradores e fornecedores.
Essa consistência também facilita o reconhecimento em qualquer lugar fora do seu local de trabalho, cidade, estado ou até mesmo em outros países.
O principal objetivo desse manual é preservar a coerência e estabilidade da comunicação visual de uma empresa, mantendo suas propriedades gráficas, visuais, identificação e reconhecimento, independentemente do lugar onde ela for aplicada.
O manual de marca pode variar de tamanho e complexidade, a depender do porte da empresa e complexidade da imagem que carrega. Esse documento, uma vez produzido, pode transitar tanto por vias digitais, como formato PDF, quanto pode ser impresso. Uma boa opção é contar com os dois modelos.
Não importa o porte do empreendimento, ele pode e deve ter um guia de identidade visual que direcione seus colaboradores e designers no caminho da utilização correta da sua imagem.
Marcas grandes como Nike, Microsoft e Coca-Cola não nasceram gigantes, elas planejaram seus canais de comunicação. Imagine como seria a aplicação do design dessas empresas se não existisse esse manual? Possivelmente, uma bagunça e, certamente, não seriam reconhecidas da mesma forma.
Benefícios do Manual de Marca
Sabe-se que existe um longo caminho até que se gere o reconhecimento de uma marca, seja ele por uma cor predominante ou uma combinação delas, seja pela tipografia utilizada ou pelos elementos que compõem sua comunicação. Resumindo, é necessário que haja um padrão.
O manual auxilia no desenvolvimento de materiais e peças publicitárias de acordo com a identidade da marca.
É importante lembrar que nem sempre serão os mesmos profissionais e agências que trabalharão no projeto. Com isso, o manual de identidade visual garante que mesmo nessas situações os conceitos e padrões se mantenham na comunicação da empresa.
Veja agora quais são os 5 principais benefícios!
1. A marca é do mundo
Com o manual de marca fazemos as identidades para que elas sejam do mundo. Queremos que todos se apropriem dela. Quanto mais conhecidas e lembradas, melhor. Porém, quanto mais conhecida é a marca, maior o risco de interferência sobre ela. Isso é perigoso.
2. O manual otimiza o tempo
Ao definir de uma só vez o que pode e o que não pode ser feito na reprodução da marca, e quando as bases da identidade visual são acordadas no manual, as peças gráficas da marca podem ser produzidas com mais agilidade.
3. Repetição
É muito comum depois de um tempo o cliente “enjoar” de suas cores institucionais. A menos que seja uma marca que lance coleções regularmente, a identidade visual de uma empresa, instituição ou produto precisa ser repetitiva. É importante entender que, no uso a longo prazo, sua reputação é construída, e é no respeito ao manual e suas regras que a marca oferece segurança e conforto e se torna um ativo.
4. Variar sem perder a essência
Para evitar que a marca fique ultrapassada ou que suas aplicações se tornem monótonas, a dica é lançar anualmente um enxoval de peças de comunicação que dão suporte à marca sem desrespeitar a sua essência. Você pode repensar o design do e-mail marketing, dos posts nas redes sociais, da folheteria, dos cartazes, jornais murais e, assim, oxigenar sua comunicação e a forma como conversa com seus clientes. É nas aplicações que você pode mostrar o quanto consegue inovar. Mas sem perder a essência da sua marca!
5. Diferentes formatos para a adaptação
O manual da marca, vem acompanhado de todos os arquivos da logo e das estampas em diferentes formatos, como: ai, eps, jpg, png, tiff. O cliente consegue ter autonomia para dar vida à sua marca, sem se preocupar em conversões e com a perda da qualidade.
Bom agora que você já sabe do que se trata um manual de marca e quais são seus benefícios, tá esperando o que para inserir no seu negócio. Caso precise de um profissional para isso também pode contar com a ajuda da Help Technology, a empresa de marketing que trabalha com a personalidade do seu negócio.
Gostou do post?, visite o site da Help e leia muitos mais assuntos como este.
Para mais infos:
E-mail: ana.paula@helptechnology.com.br
Whatsapp: Ana Paula Mota
Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)