Manual de marca é onde você vai passar a essência do seu serviço para o cliente.
O manual de marca é um guia que reúne todas as recomendações, especificações e normas técnicas a respeito do uso dos elementos visuais da empresa. Ele orienta o uso tanto para campanhas de marketing quanto para branding.
Normalmente este documento é desenvolvido pelo profissional ou agência que ficou responsável por criar a identidade visual da empresa. Isso porque após a criação do logotipo e outros elementos relacionados à marca, é de vital importância que seja especificado formatos, tamanhos, cores, fontes, restrições.
Estas informações irão auxiliar na preservação das propriedades visuais , gerando reconhecimento para ela.
O QUE ESTÁ INCLUSO EM UM MANUAL ?
Vale ressaltar que não existe uma regra geral do que precisa estar incluso . Cada empresa cria o seu de acordo com suas especificações e exigências.
Entretanto, existem algumas informações que sempre estão presentes na maioria dos materiais. São elas:
- Variações do logotipo
- Paleta de cores
- Regras de posicionamento e comunicação
- Elementos gráficos
- Missão, visão e valores da empresa
- Descrições da marca
- Restrições gerais
Existem vários elementos que precisam ser aplicados de forma padronizada quando uma publicidade está sendo veiculada com a imagem da empresa, tanto online quanto offline.
Ele deve ser desenvolvido por um designer e não exige muitas regras sobre como construí-lo. A única que deve ser seguida é: nesse arquivo deve existir todas as informações sobre sua identidade visual, sem exceção. Isso é importante para que exista uma unidade, um padrão de comunicação para a sua marca e para garantir que ela seja seguida seja lá onde ela for usada.
A essência de uma marca é o guia pelo qual cada uma de suas ações deve ser governada. Para garantir sua consistência, faz-se necessário refletir essa essência em um manual de identidade corporativa, no qual se encontra de forma organizada e simples, desde a mais estratégica até a mais específica como a identidade visual da marca em diferentes mídias.
A verdade é que toda empresa que pensa em ter um grande futuro e que procura ser lembrada não apenas por seus clientes, mas também pelo público geral, se preocupa em ter um manual de marca bem estruturado e com o máximo de detalhes.
Essa é fácil de responder. Isso porque a partir do exato momento que uma empresa é criada, é necessário que junto com seu nascimento haja também a criação de seu manual de marca.
Mas vamos com calma. Caso o negócio esteja dando seus primeiros passos, não há necessidade de sair fazendo um material enorme e extremamente complexo. O que queremos dizer com isso é que o manual reflete também o crescimento da empresa. Caso ela esteja em seus primeiros meses de vida, esse guia pode ser detalhado e completo, porém simples, apenas contendo todas as informações necessárias. Conforme a marca for se desenvolvendo e o negócio for crescendo, encorpando, o manual vai ganhando mais detalhes, informações e páginas.
A necessidade da existência vai depender da visão do empreendedor para a mesma. Caso ele tenha como objetivo o crescimento da empresa e em seu planejamento exista essa perspectiva, então o ideal é que o empreendedor já tenha em mente contratar os serviços de uma agência para fazer o estudo e a criação do manual.
Logo
O design do seu logo é a assinatura da sua marca e você vai querer apresentá-lo logo no início do seu manual. Esta seção deve destacar qualquer uma das variações utilizadas e incluir todas as especificações para o uso de seu logotipo no design – como o espaçamento ao redor dele, regras de tamanho, formatos de arquivo, etc.
Exemplos de manuais de identidade visual de marca
Spotify
A marca do Spotify é simples e moderna. Em seu manual de identidade visual, eles observam que o logo principal do Spotify é retratado em uma cor verde memorável e, às vezes, será combinado com a marca nominativa. Além disso, eles especificam que o logo pode ser usado em preto ou branco e especificam quais cores de fundo são adequadas para cada variação.
Starbucks
O manual de identidade visual da marca Starbucks oferece uma visão geral de alto nível de como a marca ganhou vida e como ela evoluiu desde então. A amada marca de café apresenta seu novo sistema de design, que reflete a diversidade da experiência de seus clientes, sempre mantendo os elementos centrais de sua marca.
Netflix
A Netflix apresenta seu logo principal em um vermelho característico sobre fundo preto. O manual de identidade visual da marca explica que esse layout reflete uma sensação cinematográfica premium e que o arco do logo representa o arco de um cinema vintage. Como você pode ver, o logotipo icônico também pode aparecer em branco – embora eles especifiquem que isso ocorre em poucas ocasiões, como nesta marca d’água de vídeo.
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