Entenda a importância do Marketing de Influência
O marketing de influência é uma estratégia que está super em alta no mercado atual, onde diversas empresas estão utilizando e apresentando bons resultados.
Atualmente, com a alta das mídias sócias, diversas empresas estão procurando influenciadores, onde os mesmos cobram para divulgar seus produtos ou serviços.
De acordo com a pesquisa “Brasil e os Influenciadores Digitais”, realizada pela Ibope Inteligência em 2019, 52% dos internautas brasileiros seguem algum influenciador digital em suas redes sociais, o que mostra a importância dessas pessoas para uma estratégia corporativa.
A aposta nesse marketing vem principalmente pela necessidade de mudança de abordagem, onde o marketing de influência tem sido mais utilizado do que a própria propaganda.
Segundo uma pesquisa feita pela consultoria global McKinsey, dados informaram que: “O marketing inspirado pelo boca a boca gera mais que o dobro de vendas em comparação com a propaganda, onde os consumidores têm uma taxa de retenção 37% maior”
Mas para entendermos melhor sobre o assunto separamos tudo o que você precisa saber sobre o Marketing de influência. Veja logo a baixo!
O que é Marketing de influência?
O marketing de influência é uma forma mais orgânica de se comunicar com seu público, sendo uma abordagem de marketing que consiste em praticar ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais clientes de uma marca.
De maneira simplificada, o marketing de influência se baseia em confiança e engajamento. Se você confia na opinião e na experiência de alguém, você é influenciado por ela. Assim, fica mais fácil optar por uma marca ou produto que aquele influenciador divulgar para você.
Como benefício, os influenciadores usam essa confiança e assim, interferem nas decisões de compra dos clientes a favor de uma determinada marca.
E é por esses motivos que diversas empresas buscam contratar profissionais de marketing digital que são mais voltados para a área da influência.
Na prática, o marketing de influência funciona com ações de marketing executadas por pessoas influentes na internet e nas redes sociais. Os chamados influenciadores (ou influencers) são pessoas reconhecidas, muitas vezes passando dos milhões de seguidores, que têm um público fiel e pode direcioná-lo para uma marca ou produto específico.
O marketing de influência, então, funciona bem, pois fala diretamente com o consumidor, levando em consideração seus interesses, seus hobbies e a linguagem que ele conhece e utiliza. Dessa forma, esses influenciadores conseguem realmente atingir o consumidor, engajá-lo e ajudá-lo a tomar decisões de compra.
Formas de praticar o Marketing de Influência
Conceitualmente, há duas formas de praticar marketing de influência, que seguem dois modelos de mídia conhecidos do marketing tradicional: a mídia paga (paid media) e a mídia conquistada (earned media). No marketing de influência, as marcas podem adotar uma dessas duas maneiras de trabalhar.
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Mídia paga (paid media): os influenciadores digitais são remunerados para fazer campanhas ou ações com foco na promoção de um produto, serviço ou marca.
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Mídia conquistada (earned media): os influenciadores digitais se envolvem como parceiros, tendo uma contrapartida não-financeira. Muitas vezes, a promoção de um produto, serviço ou marca é vantajosa para os influenciadores porque isso lhes renderá visibilidade, prestígio, acesso a eventos ou pessoas ou qualquer outro benefício intangível.
Por que cresce no Brasil?
Os influenciadores digitais estão em diferentes plataformas, atualmente, no pós-pandemia especialmente no Instagram e TikTok. Em ambas, a penetração do Brasil é expressiva.
No Instagram, o Brasil fica em 2º lugar entre os países que mais o usam, onde o percentual de usuários que entram no Instagram pelo menos uma vez por dia é de 92%. Ficamos atrás apenas dos Estados Unidos, segundo dados do “Opinion Box”.
E no caso do TikTok acontece o mesmo, onde o Brasil é o segundo país que mais usa no mundo, ficando atrás apenas da China. Além disso, os brasileiros passam um tempo considerável no aplicativo: cerca de 5,4 horas por dia.
A partir daqui, basta fazer um exercício de lógica simples. Se os maiores influenciadores do País são muito ativos nas plataformas onde os brasileiros gastam a maior parte do seu tempo, é fácil explicar por que esses creators acabam tendo tanta audiência.
Vantagens do marketing de influência
Uma das melhores vantagens que o marketing de influência pode trazer é a oportunidade de poder alcançar um público maior para a sua marca.
Uma vez que ao divulgá-la por meio de influenciadores, você consequentemente obterá um aumento no número de impressões de marca vindas de pessoas que possivelmente ainda não conheciam o seu produto, além de aumentar a quantidade seguidores em suas redes sociais.
Outras vantagens do marketing de Influência são:
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Alto Retorno Sobre Investimento (ROI);
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Aumento do número de vendas;
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Aumentar a base de leads;
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Ampliar os canais de comunicação da marca;
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Melhora a percepção da sua marca;
Tipos de influenciadores digitais
Influenciadores digitais são pessoas formadoras de opinião, onde produzem conteúdo sobre diferentes tipos de assuntos. Também chamados de “influencers”, esses criadores de conteúdo são capazes de influenciar milhares e milhões de pessoas por meio de diferentes canais de comunicação digital (vídeos, blogs, redes sociais, e assim por diante).
Nos dias de hoje já existem centenas de milhares de influenciadores digitais no país e no mundo e por esse motivo o marketing de influência se tornou tão importante, principalmente no ramo de vendas.
Além disso, existem diferentes tipos de influenciadores para diferentes tipos de marcas e empresas. Confira os 3 principais:
1. Top Celebridades
São os tipos de influenciadores mais conhecidos, pois eles têm um imenso alcance em suas redes sociais.
Esses influencers não fazem parte de nichos específicos, portanto, comunicam-se com diferentes tipos de público. Um exemplo de Top Celebridades é o Felipe Neto, que é um dos mais seguidos no Brasil. Somente no YouTube, ele conta com mais de 40 milhões de inscritos no canal. Além disso, em 2019, ele foi premiado como o “Homem do Ano” pela GQ.
2. Autoridade de nicho
São os influenciadores que dominam algum assunto de alguma categoria específica, sendo pessoas que têm propriedade para falar sobre algum assunto específico e são respeitados por isso.
3. Influenciadores locais
São influenciadores digitais cuja atuação está atrelada a uma cidade ou região. Embora eles tenham menos seguidores do que as autoridades de nicho, por exemplo, ainda conseguem alcançar um grande número de pessoas.
Por que investir em Marketing de Influência?
O principal motivo para apostar nessa estratégia é a permissão que a empresa transmite uma mensagem que influencie na jornada de compra do seu público-alvo com maior poder de fogo.
Isto é, utilizando uma voz que é admirada, reconhecida e que tem a confiança do público que a marca quer impactar.
Por isso, a estratégia do marketing de influência vem sendo vencedora nos últimos anos e, ao que tudo indica, vai continuar gerando melhores resultados no futuro.
Além de ser uma opção de marketing muito potente, também vale muito a pena com relação ao custo-benefício. Pois, a marca consegue alcançar um público gigante com um custo acessível e com maior possibilidade de gerar resultados.
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